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COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
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ESTUDOS TÉCNICOS E DE VIABILIDADE ECONÔMICA, SERVIÇOS PRELIMINARES, ANTEPROJETOS, PROJETOS BÁSICOS E EXECUTIVOS REFERENTES À REESTRUTURAÇÃO E REVITALIZAÇÃO AMBIENTAL DOS CÓRREGOS DA BACIA DO RIBEIRÃO ARRUDAS/BH
  
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Cliente: Prefeitura de Belo Horizonte

Período: abril de 2010 - janeiro de 2014

Descrição do Projeto

A Bacia do Ribeirão Arrudas faz parte da Bacia do Rio das Velhas, o maior afluente em extensão do Rio São Francisco. Da nascente do Arrudas, no Município de Contagem, até a foz do Ribeirão, no Rio das Velhas, abrange uma área de 207,64 km². Seu curso d’água principal tem aproximadamente 47 km de extensão, dos quais 37 km somente em Belo Horizonte. O Ribeirão Arrudas é o principal eixo hidrográfico da cidade, e constitui um importante condicionante da ocupação urbana na região. O trecho delimitado para o presente trabalho compreendeu uma área de 121,89 km², entre as nascentes do Córrego Barreiro a montante e a confluência do Ribeirão com o Córrego Tejuco, Avenida Teresa Cristina/Via Expressa. O projeto de reestruturação e revitalização ambiental dos córregos da Bacia do Arrudas e de requalificação urbana de suas áreas de influência atende às diretrizes do Plano Diretor de Drenagem de Belo Horizonte.

Descrição dos Serviços

I. ESTUDOS TÉCNICOS

1. Prognóstico Integrado

  • Levantamento de dados: consulta a estudos, levantamentos, projetos, bases cartográficas georreferenciadas, cadastros de micro e macrodrenagem, e dados referentes a precipitações e equações de intensidade de chuvas para a região; organização de informações referentes aos aspectos físicos da área de interesse, como hidrografia, relevo, vegetação, uso e ocupação do solo e infraestrutura, e regime pluviométrico.
  • Identificação dos principais problemas e potencialidades: diagnóstico geral, a partir da análise de levantamentos, estudos e projetos desenvolvidos anteriormente para as bacias elementares, com o suporte dos modelos matemáticos de simulação hidrológica e hidráulica HEC-HMS e HEC-RAS.
  • Estudo hidrológico: a área das bacias elementares da bacia do Arrudas foi subdividida considerando-se as confluências, principais singularidades hidráulicas e a separação entre trechos com características físicas heterogêneas de um mesmo curso de água; na determinação das áreas impermeáveis, para as condições atuais e futuras, utilizou-se a metodologia que correlaciona padrões de densidade habitacional, observados ou estimados para uma determinada área, com as taxas de impermeabilização esperadas.
  • Estudo hidráulico: a estrutura para a avaliação foi configurada em função dos dados disponíveis e dos objetivos pretendidos; os resultados das avaliações hidráulicas foram apresentados para quatro trechos da Calha do Arrudas, com extensões de canais simulados de 6.299 m, 1.478 m, 3.548 m e 10.365 m; e para córregos afluentes, com 3.600 m de canais simulados.
  • Elaboração de propostas de soluções técnicas para a drenagem, compreendendo 22 grupos de intervenções hidráulicas na área estudada.
  • Determinação de custos das intervenções propostas considerando a Planilha Sudecap e custos índices compatíveis com a etapa dos trabalhos.

2. Estudo de Viabilidade Econômica

  • Montagem dos cenários de planejamento e metodologias de tomada de decisão, identificando-se possíveis conflitos na localização das intervenções, dimensões, interfaces e tendências; e propostas de medidas mitigadoras e/ou de reversão dos conflitos.
  • Análise global dos conflitos compreendendo: definição dos cenários de solução; determinação de custos complementares das propostas; estudos de viabilidade econômica; e elaboração da Matriz Funcional de Prioridades Técnicas e Econômicas, com a ordenação dos grupos de intervenções em função dos custos e dos riscos ambientais.

