Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ESTUDOS DE CONCEPÇÃO E PROJETOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO COM PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL DA SEDE DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON/PR
  
voltar



Cliente: Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAEE

Período: novembro de 2018 - maio de 2020

Descrição do Projeto

A reformulação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Marechal Cândido Rondon visa adequar as estruturas existentes à expansão urbana ocorrida no Município nos últimos anos e prepará-las para o crescimento futuro. No setor de abastecimento de água, os serviços objeto deste contrato compreendem a concepção de um sistema que atenda à demanda atual e futura e o detalhamento das obras e serviços necessários – englobando sistema produtor, adutora, reservatório, macro e micro distribuidor e setorização das regiões e distritos. No setor de esgotamento sanitário, o objetivo é o desenvolvimento de um projeto que contemple toda a área urbana aproveitando estruturas já existentes, como rede coletora, interceptor e emissário que atende partes da cidade, e que garanta, além da viabilidade técnica e ambiental. a máxima eficiência econômica e financeira. Para minimizar o impacto das obras necessárias, será elaborado um Plano de Controle Ambiental com proposição de medidas mitigadoras e compensatórias.

Descrição dos Serviços

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

I. ESTUDO DE CONCEPÇÃO

1.Definição Estudo de Concepção

  • Estudo da utilização de todos os sistemas de captação de água existente – poços e nascentes (surgências do lençol subsuperficial) e necessidade de novos mananciais, já instalados ou não.
  • Estudo do posicionamento de reservatórios e das divisões de zonas e setores de distribuição.
  • Estudo de setorizações com zonas de pressão com pressões máximas de 50 mca e mínima de 10 mca.
  • Dimensionamento e especificação de novos anéis, ramais, adutoras e subadutoras para adequação dos setores de distribuição.
  • Análise da rede de distribuição existente e da necessidade de melhorias e novas redes para viabilizar os setores de pressão, bem como de substituição da rede antiga e problemática em ferro fundido na região central da cidade.

2. Componentes do Estudo de Concepção

  • Dados da comunidade: localização; clima; topografia; características urbanas; combate a incêndios; condições sanitárias; perfil de consumo; energia elétrica.
  • Sistemas de Saneamento Básico existentes: sistema de esgotos sanitários; relatório e análise de situação operacional do Sistema de Abastecimento de Água; manancial; captação; estações elevatórias; adução; tratamento; reservatórios; rede de distribuição; controle operacional; sistema de operação e manutenção.
  • Elementos para concepção do sistema: conceito; estimativa da população; zonas características da cidade; vazões de dimensionamento.
  • Estudo dos mananciais: localização geográfica; perfil de sondagem; perfil das características construtivas e hidráulicas; gráficos com condições de exploração e vazão outorgável; análise físico-química e bacteriológica.
  • Alternativas de concepção técnica: conceito; geração das alternativas de concepção técnicas viáveis.
  • Alternativa adotada para o projeto: conceito; descrição técnica da solução (adutora e subadutoras; reservatórios; ramais e rede de distribuição); etapas de construção ou estagiamento construtivo.
  • Estimativa dos serviços complementares para elaboração do projeto de engenharia: serviços topográficos; serviços geológicos; serviços hidrogeológicos; serviços especializados.

II. PROJETO DE ENGENHARIA

1. Definição do Projeto de Engenharia

  • .

2. Componentes do Projeto de Engenharia

  • Memorial Descritivo e Justificativo: memorial do projeto de engenharia (Sistema de Abastecimento de Água; dados e parâmetros de interesse no projeto de engenharia; população; zonas características da cidade; estagiamento de implantação de obras; vazões de demanda – vazões totais e cálculo das vazões de abastecimento); mananciais; captações; estações elevatórias; adutoras e sub adutoras; reservação; rede de distribuição; elementos especiais.
  • Memorial do Cálculo do Projeto de Engenharia: simulação da modelagem hidráulica de todo o sistema de distribuição; estudos do dimensionamento das partes componentes dos reservatórios (tubulação, entrada, saída, extravasor, descarga, ventilação, acesso, galeria para descarga de fundo e extravasor, assim como os volumes úteis, nominais e necessários); estudos dos transientes hidráulicos e dos elementos para proteção antigolpe de aríete; apresentação dos estudos referentes a elevatórias e adutoras, inclusive descargas e ventosas.
  • Especificação detalhada de equipamentos e acessórios: detalhamentos suficientes para aquisição, instalação, operação e manutenção; folhetos técnicos dos principais fabricantes de cada equipamento/acessório.
  • Especificação das obras civis e materiais.
  • Orçamento: quantitativo e orçamento detalhado em moeda nacional de todas as obras, serviços, materiais e equipamentos constantes do projeto apresentado.
  • Desenhos e peças gráficas:  esquemas de projeto; planta do sistema de distribuição, captação, tratamento, estações elevatórias e reservatórios; adutoras; projeto arquitetônico; outros elementos.

SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

I. ESTUDO DE CONCEPÇÃO

Componentes do Estudo de Concepção

  • Dados característicos da comunidade: localização; topografia; clima; características urbanas; combate a incêndios; condições sanitárias; telecomunicações; energia elétrica; instalações subterrâneas.
  • Sistemas de Saneamento Básico existentes: Sistema de Abastecimento de Água; Sistema de Esgotamento Sanitário (rede coletora, coletores tronco, interceptores e emissários, estação elevatória, linha de recalque, tratamento, corpo receptor); administração do sistema existente (indicadores de custos e de eficiência e sistema de operação e manutenção).
  • Elementos para concepção do sistema: parâmetros genéricos; período de alcance do projeto (20 anos); estimativa da população; zonas características da cidade; vazões de contribuição.
  • Alternativas de projeto: estudos de concepção; geração de alternativas de projeto (esquema geral, rede coletora, interceptores e emissários, estação elevatória, linha de recalque, tratamento, corpo receptor, aspectos gerais, aspectos ambientais).
  • Alternativa de projeto selecionada: aspectos técnicos e operacionais.
  • Serviços complementares para elaboração do projeto de engenharia: especificações e quantitativos de serviços previstos para a elaboração do projeto de engenharia (serviços topográficos, serviços geológicos, serviços especializados).

II. PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL

Componentes do Plano de Controle Ambiental

  • Justificativa do empreendimento: apresentação das razões que levaram à decisão de implantação do empreendimento proposto e dos benefícios que dele advirão para a comunidade local.
  • Caracterização do empreendimento: descrição das unidades componentes do sistema, com principais características e quantitativos; coordenadas geográficas dos locais de tratamento e dos pontos de lançamento dos esgotos tratados e dos pontos de captação de água para abastecimento; usos de água a montante e a jusante do ponto de lançamento e classe de uso do rio, bacia hidrográfica, área e vazão crítica; vias de acesso ao local e ligação ao sistema viário regional; caracterização dos efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos gerados pelo empreendimento e destinação adequada de cada um deles; possíveis interferências causadas durante o período de construção do empreendimento e maneiras de minimizar o impacto causado.
  • Diagnóstico Ambiental Preliminar da Área de Influência: uso e ocupação do solo na área próxima e de influência do empreendimento; dados climatológicos de temperaturas, pluviosidade e direção predominante dos ventos na região; áreas suscetíveis a assoreamento e erosão em decorrência das obras de terraplenagem; projeto de replantio da cobertura vegetal; áreas de empréstimos e de bota-fora para os serviços de terraplenagem e usos que poderão ser dados a estes materiais.
  • Identificação dos impactos ambientais: possíveis impactos ambientais causados pelo empreendimento, tanto na fase de obra (interferência com a infraestrutura existente, necessidade de desapropriação e relocação de população, alterações na qualidade do ar, da água e na cobertura vegetal), quanto na fase de operação do sistema (alteração na qualidade do ar, do solo e da água).
  • Medidas mitigadoras: possíveis impactos ambientais e graus de intensidade tanto na fase da obra quanto na fase de operação em medidas mitigadoras e compensatórias necessárias.
  • Redução das interferências e incômodos da obra: elaboração de plano de comunicação para manter informados os moradores das áreas afetadas sobre o início e andamento das obras, paralisação de trânsito, períodos de trabalho, empresas responsáveis, medidas de segurança.
  • Plano de acompanhamento dos impactos ambientais: planos de educação ambiental para orientar os moradores sobre a importância da preservação e do uso racional dos serviços implantados e os benefícios decorrentes.

III. PROJETO DE ENGENHARIA

Componentes do Projeto de Engenharia

  • Memorial Descritivo e Justificativo: vazões de contribuição; interceptores e emissários por gravidade; estações elevatórias; linhas de recalque; estação de tratamento; corpo receptor; obras de lançamento; elementos especiais e obras de arte.
  • Resumo dos Cálculos do Projeto: estudos e cálculos de população; estudos e cálculos das vazões de contribuição, inclusive despejos industriais e grandes consumidores; dimensionamento dos emissários e interceptores; dimensionamento das elevatórias e linhas de recalque; estudos e cálculos das instalações de tratamento, capacidade nominal da instalação e previsão de funcionamento, volumes, áreas e seções, taxas de aplicação, períodos de detenção, eficiência, perdas de carga; estudos e cálculos das obras especiais e de lançamento; estudos do tratamento e destino dos resíduos sólidos.
  • Especificações dos equipamentos e acessórios que serão implantados no sistema.
  • Especificações das obras civis e de materiais: materiais a serem empregados na construção do sistema e normas a seguir na execução da obra.
  • Orçamento detalhado: Estimativa de custo das obras e relação de materiais e equipamentos necessários discriminadas por etapas de construção e por elementos ou órgãos do sistema.
  • Desenhos e demais peças gráficas: desenhos e gráficos do estudo de concepção; esquema geral do sistema; planta e perfil dos coletores tronco, interceptores e emissários; estação de tratamento e elevatórias; plantas e cortes de obras especiais.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)