Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
PROJETOS EXECUTIVOS DO SISTEMA DE COLETA E TRANSPORTE DE ESGOTOS DO PARQUE ANHANGUERA E JARAGUÁ – SISTEMA BARUERI. UNIDADE DE NEGÓCIO NORTE. DIRETORIA METROPOLITANA – M
  
voltar



Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: novembro de 2012 - dezembro de 2014

Descrição do Projeto

Os projetos elaborados no âmbito deste contrato vêm complementar e adequar o sistema de esgotamento sanitário dos distritos de Parque Anhanguera e Jaraguá (Sistema Barueri), na Região Metropolitana de São Paulo, de modo a que os esgotos coletados sejam conduzidos para as unidades de tratamento planejadas e/ou existentes. As melhorias e ampliações propostas visam atender a toda população urbana até o ano de 2040. A área de projeto, com uma extensão de 2.953 hectares, situa-se, em sua maior parte, na Bacia do Rio Juqueri, afluente da margem direita do Rio Tietê, junto à encosta da Serra da Mantiqueira, e, em menor parte, na Sub-bacia Pinheiros-Pirapora, drenando para a margem direita do Rio Tietê. As intervenções no Sistema Barueri fazem parte do Projeto Tietê, em execução pela Sabesp, que tem como meta a universalização da coleta e tratamento de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo.

Descrição dos Serviços

I. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL

  • Análise e avaliação dos projetos e estudos existentes.
  • Avaliação técnica e operacional das unidades dos sistemas existentes de esgotamento sanitário (redes coletoras de esgotos, estações elevatórias de esgotos, linhas de recalque das estações elevatórias, ETEs e coletores-tronco).

II. PROJETOS EXECUTIVOS

1. Estudo Demográfico e de Vazões

Projeção populacional e cálculo das vazões máximas horárias de final de plano, com base no Censo IBGE e em dados das concessionárias de serviços; para uma população projetada de 135.069 habitantes em 2040 (108.045 habitantes no Parque Anhanguera e 27.024 no Jaraguá), calculou-se uma vazão final de 389,79 l/s. 

2. Estudos Técnicos, Econômicos e Financeiros e Definição de Alternativas

  • Elaboração de várias alternativas para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) das localidades estudadas, avaliadas sob os aspectos técnicos, econômicos e financeiros.
  • Na análise técnica, foram consideradas a tecnologia empregada, as equipes operacionais necessárias, a flexibilidade operacional, a vulnerabilidade do sistema ao longo da vida útil esperada, os prazos de construção, entre outros aspectos. 
  • Na análise econômico-financeira, foram considerados os investimentos previstos e as despesas de operação de exploração e manutenção durante a vida útil dos componentes de cada alternativa. 
  • Na análise final, foram associadas aos critérios e indicadores de avaliação selecionados as vantagens e desvantagens de cada alternativa, resultando na escolha da melhor solução para o Sistema.

3. Projeto Executivo do Sistema de Coleta e Transporte 

  • Projetos de obras lineares: 2.171,37 m de interligação de rede coletora existente; 10.024,69 m de coletores-tronco; 3.417,55 m de condutos forçados; 7. 723,17 m de linhas de recalque. Dessas tubulações, 2.660,58 m foram projetados para serem construídos por métodos não destrutivos (MND). Para os trechos em MND, foram dimensionados 68 poços de ataque, especificando-se a localização e as respectivas dimensões que variaram de diâmetros entre 4,00m e 6,00m.
  • Projetos para seis Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), considerando-se: poços úmidos com bombas do tipo deslocamento positivo e submersível; instalações hidromecânicas; projeto estrutural; projeto elétrico; instrumentação automação e controle; arquitetura e urbanização; e, drenagem das áreas de implanta.
  • Projetos de 610,54 m de travessias, aéreas e subterrâneas; para as travessias aéreas foram dimensionados blocos e pilares de sustentação e fixação de tubulações; em uma das travessias, ancorou-se a tubulação na estrutura do viaduto existente.

