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COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
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SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REDUÇÃO DE PERDAS EM ÁREAS DE ALTA VULNERABILIDADE SOCIAL MEDIANTE CONTRATO DE PERFORMANCE VISANDO O AUMENTO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL NA UGR SANTO AMARO. UNIDADE DE NEGÓCIO SUL. DIRETORIA METROPOLITANA
  
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Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: abril de 2016 - em andamento

Descrição do Projeto

A Unidade de Negócio Sul da Diretoria Metropolitana da Sabesp mapeou 4.104 ligações de água em comunidades de alta vulnerabilidade social em sua área de atuação, identificando, em uma abordagem inicial, 2.400 ligações irregulares, 1.454 ligações inativas e 250 ligações com consumo zero. O presente contrato, na modalidade de contrato de performance, tem como escopo obrigatório a recuperação de 47.853 m³/mês de volume micromedido de água por meio de ações de regularização e ativação dessas ligações, supressão de infraestrutura irregular e recuperação de clientes. O prazo total do contrato é de 48 meses, compreendendo a fase de implantação, nos 12 meses iniciais, com a execução do escopo obrigatório; a fase de apuração da performance média, nos 18 meses subsequentes, para acompanhamento do consumo, com remuneração variável; e a fase final de 18 meses para apuração de performance, com remuneração fixa. As atividades abrangem 13 comunidades, totalizando 4.901 domicílios e uma população de 13.713 habitantes.

Descrição dos Serviços

I. COMUNICAÇÃO E APOIO

  • Ação social e de educação ambiental nas áreas de regularização para informar, esclarecer e conscientizar os moradores sobre os benefícios da ligação domiciliar e para obter a adesão à rede de distribuição oficial de água implantada.
  • Ações individualizadas com visitas em 4.901 domicílios para apresentação da proposta de trabalho e cadastramento comercial.
  • Utilização da observação direta nos 4.901 domicílios a fim de compreender o modo de funcionamento da comunidade, problemas, disfunções, etc., e assim direcionar e tornar mais efetiva a abordagem aos moradores.

II. AÇÕES COMERCIAIS

1. Conhecimento da Situação Cadastral: Técnico e Comercial

  • Levantamento de informações em 4.901 domicílios para cotejamento com o Banco de Dados Cadastrais existentes e inspeções estruturais em campo para conhecimento das áreas, das condições construtivas, distribuição dos imóveis condição dos moradores.

2. Ações Comerciais: Prospecções, Negociações, Inspeções e Serviços Diversos

  • Pesquisa, identificação e localização de 1.743 ligações existentes nas comunidades.
  • Pesquisa, identificação e localização de 1.842 ligações inativas existentes nas comunidades e entorno.
  • Pesquisa, identificação e localização de 428 ligações com consumo zero nas comunidades e entorno.
  • Pesquisa, identificação e localização de 2.525 ligações novas nas comunidades e entorno.
  • Acompanhamento sistemático do desenvolvimento dos trabalhos nos 4.901 domicílios com a realização de reuniões com moradores e lideranças locais, assembleias, palestras educativas e dinâmicas de grupo.
  • Estabelecimento de parcerias com órgãos públicos, ONGs e entidades privadas que atuam na área, com a participação das lideranças das comunidades.
  • Elaboração de 4.245 Termos de Adesão ou Termos de Autorização para ligações domiciliares.
  • Verificação da existência da rede intradomiciliar em 4.901 imóveis e orientação sobre a execução dos serviços necessários para a efetivação da ligação.
  • Execução de 870 ligações intradomiciliares de água.
  • Distribuição de material de divulgação do projeto em apoio às ações das equipes de campo e esclarecimento como suporte para a conscientização e o convencimento.

3. Recuperação de Ligações Inativas

  • Avaliação, análise e negociação de débitos pendentes, pagamentos quitados e/ou serviços executados de 1.469 ligações inativas registradas no sistema CSI (Comercial, Serviços e Informações); e para as ligações com débitos, atualização dos valores conforme os procedimentos da Sabesp.
  • Pesquisa junto ao sistema CSI de ocorrências de troca de hidrômetros, corte/restabelecimento de fornecimento de água, supressão de ligação e religação de água das 1.469 ligações inativas.
  • Elaboração de proposta de parcelamento para negociação com os clientes.
  • Avaliação e encaminhamento para tarifa social.
  • Atualização, baixa das 1.469 ligações inativas regularizadas e lançamento dos dados das vistorias no sistema CSI, bem como as reformas das contas e/ou parcelamentos dos débitos.
  • Impressão da primeira parcela e vias do termo de acordo de parcelamento e abertura no sistema CSI das solicitações de religação de água.
  • Acompanhamento do pagamento da primeira parcela dos acordos.
  • Lançamento das informações das ligações e clientes no sistema CSI e encaminhamento para a área responsável para a execução dos serviços.
  • Elaboração de relatórios mensais de acompanhamento dos serviços executados.

