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COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
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EXECUÇÃO DAS OBRAS DOS COLETORES TRONCO, INTERLIGAÇÕES E SOLUÇÕES PARA A REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE DBO NA BACIA DE ESGOTAMENTO PI-03 – ALTO PIRAJUÇARA, AFLUENTE DO RIO PINHEIROS INTEGRANTES DO PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DO RIO TIETÊ – ETAPA IV
  
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Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp

Peródo: outubro de 2019 - em andamento

Descrição do Projeto

O presente contrato prevê a execução de um conjunto diversificado de obras e intervenções de esgotamento sanitário visando à melhoria da qualidade ambiental das águas do Córrego Pirajuçara, afluente da margem esquerda do rio Pinheiros. A iniciativa faz parte do Programa Novo Rio Pinheiros, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo. A área de influência da bacia do Córrego Pirajuçara foi dividida em 2 lotes de obras denominados TG-03 e TG-04. Além destes lotes de obras, a serem contratados, está em execução 7,2 km de coletores-tronco e 5,7 km de interligações. As principais ações a serem desenvolvidas incluem o incremento de novas economias para tratamento, obras complementares no sistema de esgotamento - coletores-tronco, coletores-tronco secundários, estações elevatórias de esgotos, interligações para a eliminação de lançamentos atualmente efetuados nos leitos naturais de cursos d’água e em galerias de águas pluviais, execução de serviços de diagnóstico de tubulações e conexões, como varreduras, filmagens, testes de corante, testes de fumaça, intervenções para a melhoria operacional dos sistemas de esgotos existentes, implementação de soluções alternativas onde não é possível executar infraestrutura convencional de coletores e/ou redes, incluindo a instalação, dentre outras alternativas, de sistemas de coleta de tempo seco, monitoramento quali-quanti (qualitativo-quantitativo) dos efluentes de clientes estratégicos, ações socioambientais e monitoramento remoto do córrego para controle de processo e coleta de amostras para controle da qualidade e apuração dos resultados.

Descrição dos Serviços

I. VARREDURA

1. Atividades desenvolvidas:

  • Inspeção e Identificação de 234 km de redes existentes de esgoto, ramais coletivos particulares de coleta de esgoto e águas pluviais;
  • Inspeção e execução de varredura para identificação de anomalias em 234 km de rede coletoras em 35 áreas de baixa vulnerabilidade;
  • Divulgação do projeto, apoio às ações das obras e sensibilização da população através da distribuição de 15.541 panfletos e material educativos;
  •  Reuniões com moradores e lideranças locais, plantões sociais, palestras e oficinas educativas atendendo 127.771 domicílios, para uma população de 445.773 moradores;
  • Elaboração de 18 relatórios técnicos de andamento de obras;
  • Ação social de educação socioambiental nas 35 áreas de alta vulnerabilidade para esclarecimentos e sensibilização dos benefícios da regularização da rede de esgoto;
  • Adesão e cadastramento comercial em 5.153 ligações;
  • Acompanhamento na execução de 12.422 m de rede de esgoto e 5.153 ligações de esgotos.

II. AÇÕES COMERCIAIS

1.  Conhecimento da Situação Cadastral: Técnico e Comercial

  • Implementação de ações comerciais em 5.153 ligações para análise do Banco de Dados Cadastrais.

2. Ações Comerciais: Prospecções, Negociações, Inspeções e Serviços Diversos

  • Pesquisa, identificação e localização de 5.153 ligações nas comunidades;
  • Pesquisa, identificação e localização de 264 ligações inativas nas comunidades e entorno;
  • Pesquisa, identificação e localização de 476 ligações novas nas comunidades e entorno;
  • Elaboração de 5.153 Termos de Adesão ou Termos de Autorização das ligações domiciliares.