4. Levantamentos Topográficos, Geotécnico e Desapropriações 

  • Levantamentos topográficos com a implantação de pontos de apoio, locados com auxílio de GPS, compreendendo: nivelamento de ruas existentes com cadastros de singularidades e/ou caminhamento de redes das concessionárias de serviço público; levantamento planialtimétrico cadastral de áreas especiais de até 3.000 m2 (11 unidades); levantamento planialtimétrico cadastral de faixas com até 30 m de largura (27,81 km); cadastro de interferências (857 unidades); identificação de propriedades (18 unidades); e sondagens a percussão (1.563,61 m). 
  • Levantamentos fundiários com descrições das áreas para as desapropriações necessárias para a implementação do projeto, contendo: nome da propriedade; área a ser desapropriada; descrição perimétrica da área; nome do proprietário; e demais documentos legais para a efetivação da desapropriação. 
  • Levantamentos geotécnicos com a realização de furos de sondagens a percussão. 

5. Projeto de Fundações e Estruturas 

  • Análises e interpretações das prospecções geotécnicas executadas para a elaboração das seções geológico-geotécnicas e para a elaboração dos pareceres e laudos geotécnicos do projeto. 
  • Nos pareceres e laudos geotécnicos elaborados para as obras lineares foram apresentadas recomendações e soluções indicadas para o escoramento e esgotamento/rebaixamento do nível de água, material de reaterro, fundação, etc., visando a instalação das redes/tubulações previstas. 
  • Nos pareceres e laudos geotécnicos para a implantação das Estações Elevatórias de Esgoto foram considerados, além da questão de fundação das estruturas, aspectos referentes ao sequenciamento executivo das obras geotécnicas. 
  • Os projetos estruturais e fundações, elaborados para as seis unidades Elevatórias de Esgoto e para as três travessias aéreas, foram desenvolvidos para serem executados em concreto, acompanhados dos respectivos desenhos e memoriais de cálculo; foram elaboradas planilhas, incorporadas nos desenhos de formas, indicando o quantitativo de formas, aço e volume de concreto para cada unidade projetada; e foram determinadas as especificações técnicas para a resistência característica do concreto, módulo de elasticidade, cobrimento das armaduras, tipo de cimento e consumo mínimo de cimento por metro cúbico de concreto. 

6. Instalações Elétricas, Instrumentação e Automação

  • Elaboração de projetos elétricos e de automação para as seis unidades Elevatórias de Esgoto, compreendendo: entrada de energia; sistema gerador de emergência; distribuição de força; iluminação geral; energia elétrica predial; diagramas de comando (elétrico e automação); controle e força dos painéis de comando das elevatórias; e sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramento geral. 

7. Orçamento e Especificações Técnicas 

  • Elaboração de pacote técnico englobando: memorial descritivo das obras; memorial de cálculo; planilhas de orçamento; listas e especificações técnicas de materiais, equipamentos e serviços; regulamentação de preços e critérios de medição; cronograma de execução. 

III. ESTUDOS AMBIENTAIS

  • Elaboração do Relatório Ambiental Preliminar (RAP) para obtenção da Licença de Instalação do Empreendimento para o Sistema de Esgotamento Sanitário Barueri (Distritos de Parque Anhanguera e Jaraguá), contendo os seguintes itens, conforme as diretrizes da Cetesb: (i) definição do objetivo do empreendimento; (ii) justificativa; (iii) caracterização dos distritos beneficiados, incluindo a avaliação preliminar das condições sanitárias das áreas urbanas envolvidas; (iv) caracterização das bacias hidrográficas, com identificação dos tipos de uso, a jusante e a montante, e dos possíveis conflitos; (v) diagnóstico das áreas de influência, incluindo a identificação das áreas de conservação, os conflitos com o uso e a ocupação do solo e a análise dos ventos predominantes da região; (vi) identificação dos impactos ambientais e das medidas mitigadoras. 
  • Elaboração de levantamento prospectivo de subsuperfície (Relatório Arqueológico), de acordo com a legislação vigente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para a obtenção da Licença de Instalação.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)