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DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA RMSP. SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL OESTE – SETORES TABOÃO DA SERRA, BARUERI, JANDIRA E COTIA
  
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Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: março de 1993 - abril de 1994

Descrição do Projeto

Desde o início da década de 1970, a Sabesp vem dedicando especial atenção à eliminação de vazamentos de água visíveis e não visíveis nos sistemas de abastecimento, como também à análise e correção de suas causas, visto se tratar de um item com um peso significativo na demanda do recurso, em particular na Região Metropolitana de São Paulo. No âmbito deste contrato, foram realizados serviços de detecção de vazamentos não visíveis, assim como de acompanhamento técnico de reparos, nos municípios de Taboão da Serra, Barueri, Jandira e Cotia, o primeiro servido em parte pelo Sistema Cantareira e os demais pelos Sistemas Baixo Cotia e Alto Cotia. Para a realização dos serviços, foram utilizadas como suporte ferramentas de última geração da Fuji: correlacionador LC-2000; geofone eletrônico FD-10; detector de metal F-80; detector de tubulação de PVC PL-130; detector de tubulação metálica PL-920; stick 1,00 m; stick 1,50m; barra de sondagem; e trena eletrônica F-20.

Descrição dos Serviços

1. Pesquisa para Detecção de Vazamentos Não Visíveis

  • Pesquisa de vazamentos não visíveis em redes e ramais prediais subterrâneos, de distribuição de água, com a utilização de equipamentos especializados, ferramentas auxiliares, equipamentos para sinalização de trânsito, transporte, materiais de consumo e mão de obra especializada.

2. Acompanhamento Técnico

  • Serviços de consultoria internacional realizado por um técnico estrangeiro, especializado em detecção de vazamentos não visíveis, com o uso de equipamento correlacionador (leak noise correlator).

3. Acompanhamento da Execução dos Reparos

  • Elaboração de croquis de localização em formato A-4 e fornecimento de demais informações sobre o ponto de vazamento não visível detectado, medição da vazão do vazamento não visível detectado e acompanhamento e fiscalização in loco dos serviços de reparos.

4. Relatórios de Diagnóstico Inicial (Conteúdo)

  • Descrição do setor a ser pesquisado: extensão de rede, diâmetros, materiais das tubulações, idade das redes, zonas de pressão, quantidade histórica de arrebentamentos e vazamentos visíveis, entre outros.
  • Avaliação das ocorrências de arrebentamentos e vazamentos visíveis ocorridos no setor e análise do índice de perdas.
  • Avaliação dos volumes macromedidos e micromedidos para o setor pesquisado.
  • Emissão de diagnóstico com identificação dos aspectos físicos e financeiros e proposições para o direcionamento dos trabalhos de pesquisa.

5. Relatórios Mensais (Conteúdo)

  • Extensão de rede pesquisada.
  • Quantidade de dias úteis disponíveis.
  • Quantidade de dias produtivos trabalhados.
  • Índice médio de pesquisa (extensão pesquisada por dia produtivo de trabalho).
  • Quantidade de vazamentos não visíveis apontados (na rede, nos ramais e total).
  • Porcentagem de vazamentos por faixa de pressão.
  • Quantidade de vazamentos não visíveis detectados e visitados.
  • Quantidade de vazamentos não visíveis detectados, visitados e não investigados.
  • Quantidade de vazamentos não visíveis detectados, visitados e reparados;
  • Quantidade de vazamentos não visíveis detectados e não confirmados.
  • Estimativa total da vazão perdida/recuperada.
  • Índice médio de acerto.
  • Índice médio de ocorrência de vazamentos não visíveis.

6. Relatório Final (Conteúdo)

  • Extensão total pesquisada e número de vazamentos não visíveis detectados, por mês e acumulado para o período, e individual para cada setor.
  • Vazamentos não visíveis detectados por faixa de pressão, por mês e acumulado para o período.
  • Vazamentos não visíveis detectados e reparados com o acompanhamento da equipe da Cobrape, por mês e acumulado.
  • Descrição dos problemas encontrados durante a realização dos serviços e análise dos índices de perdas antes, durante e após a realização dos serviços.


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