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ESTUDOS FUNCIONAIS, PROJETO BÁSICO, PROJETO EXECUTIVO E ESTUDOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS EIA/RIMA PARA AS OBRAS DE PROLONGAMENTO DA AVENIDA CARLOS CALDEIRA FILHO E CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO ÁGUA DOS BRANCOS
  
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Cliente: São Paulo Obras – SPObras

Período: outubro de 2010 - julho de 2014

Descrição do Projeto

O projeto de prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho e canalização do Córrego Água dos Brancos, na região sul da capital paulista, faz parte do Programa de Desenvolvimento do Sistema Viário Estratégico Metropolitano de São Paulo, executado em parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado. O Programa tem como objetivo ordenar o tráfego de passagem, hierarquizar e estruturar o transporte de passageiros e cargas na Região Metropolitana. O projeto para a Avenida Carlos Caldeira Filho prevê a implantação de um corredor que atuará como um novo eixo da região sul, complementando o único eixo existente na região (M´Boi-Mirim). O prolongamento da via atenderá diretamente ao novo Terminal Jardim Ângela, onde deverá chegar a Linha 5 – Lilás do Metrô, cujo traçado, a partir da Estação Capão Redondo, correrá em parte sobre o canteiro central da avenida que comportará o corredor. O projeto prevê uma nova avenida com extensão aproximada de 3,5 quilômetros de fundo de vale pelo traçado do Córrego Água dos Brancos, com a canalização de um trecho de 2,5 quilômetros.

Descrição dos Serviços

1. Serviços de Topografia

  • Levantamento topográfico planialtimétrico e cadastral da área de influência do Projeto, incluindo cadastro de sistemas de drenagem e obras de arte correntes.

2. Serviços Geotécnicos

  • Execução de sondagens a trado e percussão e de ensaios de solo em laboratório.

3. Elaboração de Estudo Funcional

  • Elaboração do projeto funcional de prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho entre a Estrada do M’Boi Mirim e a Avenida Professor Doutor Telêmaco Hyppolito de Macedo Van Langedon, prevendo três faixas de tráfego por sentido, com corredor de ônibus em faixa exclusiva (BRT), implantação de ciclovia junto aos passeios, canalização do Córrego Água dos Brancos, implantação de passagem inferior em concreto armado e compatibilização com o projeto de alargamento e implantação do corredor de ônibus no entroncamento com a Estrada do M’Boi Mirim, adequação aos projetos da SPTrans para o novo Terminal Intermodal Jardim Ângela e monotrilho, ligando à Estação Capão Redondo do metrô.

4. Elaboração dos Projetos Básicos e Executivos do Prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho

  • Estudos hidrológicos.
  • Projeto funcional do traçado.
  • Projeto executivo de corredor de ônibus.
  • Projeto executivo de ciclovia.
  • Projeto geométrico.
  • Projeto de terraplenagem.
  • Estudos geológicos e geotécnicos.
  • Muros de contenção e arrimos.
  • Drenagem e obras de arte correntes.
  • Urbanização e paisagismo.
  • Iluminação pública.
  • Pavimentação.
  • Sinalização e dispositivos de segurança.
  • Galeria técnica.
  • Desapropriação.
  • Remanejamento de interferências.
  • Concepção estrutural da passagem inferior junto à Estrada do M’Boi Mirim.
  • Projeto das estruturas da passagem inferior junto à Estrada do M’Boi Mirim.
  • Projeto de ventilação mecânica e segurança.

5. Elaboração dos Projetos Básicos e Executivos de Canalização do Córrego Água dos Brancos

  • Elaboração de as built das galerias existentes.
  • Inspeção nas galerias.
  • Revisão e atualização dos estudos hidrológicos e hidráulicos das bacias de contribuição.
  • Elaboração de documentos para obtenção de outorga da galeria.
  • Planta de drenagem superficial.
  • Perfis longitudinais das tubulações de drenagem.
  • Dimensionamento das galerias de concreto armado.
  • Parecer geotécnico sobre fundações e escavações de vala a céu aberto.
  • Desenhos de forma e armação da galeria.
  • Projeto de microdrenagem.
  • Projeto de escoamento de valas e fundações.
  • Compilação de dados, cadastros e estudos existentes.
  • Levantamento de informações e exigências dos órgãos ambientais.
  • Avaliação de impactos ambientais.
  • Elaboração de medidas de proteção ambiental.
  • Elaboração de Relatório Preliminar de Avaliação Ambiental.
  • Definição das áreas de influência.
  • Diagnóstico ambiental.
  • Elaboração de medidas mitigadoras e/ou compensatórias.
  • Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental – EIA.
  • Elaboração de Relatório de Impacto Ambiental – RIMA.
  • Licenciamento ambiental.