3. Recuperação de ligações inativas

  • Avaliação, análise e negociação dos débitos pendentes, pagamentos quitados e/ou serviços executados de 264 ligações inativas registradas no CSI – Comercial, Serviços e Informações, efetuando as ligações que apresentavam débitos, a reforma dos valores de acordo com os procedimentos da Sabesp;
  • Pesquisa junto ao CSI das ocorrências de troca de hidrômetros, corte/restabelecimento de fornecimento de água, supressão de ligação e religação de água das 264 ligações inativas;
  • Avaliação e inserção de 3.568 ligações na Tarifa Social;
  • Atualização e baixa de 264 ligações inativas regularizadas e lançamento dos dados das vistorias no sistema CSI, bem como as reformas das contas.

4. Negociação de débito para ligações inativas

  • Avaliação, análise e negociação de todos os débitos pendentes, pagamentos quitados e/ou serviços executados de 264 ligações inativas registradas no CSI – Comercial, Serviços e Informações e inserção na Tarifa Social;

5. Acompanhamento Social Pós-Obra

  • Promoção da reflexão sobre a importância do projeto para a melhoria da qualidade de vida da população beneficiada, estimulando a manutenção e conservação do empreendimento;
  • Consolidação de parcerias e capacitação para a gestão das melhorias e sustentabilidade das intervenções realizadas na área;
  • Fortalecimento comunitário: otimização dos recursos e potencialidades locais e manutenção dos benefícios implementados;
  • Desenvolvimento de atividades voltadas à utilização adequada dos equipamentos, incentivo ao uso racional da água e demais atividades de educação ambiental;
  • Atividades socioeducativas com moradores para promover a reflexão sobre a transformação do espaço e despertar o sentimento de pertencimento e apropriação das melhorias.

6. Cadastramento das ligações de esgoto

  • Cadastramento das ligações e redes contempladas pelas obras, o cadastramento das redes existentes constantes no Signos, atualizações cadastrais e cadastramento para a tarifa social.

III. TRABALHO SOCIOAMBIENTAL

1. Serviços Executados

  • Implantação da rede de esgoto na Bacia PI – 03 Pirajuçara beneficiou 586.173 habitantes com 116.483 economias;
  • Sensibilização das famílias ao uso adequado dos recursos hídricos;
  • Desenvolvimento de atividades socioambientais no perímetro de atuação até o presente momento, norteadas pelos eixos: Mobilização e Organização Social; Geração e Renda e Educação Ambiental.

2. Vistorias Técnicas

  • Acompanhamento de visitas domiciliares para vistoria técnicas aos domicílios.
  • Acompanhamento de atendimentos à população por meio da central de atendimento ao cliente, incluindo reclamações, solicitações, informações, ligações de água;

3. Projeto Técnico Socioambiental – PTS

  • Realização de atividades socioambientais, atendendo 4.839 pessoas do perímetro em ações diversas.

Elaboração de Diagnóstico Integrado

  • Histórico de ocupação das áreas de intervenção;
  • Infraestruturas de serviços;
  • Características urbanísticas do entorno e dos domicílios;
  • Estruturas geomorfológicas do perímetro;
  • Principais indicadores socioeconômicos da população.

Diagnóstico Sócio-organizativo

  • Identificação das instituições do território para a possível formação de parcerias no desenvolvimento de ações junto à comunidade;
  • Apoio as instituições visando à disseminação de informações relativas à implantação do Programa no território e seus benefícios;
  • Identificação da infraestrutura local de modo a subsidiar o planejamento de atividades da equipe.

4. Elaboração do Plano de Trabalho Socioambiental (PTS)

  • Detalhamento da metodologia das ações socioambientais e educativas realizadas nas comunidades situadas na área destas subáreas.
  • Subsidiou a sequência das fases para a execução das atividades propostas, servindo como orientador para a distribuição das ações dentro do espaço de tempo para atender à demanda de famílias beneficiadas com as intervenções da Sabesp.
  • Sistematização da proposta de intervenção social apresentando.

