Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ESTUDO AVALIATIVO DE ALTERNATIVAS PARA DESTINAÇÃO DE EFLUENTES SANITÁRIOS TRATADOS EM CINCO MUNICÍPIOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE QUE APRESENTAM CORPOS HÍDRICOS COM BAIXA CAPACIDADE DE DILUIÇÃO DA CARGA ORGÂNICA REMANESCENTE DO TRATAMENTO
  
voltar



Cliente: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA

Período: março de 2021 - em andamento

Descrição do Projeto

O estudo contratado é parte do projeto de cooperação técnica entre o governo brasileiro e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA que tem como objetivo fortalecer a capacidade de atuação dos atores envolvidos na implementação dos Planos de Recursos Hídricos de bacias interestaduais. A Bacia do Rio Grande localiza-se na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O Plano da Bacia constatou, a partir de simulações de propagação de cargas poluentes, concentrações mais elevadas de DBO nas áreas de maior aglomeração urbana. E indicou a necessidade de se estudarem alternativas para reduzir os lançamentos de esgotos tratados em corpos receptores com pequena capacidade de assimilação das cargas remanescentes. Foram selecionados para este estudo os municípios paulistas de Catanduva, Leme, Sertãozinho, Ribeirão Preto e Mogi Mirim.

Descrição dos Serviços

  • Relatório sobre problemas observados nos municípios selecionados quanto ao aporte de efluentes tratados das ETEs em corpos hídricos com baixa capacidade de diluição das cargas orgânicas remanescentes.
  • Informe sobre alternativas adotadas no Estado de São Paulo para mitigação/solução de problemas dessa natureza, em especial do reúso de água, listando casos de sucesso e insucesso e, a partir de interlocução com a Cetesb, relato sobre as dificuldades de licenciamento ambiental de projetos voltados a casos similares no Estado.
  • Seleção preliminar de alternativas para mitigação/solução dos problemas nos municípios selecionados, justificando a escolha para cada caso em termos de oportunidades e desafios.
  • Interlocução com prefeituras e prestadoras de serviços de saneamento para discussão sobre o rol de alternativas preliminarmente identificadas, definindo alternativas a serem estudadas para cada município.
  • Identificação de instituições a serem consideradas para viabilização da implantação de cada uma das alternativas estudadas.
  • Levantamento junto às prefeituras e prestadoras de serviços de dados de quantidade e qualidade dos efluentes atuais e previstos de ETEs dos municípios selecionados, realizando, quando necessário, pesquisas e estudos complementares para obter/estimar dados não disponibilizados.
  • Identificação, a partir do levantamento de dados efetuado, nos casos em que o reúso seja uma das alternativas selecionadas preliminarmente, potenciais categorias de usuários interessados em utilizar os efluentes sanitários tratados nos municípios selecionados.
  • Interlocução com os potenciais usuários anteriormente identificados e, se necessário, com as representações setoriais, para obter suas percepções sobre a oportunidade e desafios em fazer o reúso do efluente.
  • Apresentação das demandas de água de reúso em potencial, atuais e futuras, informadas pelos usuários ou pelas representações setoriais ou, na falta desses valores, apresentar estimativas e a respectiva metodologia empregada na estimação.
  • Realização de estudo das alternativas de mitigação/solução, em especial o reúso de água.

√ Indicação, para cada município, de uma ou mais ETEs que lançam efluentes sanitários tratados em corpos hídricos com baixa capacidade de diluição, a serem consideradas no estudo.

√ Apresentação de estudos sobre os impactos na qualidade da água dos corpos hídricos receptores para cada alternativa de mitigação/solução considerada.

√ Apresentação, para municípios com mais de uma ETE a ser considerada, de estudos sobre os impactos potenciais das alternativas de mitigação/solução no enquadramento dos corpos hídricos receptores.

√ Apresentação de estudos para a condição atual e de futuro.

√ Apresentação, para a parte do estudo referente ao reúso de água, de modalidades de reúso potenciais, abordando as questões gerais anteriores e outras que a consultoria entenda importantes para o caso específico.

√ Apresentação de estratégias para melhoria da aceitação da água de reúso entre usuários em potencial desse recurso hídrico para que a demanda alcance o patamar necessário, no município em que a demanda identificada por água de reúso seja inferior ao volume mínimo necessário para se obter o efeito esperado sobre a qualidade da água do corpo receptor.

√ Levantamento de estimativas e discussões sobre aspectos técnicos e operacionais, custos de implantação (Capex) e operação (Opex), a viabilidade econômica e financeira e aspectos de riscos dos projetos de reúso e alternativas outras preliminarmente desenhadas;

√ Indicação das melhores alternativas para destinação de efluentes sanitários tratados nos cinco municípios selecionados.

√ Realização de novas interlocuções com as prefeituras e prestadoras de serviços, com a participação de representantes de instituições por elas indicadas, para apresentação das melhores alternativas identificadas e definição de maneiras com que poderiam atuar na viabilização da implantação das alternativas selecionadas em cada um dos municípios.

  • Consolidação dos resultados obtidos e apontar as experiências apreendidas por município.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)