Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ELABORAÇÃO DE PROJETOS EXECUTIVOS PARA A IMPLANTAÇÃO DAS OBRAS DE CANALIZAÇÃO DO CÓRREGO GAMELEIRA E DO SISTEMA VIÁRIO DA AVENIDA VÁRZEA DA PALMA, TRECHO ENTRE RUA RAIMUNDO CORREIA E AVENIDA ANUAR MENHEM, EM BELO HORIZONTE/MG
  
voltar



Cliente: Cimcop S/A – Engenharia e Construções

Período: novembro de 2009 - maio de 2010

Descrição do Projeto

Os projetos elaborados integraram o plano de urbanização do Complexo da Avenida Várzea da Palma, em Belo Horizonte, concebido com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores da área e diminuir o risco de enchentes. As obras compreenderam tratamento de fundo de vale, implantação de bacias de detenção de cheias e de canais de concreto, com implantação de sistema viário, infraestrutura de saneamento, desapropriação de áreas e imóveis particulares, construção de unidades habitacionais, remoção e reassentamento de famílias ocupantes de áreas públicas e particulares sujeitas à inundação. O contrato firmado entre a Superintendência de Desenvolvimento da Capital – Sudecap e a Cimcop Engenharia compreendeu obras de canalização do córrego Gameleira e do sistema viário no entre a Rua Raimundo Correia e a Avenida Anuar Menhem.

Descrição dos Serviços

1. Estudos Hidrológicos

  • Complementação dos estudos hidrológicos elaborados pela Sudecap para a bacia da Avenida Várzea da Palma, Córrego da Gameleira, em um total de 69,20 ha, compreendendo a subdivisão das sub-bacias necessárias para o projeto de drenagem das ruas transversais do trecho.
  • Revisão dos estudos hidrológicos desenvolvidos para a bacia de detenção da Várzea da Palma, com aplicação do Modelo Hidrológico CAbc, correspondendo a uma área total de 476,8 ha.

2. Projeto de Drenagem

  • Elaboração dos projetos executivos de drenagem das ruas transversais à Avenida Várzea da Palma, no trecho compreendido entre a Rua Raimundo Correia e a Avenida Anuar Menhem; apresentação dos projetos em planta, perfil e detalhes para uma extensão total de 1.500 m de redes de águas pluviais, diâmetro de 600 mm a 1200 mm.
  • Elaboração do projeto de drenagem superficial da Avenida no trecho, numa extensão total de 1.200 m.

3. Projeto de Canalização

  • Elaboração do projeto executivo de canalização da Rua Padre Quintiliano Borges, compreendendo uma extensão de 36 m, com seção 1,2x1,2 m em concreto armado.

4. Projeto Geométrico das Bacias de Detenção

  • Estruturação da bacia de detenção da Avenida Várzea da Palma em duas células com funcionamento independente, a primeira célula com área de 1.1420,00 m² e volume de acumulação de 35,72x10³m³, que atenua dos picos de cheias dos córregos da Rua Madri e da Rua Virgílio de Melo Franco; e a segunda célula com área de 1.5480,00 m² e volume de acumulação de 55,30x10³m³, que recebe as águas do Córrego Gameleira.
  • Projeção de sete canais abertos e/ou fechados para o escoamento, junções e lançamentos das duas células da bacia de detenção com seções retangulares em concreto e dimensões variando entre 1,0x1,0 m a 5,0x2,9 m e extensão total dos canais projetados de 1.375 m; o projeto executivo consistiu na elaboração dos projetos geométricos dos canais, compreendendo a definição e detalhamento em planta e perfil  dos respectivos  eixos, junções e transições.

5. Estudo Hidráulico das Bacias de Detenção

  • O sistema hidráulico proposto para as duas células da bacia de detenção – composto pelos volumes de acumulação e vertedouros laterais que contribuem para os reservatórios e respectivos sistemas de extravasão – foi dimensionado e verificado através de modelagem matemática hidrodinâmica, com utilização do Modelo Hec Ras.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)