Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ELABORAÇÃO DE PROJETOS EXECUTIVOS DE INTERLIGAÇÕES DE COLETORES DE EFLUENTES DOMÉSTICOS E NÃO DOMÉSTICOS GERADOS POR INDÚSTRIAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO NO ÂMBITO DO PROJETO TIETÊ
  
voltar



Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: janeiro de 1994 - outubro de 1998

Descrição do Projeto

O Projeto Tietê, iniciado em 1992 pelo governo de São Paulo e executado pela Sabesp, tem como meta conter a poluição gerada por esgotos na Região Metropolitana de São Paulo. Além da atuação direta nas áreas de saneamento básico, o Projeto prevê o controle da poluição industrial e dos resíduos sólidos, a abertura e urbanização dos fundos de vale e o incremento da educação ambiental, Para a primeira etapa do Projeto, de 1992 a 1998, foram previstos investimentos de U$ 1,1 bilhão, dos quais US$ 900 milhões provenientes do Programa BID. Os recursos foram destinados à execução de obras de estações de tratamento de esgotos, implantação de redes coletoras, ligações domiciliares, coletores-tronco e interceptores. Nesta primeira etapa, mais de 1.200 indústrias, responsáveis por 90% da carga poluidora industrial lançada no Rio Tietê, aderiram ao Programa.

Descrição dos Serviços

1. Projetos

  • Projetos executivos de Interligações de indústrias, totalizando 287 unidades com diâmetros de 150 mm a 400 mm.
  • Projeto Executivo da Estação Elevatória de Esgotos, localizada na margem esquerda do córrego Aterrado, com vazão máxima de 450 l/s, altura manométrica de 10 mca e potência estimada de 50 cv.

2. Serviços Topográficos e Geotécnicos

  • Locação, nivelamento, estaqueamento e amarração dos coletores projetados, totalizando 33,38 km; sondagem a trado em 250,07 m; sondagem a percussão em 216,45 m.

3. Principais atividades desenvolvidas

  • Análise das informações sobre consumidores industriais, em particular: ramo de atividade, porte da empresa, produtos fabricados, efluentes perigosos gerados e respectivas categorias de enquadramento (metalúrgicos, galvanoplastia, polietileno, óleos, inseticidas e germicidas, outros produtos químicos e farmacêuticos); documentação da Sabesp e Cetesb.
  • Verificação dos sistemas de esgotos existentes na área de projeto, abrangendo redes coletoras, coletores-tronco, interceptores e sistemas de tratamento, por meio de inspeções de campo e consultas à documentação técnica especifica, para caracterização dos problemas relacionados a subdimensionamentos, limpeza e desobstrução, ou a serviços de reparos para recuperação e otimização operacional.
  • Visitas técnicas às indústrias para confirmação dos dados cadastrais fornecidos e análise das condições técnicas de interligação ao sistema público de esgotos; coleta de insumos para os serviços de monitoramento, auditoria das rotinas de produção e da geração de efluentes, e situação das captações próprias quanto à possibilidade de instalação de medidores volumétricos; levantamento de informações para consolidação do diagnóstico final e recomendação de estudos complementares e exigências de pré- tratamento, a cargo da Sabesp e Cetesb.
  • Análise dos estudos de avaliação final de aceitabilidade e recomendações finais para o recebimento dos efluentes existentes e previstos, sob os aspectos de riscos de acidentes nas redes, coletoras ou nas estações elevatórias e estações de tratamento, documentos da Sabesp e Cetesb.
  • Elaboração do pacote técnico para licitação, compreendendo plano de execução, especificações técnicas, planilhas de orçamento e regulamentação de preços e critérios de medição.
  • Acompanhamento técnico das obras, envolvendo assessoria à Sabesp nos estudos e análises de soluções alternativas decorrentes de modificações de projetos e acompanhamento do andamento e particularidades da execução das obras.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)