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ESTUDOS PARA A EDIFICAÇÃO DA ESTAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DO BRT SÃO GABRIEL, CONSTANDO DE ANTEPROJETO PARA EDIFICAÇÃO, ANTEPROJETO DO SISTEMA VIÁRIO DO ENTORNO, ESTUDO DE TRÁFEGO, LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO E SONDAGENS NO TERRENO
  
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Cliente: Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte

Período: outubro de 2011 - novembro de 2012

Descrição do Projeto

A implantação do BRT (Bus Rapid Transit) em Belo Horizonte integra o projeto de mobilidade urbana concebido para atender o fluxo de turistas esperado para dois grandes eventos esportivos de 2013 e 2014, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, e para permanecer como legado para a população da cidade. Com ônibus biarticulados que transportam quase o triplo de passageiros dos ônibus tradicionais, faixas exclusivas e estações integradas ao metrô, os corredores de BRT de Belo Horizonte interligam as diferentes regiões ao centro da cidade. A Estação de Integração do BRT São Gabriel, localizada na Avenida Cristiano Machado, na Regional Norte, foi concebida para atender à demanda de 34 linhas alimentadoras e 10 linhas troncais, com uma frequência horária de 350 ônibus, totalizando 13 mil passageiros na hora de pico.

Descrição dos Serviços

1. Levantamento Planialtimétrico

  • Área de 82.618,30m².

2. Sondagem a Percussão

  • Execução de 7 furos totalizando 48,75m.

3. Estudo de Tráfego

  • Caracterização da região de São Gabriel e entorno.
  • Dimensionamento e simulação do desempenho da malha viária após a implantação do terminal do BRT, considerando também a nova Estação Rodoviária proposta para a região; para a simulação, foram modeladas redes representativas das características físico-operacionais do sistema viário, tanto para as condições atuais quanto para a alternativa proposta, utilizando-se o software TransCAD, acoplado a um sistema de informações geográficas (GIS).
  • Geração de mapas temáticos de fluxo (veículos/h); velocidade média (km/h); densidade (veículos/km); tempo de atraso médio (segundos/km) e tempo de viagem médio (segundos/km).

4. Levantamento Cadastral da Edificação Existente

  • Realização do levantamento cadastral da edificação existente e conferência dos projetos e levantamentos fornecidos pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital –Sudecap.

5. Anteprojeto do Sistema Viário

  • Elaboração do anteprojeto compreendendo projeto geométrico, de terraplanagem, drenagem, sinalização e concordância com as vias adjacentes – 5,7 km em pavimento asfáltico e concreto armado.
  • Para a elaboração do projeto geométrico foram adotados os seguintes critérios para atribuição da velocidade inicial dos trechos viários: pistas expressas – 60km/h; vias semiexpressas – 50km/h; vias do sistema viário principal – 40km/h; sistema secundário e vias locais – 30km/h; vias das áreas externas à região mais densa da RMBH e rodovias – 40km/h a 110km/h.

6. Estudo de Massa e Projeto Arquitetônico

  • Realização de estudo de massa, modelagem 3D em Sketchup BIM e elaboração de comunicação visual e projeto arquitetônico considerando a inserção na paisagem urbana, normas de acessibilidade e de segurança e a legislação municipal, estadual e federal atinentes.
  • Características do projeto:

Área total de construção: 20.063,63m².

Total de pavimentos: 5 pavimentos, cada um com passarelas da Via 240 e Avenida Cristiano Machado em estrutura metálica, totalizando 141,18m².

Pavimento Térreo, totalizando 15.595,42m², com espaço coberto pela estrutura metálica tubular e cobertura termo acústica, utilizado pelas duas plataformas alimentadoras (nível + 0,19), uma plataforma BRT (nível + 0,77) e vias internas (nível - 0,18) para a circulação dos ônibus, áreas ajardinadas, guarita em cada acesso e circulação de pedestres com escadas, escadas rolantes e elevadores que dão acesso ao 2º pavimento.

2º Pavimento (nível + 5,32), totalizando 4.327,03 m², composto por um mezanino com fechamento em guarda-corpo metálico, laje tipo steel deck e duas edificações centrais para apoio aos usuários, e 3 passarelas ligando à Avenida Cristiano Machado, à Via 240 e ao metrô.

Dimensionamento final: 34 linhas alimentadoras com embarque à direita, e 10 linhas troncais, das quais 7 com embarque à esquerda, com uma frequência horária de 350 ônibus, sendo 252 convencionais (comprimento entre 20 m e 32 m), 29 convencionais misto (comprimento entre 28 m e 41 m) e 69 articulados (comprimento entre 33 m e 69 m) totalizando 13 mil passageiros na hora de pico, além de área de estocagem dos ônibus, sendo 15 vagas para articulados e 20 para convencionais ou padrons.

7. Orçamento

  • Levantamento de quantitativos e orçamento do projeto arquitetônico e complementares da edificação da Estação BRT, bem como dos projetos de sistema viário. 


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