Cliente: Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação do Rio de Janeiro
Período: setembro 2019 - dezembro 2020
Descrição do Projeto
O Residencial Colônia Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá, no Município do Rio de Janeiro, é um empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, destinado ao a famílias oriundas de áreas de risco, ou realocadas para intervenções físicas na cidade, e outros beneficiários contemplados por sorteio. O presente contrato teve como objetivo a realização do trabalho social em apoio à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação nas etapas de pré-ocupação e pós-ocupação do Residencial, constituído de 1.400 unidades habitacionais distribuídas em nove lotes. Na primeira etapa, os futuros proprietários foram orientados para a assinatura dos contratos de financiamento, escolha e ocupação dos imóveis e organização dos condomínios. No pós-ocupação, foram realizadas atividades relacionadas à organização comunitária, educação ambiental e patrimonial e geração de emprego e renda.
Descrição dos Serviços
1. Etapa Pré Morar
Assembleia de Instituição do Condomínio: realização de nove assembleias, uma em cada bloco, para instituição do condomínio e eleição dos representantes.
Emissão de CNPJ: orientação sobre os trâmites para a emissão dos CNPJ dos condomínios.
Assistência Condominial: preparação para ocupação do empreendimento; orientação ao grupo gestor de cada condomínio quanto à verificação das condições das áreas, instalações e equipamentos coletivos e assinatura do termo de recebimento; orientação quanto à gestão condominial e patrimonial, informações relacionadas ao CNPJ, contratação de empregados e encargos, saúde financeira do condomínio, balancete mensal e do exercício.
2.Etapa Pós-Morar
Eixo Organização Comunitária, Gestão Condominial e Patrimonial
Caracterização do perfil socioeconômico e cultural das famílias: elaboração de metodologia e aplicação de pesquisa, sistematização e análise de dados e produção de relatório analítico dos resultados.
Feirão para informações sobre a rede de serviços local, atualização de endereços no CadÚnico e levantamento de demandas de outros serviços pelos moradores.
Plantão social para orientações aos moradores.
Reuniões para apresentação da convenção do condomínio e do regimento interno.
Curso de capacitação para gestão condominial, tratando entre outros temas, de documentos legais, direitos e deveres do síndico, funções do síndico e demais instâncias, eleição do grupo gestor, organização e realização de assembleias, seguros, empregados, contratação de terceiros, taxas e tributos, previsão orçamentária e serviços de limpeza e manutenção de instalações, equipamentos e áreas comuns.
Realização de assembleia, em cada um dos condomínios, para discutir decisões coletivas relacionadas à organização condominial.
Eixo Educação Ambiental
Realização de eventos e oficinas sobre questões relacionadas à saúde, valorização do patrimônio natural e construído, uso racional dos recursos naturais e dos equipamentos coletivos, produção, guarda e descarte do lixo, aproveitamento de materiais recicláveis.
Elaboração do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos.
Eixo Educação Patrimonial
Realização de eventos e oficinas sobre a correta apropriação dos espaços e equipamentos de uso comum, manutenção preventiva das unidades habitacionais e dos equipamentos coletivos e uso adequados dos sistemas de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos.
Treinamento para manutenção preventiva dirigido a membros da administração interna, representantes dos blocos e proprietários interessados.
Capacitação dos participantes para atuar em emergências, como combate a incêndios e primeiros socorros.
Eixo Planejamento e Gestão de Orçamento Familiar
Divulgação de informações sobre organização e planejamento do orçamento familiar, racionalização dos gastos com moradia e orientação sobre tarifas dos serviços públicos.
Curso sobre economia doméstica.
Eixo Geração de Trabalho e Renda
Mapeamento das vocações dos beneficiários e das oportunidades do entorno do empreendimento e região.
Encaminhamento aos serviços de intermediação de mão de obra e aos serviços de formação de núcleos associativos e produção e de microcrédito produtivo.
Promoção de projetos de capacitação para o trabalho e de geração de trabalho e renda
Realização de curso de empreendedorismo: Incubadora de Ideias e Projetos,
Oficina de marketing pessoal visando a preparação para a participação em processos seletivos.
3. Relatórios do Trabalho Técnico Social
Elaboração de relatórios mensais e relatório final sobre as atividades desenvolvidas, avaliação dos beneficiários e da equipe do trabalho técnico social om base em indicadores.
4. Pesquisa Pós Trabalho Social
Elaboração de relatório analítico da pesquisa amostral de satisfação dos moradores do Residencial Colônia Juliano Moreira após a conclusão do trabalho social.