4. Consumo Zero (0 m³)

  • Inspeção predial em 428 para levantamento das condições dos imóveis, situação de uso, forma de abastecimento, tipo e capacidade de hidrômetro instalado, leitura de consumo registrado no hidrômetro, análise de consumo das contas de água e esgoto, conforme procedimento e normas vigentes na Sabesp com identificação de possíveis irregularidades.
  • Eliminação de irregularidades encontradas, negociação e regularização de 251 ligações com consumo zero (0 m³).
  • Atualização cadastral de 251 ligações no sistema CSI.

III. AÇÕES OPERACIONAIS

1. Execução de Serviços para Regularização e Recuperação de Clientes e Consumos

  • Assentamento de 628,00 metros de rede de abastecimento de água de diâmetro de 100 mm PVC com reposição do pavimento.
  • Assentamento de 4.675,40 metros de rede de abastecimento de água de diâmetro de 75 mm PVC com reposição do pavimento.
  • Assentamento de 5.550,00 metros de rede de abastecimento de água de diâmetro de 32 mm PEAD com reposição do pavimento.
  • Assentamento de 7.600,00 metros de ramal de abastecimento de água de diâmetro de 20 mm PEAD com reposição do pavimento.
  • Instalação de 1.805 dispositivos de medição - cavaletes domiciliares.
  • Instalação de 1.961 caixas UMA (Unidade de Medição de Água).
  • Instalação de 4.439 hidrômetros de capacidade de 1,5 m³/h.
  • Instalação de 24 válvulas gaveta de diâmetro DN 75 mm, 01 válvula gaveta de diâmetro DN 100 mm e 01 válvula gaveta de diâmetro DN 150 mm.
  • Execução de 19 interligações em redes existentes de interligações em redes existentes de PVC de diâmetro 100 mm.
  • Execução de 2.525 ligações novas.
  • Execução e regularização de 1.469 ligações inativas.
  • Execução e regularização de 251 ligações com consumo zero
  • Atualização cadastral de 2.525 ligações no sistema CSI.
  • Supressão do fornecimento de água na tomada de água.
  • Religação do fornecimento de água.
  • Correção de irregularidades no abastecimento de água (by-pass, ligação direta, ligação clandestina).
  • Projeto executivo para implantação e regularização da rede de abastecimento de água para as comunidades utilizando coletores eletrônicos de dados através do georreferenciamento geográfico (Cadgeo), compreendendo: 4.675,40 metros de rede de abastecimento de água de diâmetro de 75 mm PVC; 628,00 metros de rede de abastecimento de água de diâmetro de 100 mm PVC; 5.550,00 metros de rede de abastecimento de água de diâmetro de 32 mm PEAD; e 4.245 ligações de água.
  • Instalação de macromedidor (medidor ultrassônico de vazão a bateria, junta de desmontagem travada axialmente e demais conexões), conforme projeto executivo aprovado pela Sabesp, compreendendo: DN 100 mm (rede de distribuição) x DN 100 mm (medidor), 01 unidade; DN 80 mm (rede de distribuição) x DN 80 mm (medidor), 04 unidades.
  • Instalação de caixa construída com anéis de concreto armado pré-moldado para abrigo do medidor, incluindo o fornecimento de materiais e mão de obra, conforme projeto aprovado pela Sabesp, nas seguintes dimensões e quantidades: Largura (L) = 1,26 m x Comprimento (C) = 1,26 m x Profundidade (H), 04 unidades.

IV. MONITORAMENTO DE CONSUMO DE ÁGUA PÓS-ATUAÇÃO

1 Acompanhamento de Ligações/Consumo por Meio de Sistema Informatizado de Gestão e Gerenciamento

  • Automatização e controle da sequência dos trabalhos e retorno de todas as ordens de serviços disponibilizadas pela Sabesp.
  • Apoio ao controle e fiscalização pela Sabesp, compartilhando as informações sobre o andamento dos trabalhos, possibilitando a aprovação de serviços e liberação de medições em menos tempo.

2. Acompanhamento de Consumo

  • Acompanhamento do consumo mensal.
  • Combate a irregularidades nas ligações e/ou hidrômetros.
  •  Combate ao consumo clandestino.
  • Combate a vazamentos.


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