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ESTUDOS DE DEMANDA TURÍSTICA ATUAL E POTENCIAL COM FOCO NOS SEGMENTOS DE TURISMO NÁUTICO E CULTURAL NA ZONA TURÍSTICA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS
  
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Cliente: Secretaria de Turismo do Estado da Bahia

Período: setembro de 2016 - março de 2018

Descrição do Projeto

Através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional, o governo do Estado da Bahia captou recursos da ordem de US$ 84,7 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para o desenvolvimento dos segmentos náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos. Os estudos contratados tiveram como principais objetivos: caracterizar a demanda atual, tanto originária do próprio estado como de outros emissores nacionais e internacionais, analisando, em particular, o consumo de produtos relacionados com o turismo náutico e cultural; identificar a propensão ao consumo de produtos relacionados a esses dois segmentos; e sugerir os subsegmentos e tipos de produtos a serem trabalhados em municípios estratégicos da Baía de Todos-os-Santos, com base na análise dos resultados das pesquisas.

Descrição dos Serviços

1.Plano de Trabalho

  • Definição e/ou confirmação dos municípios/destinos selecionados para a pesquisa de demanda atual, dos prestadores de serviços a serem entrevistados e de nove mercados emissores a serem analisados, sendo três no âmbito estadual, três no âmbito nacional e três internacionais.

2. Pré-Testes

  • Realização de pré-testes para validação dos questionários para os dois estudos de demanda.
  • Para o Estudo de Demanda Atual, foram realizadas 428 entrevistas em que foram obtidos resultados preliminares sobre o perfil socioeconômico, hábitos de viagem e principais motivações do turista.
  • Para o Estudo de Demanda Potencial, foram realizadas 17 entrevistas em que foram obtidos resultados preliminares sobre os atributos que facilitam e atrapalham a venda da Baia de Todos-os-Santos da perspectiva do operador turístico.

3. Estudo de Demanda Atual

  • Realização do Estudo de Demanda Atual, de caráter quanti-qualitativo, em sete destinos: Salvador, Ilha de Itaparica (Itaparica/Vera Cruz), Cachoeira, Maragogipe, Jaguaribe, Salinas da Margarida e São Francisco do Conde, tendo como entrevistados 76 prestadores de serviços turísticos náutico e cultural e 2.660 turistas desses segmentos.
  • Identificação de fontes de informação utilizadas pelos consumidores, canais de reserva utilizados, atitudes, preferências e comportamento de consumo em relação a atividades náuticas e culturais, principal motivação da viagem, nível de repetição da visita e grau de satisfação em relação aos produtos oferecidos.

4. Estudo de Demanda Potencial

  • Estudo de Demanda Turística Potencial, de caráter qualitativo, junto a 15 operadoras turísticas, dos Estados Unidos, Portugal e Argentina; do Brasil, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; e dos municípios de Aracaju, Salvador e interior da Bahia.
  • Avaliação da DAP- Disposição a Pagar, pesquisa de cunho quantitativo, em nove mercados emissores, sendo três em âmbito regional (Bahia, exceto BTS, Sergipe e Pernambuco), três em âmbito nacional (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e três no exterior (América do Norte, América do Sul e Europa); foram realizadas 1.862 entrevistas com turistas nos aeroportos internacionais de Salvador, Rio e São Paulo.
  • Avaliação, com base nos resultados do Estudo de Demanda Potencial. do nível de conhecimento, percepções e imagem associada à oferta náutica e cultural da Baia de Todos-os-Santos em comparação com o restante do Brasil e com outros competidores.
  • Identificação de concorrentes no turismo náutico e no cultural do ponto de vista dos visitantes potenciais.
  • Avaliação do volume de demanda potencial existente em cada um dos mercados analisados e frequência de viagens, fatores determinantes da demanda que podem influenciar a efetivação ou não de uma visita à Baia de Todos-os-Santos, tais como: renda familiar, taxas de câmbio, tempo livre disponível, distância a ser percorrida, oferta existente e atividades disponíveis, modas, imagem de marca, etc.
  • Delimitação do perfil sociodemográfico e psicográfico da demanda potencial.
  • Definição do padrão de comportamento e consumo em função dos principais segmentos identificados, incluindo processo de planejamento da viagem e busca de informações, época de realização das viagens, comportamento e necessidades, nível de gasto no destino e comportamento após a viagem (redes sociais, etc.) e a disposição a pagar em função de distintas tipologias de produtos e destinos culturais e náuticos.

5. Relatório Final

  • Relatório completo compilando os dois Estudos de Demanda Turística da Baia de Todos-os-Santos.
  • Análise dos produtos náuticos e culturais prioritários na Baia de Todos-os-Santos, com base nos resultados dos estudos elaborados.
  • Resumo Executivo dos Estudos de Demanda Turística Atual e Potencial, com informações gráficas, de fácil interpretação, disponibilizado para ampla divulgação

 


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