Cliente: Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação do Rio de Janeiro
Período: outubro de 2020 - em andamento
Descrição dos Projeto
A área de intervenção deste trabalho compreende 12 empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida no Município do Rio de Janeiro distribuídos nos bairros de Jacarepaguá, Paciência, Santa Cruz, Cosmos e Santíssimo, totalizando 4.572 unidades habitacionais destinadas a famílias oriundas de áreas de risco, ou realocadas para intervenções físicas na cidade, e outros beneficiários contemplados por sorteio. O trabalho tem como objetivo apoiar a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação na consolidação dos reassentamentos e na inserção das famílias, e atende às especificações da Portaria 168/2013 do antigo Ministério das Cidades (pós assinatura do contrato e financiamento do imóvel: nove empreendimentos) e da Portaria 21/2014 (Projeto de Trabalho Técnico Social e Plano de Desenvolvimento Socioterritorial: três empreendimentos).
Descrição dos Serviços
1. Diagnóstico da Macroárea
- Elaboração do diagnóstico da região em que o empreendimento está inserido, com pesquisa participativa.
- Utilização de ferramentas e metodologias para investigar a situação dos programas, serviços e equipamentos públicos, de forma ampla e englobando o leque variado de atores locais.
2. Diagnóstico das Famílias
- Levantamento de dados socioeconômicos no cadastro de seleção da demanda e outras fontes disponíveis.
- Realização de diagnóstico com utilização de metodologias participativas como o Drup – Diagnóstico Rápido Urbano Participativo, complementado com pesquisa amostral, com identificação das demandas relativas aos eixos prioritários da Portaria 21/2014 do antigo Ministério das Cidades
3. Revisão do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST)
- Adequação do PDST aos resultados identificados no diagnóstico da macroárea e das famílias considerando a realidade/dinâmica social do empreendimento e a especificidade de cada área, e ajuste da proposta metodológica quanto aos temas, formas de abordagem e faixas etárias a serem trabalhadas em atividades como cursos, encontros, oficinas, entre outros.
4. Diagnóstico Socioeconômico
- Elaboração de metodologia e aplicação de pesquisa, sistematização e análise de informações e dados e produção de relatório analítico dos resultados referentes a características socioeconômicas, culturais e demográficas, tendências vocacionais, nível associativo e áreas de interesse das famílias.
5. Mapeamento das Redes Locais
- Levantamento, atualização e descrição dos serviços e equipamentos disponíveis aos moradores.
6. Nivelamento Continuado da Equipe Técnica
- Transmissão de informações, orientações e recomendações, troca de experiências, desenvolvimento de habilidades e desenvolvimento pessoal e coletivo, visando a integração e motivação entre os profissionais para aperfeiçoamento da prática.
7. Reunião de Apresentação do Trabalho Social
- Apresentação do objetivo, da equipe de campo e das ações previstas pelo trabalho técnico social.
8. Feirão dos Serviços Locais
- Apresentação e repasse de informações aos moradores sobre inserção na rede de serviços, de forma integrada, visando a celeridade em atendimentos, atualização de endereços no CadÚnico.
9. Plantão Social
- Disponibilização de espaço e horário da equipe social para atendimentos individuais e encaminhamento das famílias a serviços públicos conforme suas necessidades.
10. Apoio ao Grupo Gestor
- Suporte técnico ao grupo gestor nas questões relacionadas à administração condominial.
11. Ciclo de reuniões para Capacitação da Administração Condominial
- Aprofundamento das questões abordadas nas reuniões de esclarecimento da fase pré-morar, informando sobre os objetivos do PTS, discussão sobre convivência nos condomínios e participação nas decisões condominiais.
12. Curso para Mediação de Conflitos
- Estímulo ao diálogo para a resolução de conflitos rotineiros no condomínio e entorno imediato.
13. Atividades Infanto-Juvenis
- Realização de atividades com crianças e adolescentes, paralelas às reuniões e assembleias com os responsáveis pelas famílias, centradas na educação ambiental e patrimonial.
14. Intercâmbio entre os Grupos Gestores
- Promoção de encontro entre os grupos gestores de diferentes condomínios para troca de experiências, nivelamento de informações, disseminação de conhecimentos e treinamento de habilidades para a gestão condominial.
15. Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos (PGRS)
- Elaboração do PGRS de forma participativa visando a necessidade de conscientização para a necessidade de mudança de hábitos quanto à redução de resíduos produzidos, gestão adequada desde a triagem, o armazenamento, transporte até a destinação final., com base nas Normas da ABNT e a convenção do condomínio.
16. Treinamento de Prevenção de Incêndios
- Disponibilização de informações aos moradores sobre segurança coletiva, prevenção de acidentes e primeiros socorros.
- Orientação quanto à validade e o processo de renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
17. Encontros de Educação Ambiental e Sanitária
- Realização de encontros com os moradores para difundir informações relacionadas à educação ambiental e sanitária e estimular práticas ambientalmente corretas.
18. Gincanas de Educação Sanitária e Ambiental
- Realização de atividades motivacionais através de gincanas dirigidas principalmente às crianças, vistas como agentes multiplicadores.
19. Campanhas Educativas
- Realização de eventos e divulgação de materiais informativos sobre temas escolhidos a partir de observações de campo e necessidades apontadas por moradores.
20. Oficinas de Reaproveitamento (Recriarte)
- Realização de oficinas de produção de objetos reaproveitando materiais recicláveis.
21. Oficinas de Aproveitamento Integral de alimentos
- Realização de oficinas tratando da correta maneira de tratar, aproveitar e guardar os alimentos, com conteúdo voltado ao manejo diário do alimento familiar e na aplicação de em atividades como venda, transporte, preparação e oferta de alimentos.
22. Minicurso sobre Planejamento do Orçamento Familiar
- Transferência de conhecimentos e instrumentos básicos para o planejamento e disciplina financeira visando reduzir despesas e evitar desperdícios, e assumir padrões de consumo compatíveis com a renda familiar.
23. Curso de Qualificação Profissional
- Realização de curso de qualificação visando promover a autonomia financeira, geração e geração de renda com tema definido com base nos resultados do Diagnóstico das Famílias.
24. Oficina de Marketing Pessoal
- Difusão de conhecimentos voltados à inserção no mercado de trabalho formal.
25. Espaço do empreendedor Popular
- Fomento de um espaço favorável para criar oportunidades e promover a troca de experiências e de articulação produtiva com atividades intensivas de formação, no formato de palestras de gestão de empreendimentos populares e oficinas de técnicas de produção.
26. Evento de Enceramento
- Promoção de evento integrativo para conclusão do Trabalho técnico Social.
27. Reunião de Avaliação
- Reunião de avaliação com membros da administração interna e com moradores, ficada na experiência do grupo gestor, dificuldades, acertos, percepção e avanços em relação à organização condominial, duas participações e impactos dos eixos tratados pelo trabalho técnico social na dinâmica do condomínio.
28. Relatórios do Trabalho Técnico Social
- Registro das atividades desenvolvidas e comunicação ao agente financeiro das ações, despesas e resultados obtidos para controle e acompanhamento do trabalho técnico social quanto aos aspectos metodológicos e financeiros.
29. Avaliação e Construção de Indicadores
- Avaliação e monitoramento das atividades realizadas e resultados obtidos com base em indicadores.
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