Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
CONSULTORIA ESPECIALIZADA REFERENTE À AGILIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE APROVAÇÃO DE LOTEAMENTOS E OBRAS NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
  
voltar



Cliente: Prefeitura Municipal de Florianópolis  

Período: dezembro de 2006 - setembro de 2009

Descrição do Projeto

Os serviços executados no âmbito deste contrato inserem-se no conjunto de ações promovidas pela Prefeitura de Florianópolis com recursos do Programa Habitar Brasil BID/Desenvolvimento Institucional. O Programa, coordenado pelo Ministério das Cidades, tem como objetivo contribuir para elevar os padrões de habitabilidade e de qualidade de vida de famílias de baixa renda residentes em assentamentos subnormais, bem como estimular os governos municipais a desenvolver esforços para atenuar os problemas dessas áreas, tanto nos efeitos como nas causas. Em Florianópolis, os programas habitacionais em execução por meio do Programa HBB/BID compreendem a regularização fundiária e obras de infraestrutura urbana, construção de novas moradias e de ações de recuperação ambiental. Os serviços contratados consistiram na revisão e adequação dos procedimentos adotados pela Prefeitura para aprovação de loteamentos e obras de forma a agilizar e viabilizar os projetos em andamento.

Descrição dos Serviços

1. Diagnóstico dos Procedimentos Atuais

  • Realização de um amplo diagnóstico das práticas e procedimentos adotados pela Prefeitura, tendo em vista o exame e aprovação de projetos de loteamentos e edificações, a concessão de alvarás de construção e de habite-se.
  • Visitas aos órgãos da Prefeitura envolvidos com os procedimentos de aprovação de loteamentos e obras, com intuito de identificar todas as etapas e, posteriormente, propor alternativas para agilizar o processo.
  • Identificação das informações disponibilizadas para o público; os fluxos administrativos e suas deficiências; relação dos setores envolvidos e de prazos; situações de análise confrontantes, das instâncias de decisão e dos recursos que cabem aos cidadãos.

2. Formulação de Proposta Alternativa

  • Formulação de proposta alternativa, em nível preliminar, visando a modernização, desburocratização e melhoria dos procedimentos aplicados.
  • Análise de alternativas ponderadas e indicação da mais adequada para o caso específico de Florianópolis, definindo os agentes responsáveis pela aprovação e fiscalização das normas aprovadas; para determinação da alternativa mais adequada foram realizadas reuniões entre a consultora, a Prefeitura e a sociedade civil (Sinduscon, CREA).

3. Compatibilização da Alternativa

  • Apresentação da alternativa preliminar para a equipe técnica da Prefeitura no seminário da Política Habitacional de Florianópolis, com a participação dos órgãos da Prefeitura envolvidos no processo de aprovação de loteamento e obras, órgãos estaduais e representantes da sociedade civil.

4. Detalhamento da Alternativa Escolhida

  • Foco no empreendedor: transferência de responsabilidades da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos para outro o próprio empreendedor, que deverá agregar atribuições no desenvolvimento das atividades, de modo a influenciar diretamente no andamento do processo.
  • Informatização de processos, de modo a possibilitar a consulta de viabilidade, o processo de aprovação de projetos e o acompanhamento da tramitação dos projetos online.
  • Enquadramento de solicitações de acordo com suas finalidades e características, através de dois grupos propostos: (1) Consulta e (2) Solicitação.
  • Comissão Integrada para Análise de Projetos Especiais, que será responsável pela análise dos chamados projetos especiais, que compreendem tanto os empreendimentos de interesse social quanto os empreendimentos de grande impacto no município.

5. Migração de Dados Eletrônicos do Sistema DAU para o Sistema CPA

  • Estudo do Sistema CPA, desenvolvido aplicando a ferramenta UML, envolvendo as classes do sistema de consulta de viabilidade e a relação entre as mesmas, com o objetivo de identificar o comportamento do sistema e a forma como os dados do banco são acessados.
  • Estudo do Sistema DAU, em uso pela Prefeitura, quando ao funcionamento, com foco na estrutura da base de dados, nas relações entre as tabelas e nas chaves.
  • Estabelecimento do Plano de Migração.

7. Implantação de Sistema Automatizado

  • Análise do sistema em uso pela SMDU e proposição de melhorias tais como: disponibilização do sistema na web para possibilitar o acesso aos demais órgãos públicos; aumento da capacidade de processamento e armazenamento de dados; melhora dos padrões de segurança; melhora dos padrões tecnológicos; desenvolvimento do sistema Controle de Projetos Aprovados - CPA, em todas as suas etapas, levando em consideração o sistema em uso.
  • Elaboração teórica do software (algoritmo), consolidada no Documento de Análise de Sistema de Software que especifica a situação atual e o sistema proposto em todos os seus detalhes: Análise da Situação Atual; Diagrama de Processo do Negócio; Requisitos do Sistema; Casos de Uso do Sistema; Diagrama de Sequência de Telas; Diagrama de Classes; Diagrama Entidade-Relacionamento; Diagrama de Deployment; Documento de Recomendações Técnicas.
  • Elaboração do software para subsidiar a atividade da SMDU na aprovação de projetos de: construção com menos de 70,00 m²; construção de residência; construção de prédio; construção de comércio; legalização de construção; substituição de projeto com acréscimo de área; desmembramento; alinhamento de muro; habite-se para residência; demolição; reforma e acréscimo; reforma simples.

8. Capacitação dos Técnicos da Prefeitura para a Operacionalização do Programa Computacional



voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)