Cliente: Secretaria Municipal de Habitação
Período: maio de 2012 – maio de 2018
Descrição do Projeto
Os serviços contratados visaram a implantação de ações de mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental, atividades de capacitação para o trabalho e geração de renda e de monitoramento e avaliação destinadas a famílias contempladas em programas da Secretaria Municipal da Habitação. Para a implementação desses programas, a Sehab conta com financiamento governo federal, através do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC, e de outras fontes de nível estadual e municipal. Os núcleos habitacionais beneficiados fazem parte do Programa de Recuperação Ambiental de Mananciais, Urbanização de Favelas e Melhorias Urbanas Guarapiranga e Billings (56.500 domicílios) e do Programa de Urbanização e Regularização de Assentamentos Precários e Irregulares (55.250 domicílios), incluídas ainda as áreas remanescentes do Contrato 018/2008, referente ao Programa PAT Prosanear, Cidade Azul, Jardim Guarani e Tiro ao Pombo (2.160 domicílios).
Descrição dos Serviços
1. Abordagem Inicial
- Construção/ atualização do diagnóstico integrado social, econômico, organizativo, ambiental e urbanístico dos Perímetros de Ação Integrada.
- Mapeamento de informações qualitativas.
- Divulgação do projeto para a população envolvida.
- Reuniões com equipes técnicas envolvidas para planejamento do trabalho.
- Organização e readequação de instrumentais.
- Atualização cadastral, implantação e divulgação à população do plantão social.Apresentação do projeto de intervenção urbanística e social à população.
- Apresentação das diretrizes básicas de remoção e remanejamento às lideranças e comissão de representantes.
2. Participação dos Moradores
- Desenvolvimento de atividades para promover o fortalecimento comunitário por meio do empoderamento de grupos/organizações locais e da constituição de comissões de acompanhamento de obras, conselho gestor, fóruns de participação, e rede de trabalhos.
3. Acompanhamento das Famílias em Frente de Obras
- Ações de orientação, organização encaminhamento e atendimento da população no transcorrer das obras.
- Reuniões de apresentação do plano de obras e cronograma para moradores envolvidos.
- Instrumentalização das famílias na fase obras.
- Planejamento e acompanhamento de todas as atividades voltadas para a remoção e interferências das obras.
- Apresentação das alternativas habitacionais ás famílias de acordo com suas características.
- Estudos de casos.
- Acompanhamento das famílias em atendimento provisório e definitivo.
- Dimensionamento de demandas especiais (idosos e deficientes físicos).
- Plantões de atendimento para esclarecimentos de dúvidas.
- Reuniões para a preparação das famílias que irão compor as unidades habitacionais.
4. Capacitação para a Gestão e Conservação das Melhorias
- Oficinas e encontros para despertar na população uma maior apropriação, preservação e a responsabilidade coletiva nas etapas de pós-intervenção.
- Implantação de programas de educação ambiental e de programas voltados para o estimulo do surgimento dos grupos produtivos.
- Capacitação dos grupos de zeladores ambientais e de agentes multiplicadores para a manutenção das áreas verdes e sensibilização permanente da população quanto ao espaço transformado pelas obras.
5. Articulação Institucional e Parcerias
- Atividades de articulação com redes sociais locais, instituições, órgãos públicos para o estabelecimento de parcerias ao longo de todo o processo de intervenção e de pós-intervenção.
6. Viabilização da Regularização Fundiária
- Encontros e reuniões para esclarecimento população sobre legislação visando com isso preparar a população para a etapa de regularização fundiária.
7. Monitoramento e Avaliação
- Relatórios mensais e semestrais de atividades.
- Treinamento e capacitação permanente da equipe técnica.
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