3. Pareceres Técnicos

  • Estudos de concepção específicos com o objetivo de subsidiar os projetos básicos e executivos de canalização e reservação na Bacia do Arrudas, incluindo-se, nesta fase, dois novos grupos de intervenções: Córrego Bonsucesso e Córrego dos Pintos.
  • Reservatório do Bairro das Indústrias: concebido para compor o grupo de intervenções prioritárias, necessárias para auferir níveis adequados de garantia e proteção contra cheias na bacia do Ribeirão Arrudas; consiste na reservação dos deflúvios a montante para aliviar uma área urbana de forte densidade a jusante; proposta final de um reservatório linear de 874,7 m de extensão, área inundável de 2,16 ha e volume aproximado de 100.000 m3.
  • Córrego dos Pintos: após o diagnóstico e análise do projeto de duplicação do trecho final do Córrego dos Pintos, foi proposta a ampliação da galeria desse córrego em uma extensão de 1.200 m e dimensões de 3,00m x 2,50m.
  • Córrego Bonsucesso: avaliação do projeto apresentado pela Prefeitura de duplicação do bueiro existente e instalação de uma galeria celular em concreto com dimensões de 5,30 m x 2,00 m, e canalização do córrego, com traçado proposto de 3.068,80 m.
  • Avenida Magi Salomon: avaliação e formulação de propostas de intervenção para a solução dos alagamentos no trecho final da galeria do Córrego Magi Salomon; proposta final de separação de contribuições a montante do Canal da Avenida e instalação de uma rede de drenagem com extensão de 65,36 m.
  • Bacia de Detenção do Bairro Calafate: elaboração de estudos hidrológico-hidráulicos complementares e apresentação dos resultados obtidos para o dimensionamento final do reservatório, estruturas de controle de vazão e nível d’água; e avaliação da frequência e eficiência de atuação da Bacia em situações climáticas rotineiras, com chuvas típicas anuais e inferiores às chuvas de projeto. As estruturas hidráulicas propostas foram: (i) abertura de 15 janelas laterais com seção de 6,50 x 1,70m, entre estroncas do canal; (ii) canal lateral com seção retangular em concreto armado, dimensões de 5,0 m x 5,5 m e extensão de 419,20 m, para receber os volumes excedentes do escoamento do Arrudas conduzindo-os até a bacia de detenção Calafate, através de um túnel; (iii) projeção de um túnel, na continuidade do canal lateral, com seção abobadada de 5,60 x 5,50 m por uma extensão de 141,20 m sob as linhas do metrô; (iv) projeção de uma estrutura para a dissipação de energia do lançamento na bacia de detenção, composta de canal de derivação com 12 m de extensão e outro canal com 10 m de extensão sem as paredes laterais e uma descida d’água com degraus de 7,50 m de extensão com três direcionamentos para a cota de fundo da bacia de detenção; (v) projeto da bacia de detenção lateralmente ao canal do Arrudas em sua margem direita, com volume de acumulação de 672.204 m3.

II. EIA-RIMA

  • Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) compreendendo: Informações Gerais; Descrição do Empreendimento; Área de Influência; Diagnóstico Ambiental (Meio Físico; Meio Biótico; Meio Antrópico); Qualidade Ambiental; Impactos Ambientais; Proposição de Medidas Mitigadoras; Programa de Acompanhamento e Monitoramento dos Impactos Ambientais.

III. TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA DA SUDECAP

  • Treinamento e capacitação da equipe técnica com carga horária de 32 horas para o modelo hidrológico e 44 para o modelo hidráulico, realizado em parceria com o Departamento de Hidrologia e Hidráulica da Universidade Federal de Minas Gerais.

IV. PROJETOS

1. Estudos Topográficos

  • Levantamento planialtimétrico de vias especiais, totalizando 1,39 km; levantamento planialtimétrico de vias comuns, 1,83 km; levantamento planimétrico de vias especiais, 0,57 km; levantamento planimétrico de vias comuns, 0,27 km; levantamento planialtimétrico de áreas, 144.217,45 m².

2. Estudos Geotécnicos

  • Sondagens a percussão num total de 1.870,23 m de perfuração.
  • Sondagem a trado com 4 furos de 12 m de perfuração e ensaios de caracterização para todos os furos: limite de plasticidade, limite de liquidez, teor de umidade natural, granulometria por peneiramento, compactação de proctor intermediário e ensaio de CBR ou ISC com três corpos de prova.
  • Sondagem rotativa com 4 furos ao longo do trecho do túnel proposto e perfuração de 94,1 m de solo, 20 m com coroa de widia e 0,90 com coroa adiamantada.
  • Realização de 29 ensaios de densidade in situ.

3. Estudos de Alternativas

  • Proposição de seis alternativas da geometria da solução para escavação do volume e reestruturação do sistema viário para a implantação da bacia de detenção do Calafate, considerando-se a necessidade de retenção de 600.000 m³.

4. Projeto Geométrico

  • Elaboração dos greides de alteração e complementação do sistema viário do entorno da bacia de detenção e a interseção e ramos da Via 210, das vias de acesso do Reservatório do Bairro das Indústrias e do entorno da Bacia do Túnel Camarões, totalizando 43,08 km.

5. Projeto de Terraplenagem

  • Elaboração dos projetos de terraplenagem das vias e do contorno das bacias e reservatório, com ciclovia e pista de cooper, totalizando 45,13 km.

6. Projeto de Canalização

  • Elaboração dos greides de fundo dos canais e galerias, totalizando 5,66 km.

7. Projeto de Drenagem

  • Elaboração das redes de drenagem das vias transversais aos empreendimentos, totalizando 2,66 km.

8. Projeto Geométrico de Contenção

  • Elaboração de 14 pranchas de desenho em formato A1.

9. Projeto Estrutural de Obras Especiais

  • Elaboração de 55 pranchas de desenho em formato A1, sendo 25 pranchas correspondentes ao projeto executivo da barragem de concreto com base de 36,5 x 32 m e altura de 9 m, vertedor de concreto e 5 canais de saída; e elaboração de projeto executivo de uma barragem de terra com corta-rio para proteção da torre de transmissão da Cemig.

10. Projeto de Interseção Especial

  • Elaboração de 10 pranchas em formato A1.

11. Estudo Hidráulico de Canal Existente

  • Avaliação da suficiência de 12,50 km de canais e galerias existentes.

12. Projeto Paisagístico

  • Elaboração de 18 pranchas de formato A1.

13. Projeto de Pavimentação

  • Elaboração dos do projeto de pavimentação de 1,42 km de vias, coletoras e locais.


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