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REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA NAS DEPENDÊNCIAS DE ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO – FASE II
  
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Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: dezembro de 2013 - em andamento

Descrição do Projeto

Desde 1996, a Sabesp vem realizando intervenções para redução do desperdício de água em edifícios da administração direta localizados na Região Metropolitana de São Paulo, no âmbito do Programa de Uso Racional da Água – PURA. Em 2008, mediante acordo firmado com a Secretaria de Estado da Educação, o Programa começou a ser implantado em escolas da rede pública. Os serviços contratados abrangem 71 unidades e consistem na detecção e correção de vazamentos em tubulações e reservatórios, substituição de equipamentos existentes por aparelhos economizadores, implantação de sistema de gestão de consumo por telemedição e ações educativas para conscientização dos usuários sobre a necessidade de mudança de hábitos em relação ao uso do recurso.

Descrição dos Serviços

1. Levantamento Inicial de Informações

  • Levantamento inicial em 71 unidades escolares para identificar prioridades em função do maior potencial de redução de consumo de água, incluindo: dados institucionais dos imóveis, volume consumido, população usuária, período de funcionamento, atividades, hábitos de consumo, pontos de consumo (equipamentos e máquinas existentes) e principais características, existência ou não de fontes alternativas de abastecimento e caracterização física da edificação.
  • Elaboração do plano de intervenções, compreendendo pesquisa e correção de vazamentos e adequação ou substituição de equipamentos convencionais por equipamentos economizadores de água.
  • Elaboração de relatórios sobre consumo per capita correspondente à edificação e definição da meta de redução de consumo.

2. Pesquisa e Correção de Vazamentos

  • Pesquisa de vazamentos não visíveis em 67 unidades, em trechos compreendidos entre hidrômetros e reservatórios, inclusive derivações, compreendendo 20,1 km de tubulações enterradas.
  • Pesquisa de vazamentos na rede de distribuição predial em 67 unidades, entre reservatórios e pontos de consumo.
  • Testes de estanqueidade em reservatório acima de 5.000 litros em 88 unidades.
  • Testes de estanqueidade em reservatório até 5.000 litros em 69 unidades.

3. Adequação Predial: Necessidade de Equipamentos de Baixo Consumo e Substituição

  • Medição de pressão em vários pontos da rede e troca de aparelhos existentes por equipamentos de baixo consumo onde necessário.
  • Fornecimento e instalação dos aparelhos e acessórios.

4. Sistema de Gestão de Consumo por Telemedição

  • Inspeção em cavaletes e adequação para a instalação de hidrômetros equipados para telemetria, com a colocação de porta metálica em tela galvanizada com fio 14 e malha quadrada de 1”, incluindo a instalação dos instrumentos (hidrômetro e URWA).
  • Fornecimento da Unidade Remota Wireless de Automação (URWA), do chip de comunicação, e assistência técnica.
  • Fornecimento de software e licenças.
  • Integração com o sistema de telemedição da Sabesp, incluindo a configuração da conexão entre a rede de dados da Sabesp e a operadora.
  • Serviço de manutenção corretiva e preventiva do sistema (equipamentos, comunicação de dados e integração) por 24 ou 30 meses, com equipes de campo em número suficiente para cumprir o SLA de 48 horas.
  • Suporte com o monitoramento da solução (equipamentos, comunicação de dados e integração com o SCOA Sabesp) em regime de 8x5 por 30 meses.
  • Fornecimento da APN privada.
  • Fornecimento de VPN IPSEC para conexão entre as redes da Sabesp e da operadora de celular.
  • Treinamento de profissionais das escolas contemplando todas as funcionalidades do Sistema de Telemedição da Sabesp.

5. Mobilização, Deslocamento, Remoção de Entulho

  • Elaboração da logística dos trabalhos e agendamento das atividades em 67 unidades.
  • Compra, controle e logística dos materiais e insumos.
  • Acompanhamento técnico das obras.
  • Inutilização das bacias sanitárias removidas para evitar futuros usos e disposição em um local aprovado pela Secretaria.
  • Retirada e entrega dos metais removidos para administração do local.
  • Elaboração de relatórios das atividades realizadas.
  • Assistência técnica e verificação de regulagens no mínimo uma vez por mês.

6. Elaboração de Relatórios de Acompanhamento de Resultados

  • Elaboração de relatório conclusivo para 67 unidades, com as ações realizadas em cada RGI considerando todas as ações realizadas, resultado obtido e eventuais propostas de melhoria necessárias para o bom andamento do Programa.

7. Atividades Educacionais, Capacitação e Sensibilização

  • Execução de Programa de Educação Ambiental em 171 unidades, compreendendo ações de conscientização para a utilização correta do recurso hídrico, mudanças de hábitos e eliminação de vícios e desperdícios.
  • Capacitação de pessoas-chave para atuarem no planejamento, acompanhamento dos resultados, metas, ações e divulgação: gestores (direção e/ou coordenadores); controladores da água (funcionários indicados pela administração); coordenadores pedagógicos (professores).


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