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TRABALHO SOCIAL NO RESIDENCIAL COLÔNIA JULIANO MOREIRA DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
  
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Cliente: Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação do Rio de Janeiro

Período: setembro 2019 - dezembro 2020

Descrição do Projeto

O Residencial Colônia Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá, no Município do Rio de Janeiro, é um empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, destinado ao a famílias oriundas de áreas de risco, ou realocadas para intervenções físicas na cidade, e outros beneficiários contemplados por sorteio. O presente contrato teve como objetivo a realização do trabalho social em apoio à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação nas etapas de pré-ocupação e pós-ocupação do Residencial, constituído de 1.400 unidades habitacionais distribuídas em nove lotes. Na primeira etapa, os futuros proprietários foram orientados para a assinatura dos contratos de financiamento, escolha e ocupação dos imóveis e organização dos condomínios. No pós-ocupação, foram realizadas atividades relacionadas à organização comunitária, educação ambiental e patrimonial e geração de emprego e renda.

Descrição dos Serviços

1. Etapa Pré Morar

  • Assembleia de Instituição do Condomínio: realização de nove assembleias, uma em cada bloco, para instituição do condomínio e eleição dos representantes.
  • Emissão de CNPJ: orientação sobre os trâmites para a emissão dos CNPJ dos condomínios.
  • Assistência Condominial: preparação para ocupação do empreendimento; orientação ao grupo gestor de cada condomínio quanto à verificação das condições das áreas, instalações e equipamentos coletivos e assinatura do termo de recebimento; orientação quanto à gestão condominial e patrimonial, informações relacionadas ao CNPJ, contratação de empregados e encargos, saúde financeira do condomínio, balancete mensal e do exercício.

2. Etapa Pós-Morar

Eixo Organização Comunitária, Gestão Condominial e Patrimonial

  • Caracterização do perfil socioeconômico e cultural das famílias: elaboração de metodologia e aplicação de pesquisa, sistematização e análise de dados e produção de relatório analítico dos resultados.
  • Feirão para informações sobre a rede de serviços local, atualização de endereços no CadÚnico e levantamento de demandas de outros serviços pelos moradores.
  • Plantão social para orientações aos moradores.
  • Reuniões para apresentação da convenção do condomínio e do regimento interno.
  • Curso de capacitação para gestão condominial, tratando entre outros temas, de documentos legais, direitos e deveres do síndico, funções do síndico e demais instâncias, eleição do grupo gestor, organização e realização de assembleias, seguros, empregados, contratação de terceiros, taxas e tributos, previsão orçamentária e serviços de limpeza e manutenção de instalações, equipamentos e áreas comuns.
  • Realização de assembleia, em cada um dos condomínios, para discutir decisões coletivas relacionadas à organização condominial.

Eixo Educação Ambiental

  • Realização de eventos e oficinas sobre questões relacionadas à saúde, valorização do patrimônio natural e construído, uso racional dos recursos naturais e dos equipamentos coletivos, produção, guarda e descarte do lixo, aproveitamento de materiais recicláveis.
  • Elaboração do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos.

Eixo Educação Patrimonial

  • Realização de eventos e oficinas sobre a correta apropriação dos espaços e equipamentos de uso comum, manutenção preventiva das unidades habitacionais e dos equipamentos coletivos e uso adequados dos sistemas de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos.
  • Treinamento para manutenção preventiva dirigido a membros da administração interna, representantes dos blocos e proprietários interessados.
  • Capacitação dos participantes para atuar em emergências, como combate a incêndios e primeiros socorros.

Eixo Planejamento e Gestão de Orçamento Familiar

  • Divulgação de informações sobre organização e planejamento do orçamento familiar, racionalização dos gastos com moradia e orientação sobre tarifas dos serviços públicos.
  • Curso sobre economia doméstica.

Eixo Geração de Trabalho e Renda

  • Mapeamento das vocações dos beneficiários e das oportunidades do entorno do empreendimento e região.
  • Encaminhamento aos serviços de intermediação de mão de obra e aos serviços de formação de núcleos associativos e produção e de microcrédito produtivo.
  • Promoção de projetos de capacitação para o trabalho e de geração de trabalho e renda
  • Realização de curso de empreendedorismo: Incubadora de Ideias e Projetos,
  • Oficina de marketing pessoal visando a preparação para a participação em processos seletivos.

3. Relatórios do Trabalho Técnico Social

  • Elaboração de relatórios mensais e relatório final sobre as atividades desenvolvidas, avaliação dos beneficiários e da equipe do trabalho técnico social om base em indicadores.

4. Pesquisa Pós Trabalho Social

  • Elaboração de relatório analítico da pesquisa amostral de satisfação dos moradores do Residencial Colônia Juliano Moreira após a conclusão do trabalho social.


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