 5. Mobilização e Organização Social

  • Realização de apresentação e pactuação do Plano Técnico Socioambiental – PTS e cronograma de obras com a população beneficiária;
  • Realização de apresentação do Plano Técnico Socioambiental – PTS para representantes de organizações e instituições instaladas nas imediações objetivando propor parcerias em ações pertinentes aos eixos de trabalho estabelecidos;
  • Formação e acompanhamento do Grupo de Governança Colaborativa;
  • Capacitação dos membros da governança;
  • Fortalecimento de lideranças comunitárias e agentes de saúde do território visando à formação de multiplicadores;
  • Reuniões com lideranças e moradores de referência para planejamento das ações e acompanhamento do trabalho executado;
  • Mobilização de famílias para a participação nos eventos e atividades realizados pela equipe técnica (reuniões, encontros, palestras, oficinas educativas, visitas institucionais, campanhas educativas etc.);
  • Campanhas educativas em parceria com a saúde sobre saúde da mulher (outubro rosa), saúde do homem (novembro azul), ISTs, (dezembro vermelho) Covid 19, arboviroses (denque, zica e chikungunya), doenças de veiculação hídricas, saúde bucal, alimentação saudável e divulgação de tratamentos preventivos realizados nas unidades básicas de saúde,
  • Mobilização de pais e professores para participação das crianças e adolescentes em atividades de educação ambiental;
  • Mobilização de pessoas da população por meio de campanhas educativas sobre uso consciente de água, limpeza de caixa d’água, coleta seletiva, coleta de óleo de cozinha usado, arrecadação de livros para o projeto de incentivo à leitura.

6. Geração de Renda

  • Contratação pelo consórcio de pessoas como mão de obra do território com o intuito de potencializar os profissionais da área de atuação; 
  • Promoção de feiras de empreendedorismo com a participação de empreendedores do território
  • Articulação com empresas do sistema S para capacitação de jovens e adultos visando a inserção no mercado de trabalho;
  • Formação de grupos no WhatsApp da população atendida para divulgação de vagas de emprego, oficinas, palestras e cursos profissionalizantes;
  • Instalação de quatro coletores de garrafas pets o que permitiu a destinação correta de mais de 50.000 garrafas pets para reciclagem;
  • Mapeamento das empresas de reciclagem, pesquisa dos valores dos materiais recicláveis e divulgação junto aos moradores;
  • Instalação de 06 pontos de coleta de óleo de cozinha usado, mapeamento e articulação com empresas de reciclagem desse resíduo para coleta e compra do produto das instituições parceiras;
  • Instalação de pontos de coleta de garrafa pet e encaminhada para reciclagem;