7. Elaboração de Documentos Técnicos do Projeto Executivo

  • Planilha de quantidades para orçamento.
  • Memorial descritivo global do empreendimento.
  • Relatórios dos Memoriais Descritivos e Justificativos dos Métodos Construtivos.
  • Relatórios de Especificações Técnicas.
  • Memória de Cálculo de Quantidades para Orçamento.

8. Principais Características do Projeto

  • Geometria: duas pistas de 3,5 km com três faixas de rolamento, sendo a faixa direita destinada à circulação preferencial de ônibus e córrego canalizado junto ao canteiro central. Implantação de passagem em desnível (passagem inferior) na Avenida Carlos Caldeira Filho com a Estrada do M’Boi Mirim.
  • Pavimentação: faixas destinadas ao tráfego de veículos em pavimento flexível (CBUQ) e faixas destinadas à circulação em pavimento rígido (concreto armado).
  • Drenagem superficial: adequação à rede existente e novas redes de drenagem com tubulação em concreto armado, captação através de bocas de lobo, em toda extensão do Projeto.
  • Macrodrenagem e canalização do Córrego Água dos Brancos: canalização em uma extensão de 640 m em canal aberto, em concreto armado de seção retangular, com largura de 2 m, entre as estacas 99 e 131; canalização em uma extensão de 1.980 m em canal aberto, em concreto armado de seção retangular, com largura 4 m x 6,5 m de largura e altura variável, sendo a altura da lâmina de água para TR de 50 anos de 2,4 m, entre as estacas 99 e 0; nas travessias sobre o Córrego foram projetadas galerias de concreto armado, com largura igual à seção do canal no trecho e altura variável.
  • Contenções: muro em solo grampeado localizado entre as estacas 46 e 51, com extensão aproximada de 100 m e altura máxima da ordem de 6,95 m; muro na pista direita entre as estacas 5+10 e 10+11, com extensão aproximada de 101 m e altura máxima da ordem de 3,80 m, com solução em cortina atirantada; muro na pista esquerda entre as estacas 8,00 e 12+15,80, com extensão aproximada de 95,80 m, altura máxima da ordem de 6,05 m e solução em terra armada.
  • Estruturas de concreto: no entroncamento da Estrada do M’Boi Mirim com o prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho foi projetada uma passagem inferior do tipo galeria, em concreto armado, com extensão total de 95 m, largura interna de 10,5 m e gabarito entre as lajes de fundo e de cobertura de 6,5 m, seção transversal dotada de uma pista de 8 m de largura, com dois guarda-rodas padrão New Jersey e passeios de emergência de 0,80 m nas laterais; estruturalmente, a galeria tem paredes de contenção lateral formadas por paredes diafragma moldadas no local e lajes de fundo e de cobertura moldadas no local; e ficha da parede da ordem de 6 m.
  • Sinalização: elaboração do projeto de sinalização horizontal, vertical de regulamentação e advertência e sinalização e semafórica para todo o trecho de Projeto.
  • Urbanismo: prevista a implantação de calçadas acessíveis, ciclovia e mobiliário urbano em todo o trecho projetado, totalizando 92.640 m2.
  • Paisagismo: elaboração do projeto paisagístico para toda a extensão do Projeto.
  • Vala técnica: projeção de valas técnicas para passagem das redes de concessionárias de serviços em toda a extensão do Projeto.
  • Remanejamento de interferências: elaboração do projeto de remanejamento de interferências em toda a extensão do Projeto.
  • Projeto de iluminação pública: projeção da rede de iluminação pública em toda a extensão do Projeto.


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