Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO URBANÍSTICO E SOCIOAMBIENTAL E ELABORAÇÃO DE PROJETOS EXECUTIVOS PARA URBANIZAÇÃO DA COMUNIDADE SÃO JOSÉ EM NITERÓI/RJ
  
voltar



Cliente: Prefeitura do Município de Niterói

Período: janeiro de 2015 - abril de 2018

Descrição do Projeto

As intervenções na comunidade São José fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. O objetivo do Programa é garantir melhores condições de vida aos moradores de aglomerados subnormais. A área total do estudo objeto do presente contrato é de 2.403 ha, sendo a área de intervenção delimitada em 36,2 ha. A localidade apresenta topografia acidentada, com ocupações em locais de declive acentuado e áreas de mata, além de apresentar em seu eixo principal uma via ligação importante ao Município. No início do Programa a população na comunidade era de aproximadamente 4.700 pessoas (1.446 famílias). O trabalho realizado consistiu na elaboração do diagnóstico socioeconômico e urbanístico, anteprojetos e projetos executivos, compreendendo: Drenagem Pluvial; Sistema Viário; Energia Elétrica e Iluminação Pública; Contenção de Encostas; Equipamentos Comunitários; Coleta de Resíduos Sólidos; Mobiliário Urbano; e Arquitetura e Complementares de Unidade de Educação Infantil; e Conjunto Habitacional.

Descrição dos Serviços

I.DIAGNÓSTICO

1. Macrodiagnóstico Urbanístico e Socioambiental das Áreas Circunvizinhas

  • Aspectos espaciais, ambientais, sociais, econômicos e culturais, disponibilidade de infraestrutura, equipamentos e serviços urbanos, em um raio de extensão de 500 metros para todos os sistemas e de 2.000 metros para sistema de transporte e equipamentos urbanos.

2. Diagnóstico Local Urbanístico e Socioambiental

  • Localização e situação; sistemas de água, esgoto e drenagem pluvial; manejo de resíduos sólidos; acessibilidade (sistema viário, transporte público e sinalização viária); iluminação pública; contenção de encostas; sistema de comunicação; equipamentos sociais e serviços; sistema de meio ambiente; mobiliário urbano; situação fundiária; população; histórico de ocupação e aspectos culturais; organização comunitária; e levantamento preliminar de relocações de famílias.

3. Estudo Demográfico

  • Projeção populacional da comunidade e suas subáreas para o horizonte de 15 anos.

4. Oficina Pública

  • Apresentação do resultado do Diagnóstico para representantes das secretarias e instituições municipais com interesses no projeto.

II. ANTEPROJETOS

  •  Elaboração de propostas iniciais de projetos:(metodologia, partido urbanístico da proposta e seus objetivos específicos), baseadas em estudos desenvolvidos nos diagnósticos urbanísticos e socioambientais.
  • Apresentação dos projetos a stakeholders da comunidade São José, representantes das secretarias e instituições municipais e ao prefeito, bem como aos representantes e técnicos do BID em missões de projeto.

III. PROJETOS EXECUTIVOS

1. Realização dos Serviços Preliminares para Elaboração dos Projetos Executivos Detalhados

  • Topografia: levantamento cadastral e planialtimétrico das vias e acessos da comunidade e de terrenos de interesse ao projeto, totalizando 362.740,4 m².
  • Sondagem: foram realizados 68 furos de sondagem, sendo 54 de sondagem a percussão (103 metros) e 14 de sondagem rotativa (135 metros).

2. Elaboração de Projeto Executivo Englobando as Seguintes Disciplinas:

  • Drenagem Pluvial: (i) Estudo hidrológico completo da área de intervenção, adotando o Método Racional, equação de chuvas intensas de Sabóia Lima-RJ e tempo de recorrência (TR) de 25 anos; (ii) Estudo hidráulico com uso do modelo HEC-RAS e HEC-HMS; o projeto final definido foi o de implementação de estruturas novas, com 6.443 m de extensão total, sendo 3.930 m de extensão de rede subterrânea, 2.039 m de extensão de escada hidráulica e 474m de extensão de canal aberto de concreto, 113 poços de visita e 25 caixas de ligação.
  • Sistema Viário e de Acessibilidade: projetos de construção, ampliação e melhoramento do sistema viário e cicloviário, dos acessos e vias da comunidade, numa extensão total de 5.286 m e projeto de travessia elevada para pedestres sobre curso d'água (12 m2).
  • Contenção de Encostas e Geotecnia: estabilização de solos e taludes e reflorestamento para o controle de erosão em 18 locais, onde foram adotadas como soluções contrafortes em concreto armado chumbados para estabilização de dois blocos rochosos e 70 m de extensão de barreira dinâmica (280 m2).
  • Iluminação Pública: estudo luminotécnico, com análise de efeito zebra e projeto de iluminação pública.
  • Plano de Demolições e Levantamento Fundiário: cadastramento de 69 famílias a serem realocadas e medição manual das edificações a serem demolidas; pesquisas em cartórios de registro de imóveis e nos arquivos da Secretaria de Urbanismo referentes às edificações com previsão de demolição total e em terrenos para construção de edificações (unidade de educação infantil e unidades habitacionais).
  • Equipamentos Comunitários: praça com 1.200 m2, equipada com academia para terceira idade, rink multiuso, parque infantil, pista de caminhada e área de convívio; praça 450 m2, equipada com parque infantil e área de convívio; praça com 110 0m2, equipada com quadra poliesportiva, área de convívio e bicicletário; Unidade de Educação Infantil (projeto arquitetônico e complementares) com capacidade para 100 crianças de 3 a 6 anos.
  • Unidades Habitacionais: conjunto composto de quatro edificações com cinco pavimentos cada, totalizando 80 apartamentos, área por bloco de 1.283,67 m2 e área total a ser construída 5.046,71m2; área de estacionamento com vagas; guarita; área de lazer coberta; playground; sala para o síndico e abrigo para resíduos sólidos. Todos os projetos foram elaborados em plataforma BIM - Modelagem da Informação da Construção, com nível de desenvolvimento ND400.
  • Resíduos Sólidos: contêineres para acúmulo de resíduos, carros de transporte manual de lixo e ferramentas para a limpeza urbana local.
  • Projeto Urbanístico: sete baias para parada de transporte público coletivo; especificação de bancos, lixeiras e bicicletários em áreas de convívio; requalificação de vias, calçadas, escadas e patamares, instalação de peitoris e corrimãos de segurança; arborização do sistema viário com colocação de 116 novas árvores e remoção de 32 árvores para desobstrução de passeios e abertura de vias.
  • Estudo de Delimitação de Faixas Marginais de Proteção: faixas Non Aedificandi dos corpos hídricos da comunidade São José para o licenciamento da obra junto aos órgãos competentes.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)