7. Educação Socioambiental

  • Caminhadas socioambientais às margens do córrego com as crianças das comunidades atendidas com o intuito de sensibilizar acerca dos objetos descartados no córrego e nas vias públicas, finalizando a ação com oficina de confecção de brinquedos com reaproveitamento de materiais recicláveis;
  • Palestras sobre saneamento básico, uso consciente de água e inteligência;
  • Instalação de pontos de coleta de óleo de cozinha usado instalados nas comunidades, e o trabalho de sensibilização com a população para o descarte correto do resíduo, tanto no trabalho porta a porta como nas campanhas de divulgação do ponto de coleta;
  • Instalação de pontos de coleta de garrafa pet instalados nas comunidades e a sensibilização da população.
  • Campanhas de educação ambiental sobre uso consciente de água, limpeza de caixa d’água, preservação dos recursos hídricos, reciclagem de resíduos sólidos e reciclagem do óleo de cozinha usado, limpeza dos córregos e doenças de veiculação hídricas;
  • Customização de geladeiras usadas para transformação em Gelatecas – bibliotecas comunitárias – Projeto de Incentivo à Leitura nas comunidades;
  • Customização de pneus, canos (objetos recicláveis) para utilização como vasos em plantio de mudas ornamentais nas praças e pontos viciados de lixo da área de atuação;
  • Revitalização de praças e pontos viciados de lixos – grafite em muros, pintura de bancos e mesas, plantio de árvores e mudas ornamentais;
  • Atividades de educação ambiental com aproximadamente 1300 crianças, confecção de brinquedos com material reutilizável, árvore de Natal com garrafa pet, oficina ensinando o processo de produção de tinta com produtos naturais (açafrão, urucum, carvão ativado etc.), sessão cinema com reflexão sobre mares limpos e reciclagem;
  • Projeto Natureza Plástica - Oficina com 1000 crianças do ensino fundamental do CEU Campo Limpo e 60 crianças do CCA Lar Batista – projeto do artista Eduardo Srur que faz uma releitura de obras clássicas reutilizando sacolas plástica para pintura dos quadros;
  • Articulação com o poder público, prefeitura, subprefeitura
  • Realização de eventos temáticos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia Internacional da Mulher, Dia Mundial da Água, Dia Mundial da Saúde, Dia do Combate à Poluição, Dia Mundial pela Limpeza da Água, Dia da Árvore, Dia das Crianças; Dia do Rio e Natal;
  • Projeto de Horta nas Escolas – Realização de plantio de 850 hortaliças, Ervas Medicinais e Plantas Alimentícias Não convencionais - PANC em 05 escolas da rede municipal de ensino com sensibilização dos alunos sobre agricultura sustentável e alimentação saudável;
  • Confecção e instalação de 01 cisterna para reaproveitamento de água de chuva, teve a participação das crianças nesta ação em que foi ministrado informações sobre uso consciente de água, reaproveitamento dos recursos hídricos, preservação do meio ambiente e questões climáticas do planeta;
  • Implantação de Jardim de Chuva em área alagável com o objetivo de minimizar as questões de enchente na comunidade.

8. Elaboração e implementação do Plano de Comunicação Social do Programa

  • Elaboração e execução de estratégias de comunicação social em cinco frentes: assessoria de imprensa, comunicação presencial, comunicação visual, comunicação digital e audiovisual.
  • Desenvolvimento de ferramentas de comunicação para divulgação do programa, as obras e as ações socioambientais desenvolvidas ao público beneficiário do Programa Novo Rio Pinheiros.

9. Monitoramento e Avaliação

  • Monitoramento de áreas revitalizadas visando avaliar a permanência dos benefícios implantados e a mudança de atitude da população em relação ao descarte irregular de resíduos sólidos e preservação de espaços públicos;
  • Aplicação de questionário junto à população beneficiada, com o objetivo de criar indicadores que puderam mensurar os benefícios decorrentes da implantação das obras.

10. Acompanhamento Social Pós-Obra

  • A promoção da reflexão sobre a importância do projeto para a melhoria da qualidade de vida da população beneficiada, estimulando a manutenção e conservação do empreendimento;
  • Contribuir para o alcance da autonomia das famílias nos processos decisórios;
  • Consolidar parcerias e capacitar as famílias para a gestão das melhorias e sustentabilidade das intervenções realizadas na área;
  • Fortalecimento comunitário: otimização dos recursos e potencialidades locais e manutenção dos benefícios implementados;
  • Desenvolvimento de atividades voltadas à utilização adequada dos equipamentos, incentivo ao uso consciente da água e demais atividades de educação ambiental;
  • Atividades socioeducativas com moradores para promover a reflexão sobre a transformação do espaço e despertar o sentimento de pertencimento e apropriação das melhorias.

IV. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE - ESGOTO

  • Analisador de DQO/DBO/SST/OD on-line
  • Pedestal e suporte de montagem do analisador de DQO/DBO/SST/OD
  • Bomba rotativa submersível para sucção;
  • Painel de controle com Hardware para telemetria;
  • 12 meses de serviços de transmissão de dados por telemetria.

 



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