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APOIO AO GERENCIAMENTO, SUPERVISÃO, FISCALIZAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL PARA A REFORMA E AMPLIAÇÃO DO TERMINAL VILA YARA, PARTE DO CORREDOR METROPOLITANO ITAPEVI-OSASCO, NO MUNICÍPIO DE OSASCO/RMSP
  
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Cliente: Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU

Período: julho de 2018 - em andamento

Descrição do Projeto

O Terminal Rodoviário Vila Yara, no Município de Osasco, na divisa com a capital, situa-se no ponto extremo do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, projetado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU no âmbito do Programa de Corredores Metropolitanos de Transporte Coletivo de Média Capacidade. A reforma/ampliação do Terminal Vila Yara foi projetada para viabilizar a integração física das linhas que operarão o Corredor Itapevi-São Paulo com as linhas metropolitanas alimentadoras, com as linhas municipais da SPTrans e com as linhas municipais de Osasco, oferecendo uma ligação alternativa dos municípios da sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo até a capital. O projeto prevê a construção em uma área total de 4.705,50 m2 e a demolição de parte da cobertura existente. para a extensão das plataformas. Com a ampliação, o Terminal passará a contar com cinco plataformas cobertas para 39 ônibus.

Descrição dos Serviços

I. PROCESSOS DE INICIAÇÃO

  • Identificação das partes interessadas.
  • Termo de Abertura do projeto.

II. PROCESSOS DE PLANEJAMENTO

  • Plano de gerenciamento do projeto.
  • Planejamento do gerenciamento do escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e engajamento das partes interessadas

III. PROCESSOS DE EXECUÇÃO

1. Gestão Administrativa de Obras Viárias e de Edificação

  • Mobilização, orientação e apoio à EMTU no gerenciamento das obras.
  • Assessoria na análise dos projetos de engenharia.
  • Verificação do cronograma de execução da obra (Plano de Ataque).
  • Verificação do cumprimento das obrigações contratuais da construtora.
  • Parecer técnico sobre eventuais propostas da construtora referentes a alterações de projeto ou de prazo.
  • Consultoria da resolução de questões técnicas.
  • Orientação na execução dos serviços por parte da construtora, fornecendo os elementos necessários ao início e avanço das obras.
  • Proposição de soluções técnicas de problemas em obras.
  • Sustação de serviços em desacordo com o projeto e/ou especificações técnicas.
  • Assessoria à EMTU quanto a modificações de contrato.
  • Verificação do comprimento do contrato pela construtora anotando desvios.
  • Gerenciamento das comunicações da documentação interna x externa.
  • Apoio técnica na contratação de projetos, serviços e obras.
  • Comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades/expectativas.
  • Elaboração de Relatórios Mensais de Gestão Administrativa das obras.

2. Apoio à Gestão Ambiental das Obras

  • Fiscalização do cumprimento pela construtora das condicionantes ambientais definidas na Licença Prévia, no Plano Básico Ambiental e nas Diretrizes para Controle de Impactos Ambientais nas Obras da EMTU.
  • Acompanhamento do Plano de Comunicação Social, do Plano de Desvio do Tráfego e do Plano Ambiental da Construção.
  • Acompanhamento das rotinas para obtenção de Autorização de Supressão de Vegetação e a correspondente compensação ambiental.
  • Acompanhamento da implantação de medidas de mitigação de impactos ambientais.
  • Solicitação de ajustes em cronogramas de obras em caso de não aceite de serviços executados sem a proteção ambiental recomendada.
  • Elaboração de Relatórios Ambientais mensais, semestrais e Relatório Final.
  • Apoio à EMTU na solicitação de Licença Ambiental de Operação.

3. Gestão de Fiscalização de Obras

  • Verificação das condições técnicas e da documentação das obras.
  • Atualização dos cadastros de redes com interferências, adequando projetos de remanejamentos.
  • Verificação da implantação e operação de atualização provisória das obras.
  • Avaliação dos desvios/remanejamentos do tráfego durante as obras.
  • Acompanhamento da execução de cada etapa das obras.
  • Verificação da eficácia do serviços e medidas visando a efetiva redução de acidentes.
  • Verificação da anotação pela construtora dos eventos das obras no Livro de Ocorrência e Diário de Obras.
  • Liberação da execução das etapas seguintes dos trabalhos.
  • Sustação da continuidade dos serviços com irregularidade comprovada.
  • Realização de medições mensais das obras (recursos humanos e materiais).
  • Elaboração de Relatório de Controle Pluviométrico periódico.
  • Coleta e organização de dados e informações relativas às obras e à construtora.
  • Realização de registros, elaboração de analises e emissão de conceitos relativos às obras e à construtora.
  • Elaboração de Relatórios Mensais de Gestão e Fiscalização das obras com informações sobre o andamento dos contratos de gerenciamento e das obras.

4. Gestão do Controle Tecnológico da Qualidade

  • Acompanhamento da implantação das soluções previstas nos projetos de engenharia.
  • Acompanhamento dos serviços topográficos necessários à execução, controle geométrico e medições de todas as fases das obras.
  • Validação dos projetos as built.
  • Verificação da qualidade do controle tecnológico e do controle geométrico executados pela construtora.
  • Acompanhamento e verificação da qualidade das medições deflectométricas executadas pela construtora.
  • Acompanhamento e verificação do controle tecnológico de cada etapa.
  • Verificação da qualidade dos materiais e dos processos construtivos das obras estruturais.
  • Verificação da efetividade dos Sistema de Gestão da Qualidade adotado pela construtora.
  • Sustação dos serviços executados em desacordo com o projeto e/ou as especificações técnicas.
  • Elaboração de Relatórios Mensais do Controle Tecnológico da Qualidade.

5. Revisão/Alterações de Projetos Executivos

  • Análise de eventuais adequações dos projetos executivos de engenharia.
  • Acompanhamento do desenvolvimento e gerenciamento das alterações.
  • Adequação dos cronogramas em função de alterações dos projetos.

IV PROCESSOS DE MONITORAMENTO E CONTROLE

  • Monitoramento do projeto e realização do controle integrado de mudanças.
  • Validação e controle do escopo.
  • Controle do cronograma, custos, qualidade, comunicações, riscos, aquisições, engajamento das partes interessadas.

V. PROCESSOS DE ENCERRAMENTO

  • Apoio no encerramento das fases das obras.
  • Apoio no encerramento das aquisições.
  • Elaboração do Relatório Final das Obras


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