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PROJETOS DE ROTAS DE ATENDIMENTO AO SERVIÇO DE COLETA DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES PÚBLICOS DO GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL COM ATUALIZAÇÃO DA BASE DE DADOS GEORREFERENCIADOS
  
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Cliente: Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF – Adasa

Período: agosto de 2010 - fevereiro de 2011

Descrição do Projeto

Os serviços executados no âmbito deste contrato fazem parte do Programa Brasília Sustentável, financiado pelo Banco Mundial, que tem como objetivo assegurar a qualidade dos recursos hídricos do Distrito Federal e entorno, promover a melhoria da qualidade de vida da população e a gestão sustentável do território. O objetivo final dos serviços é a definição de roteiros para a coleta dos resíduos sólidos produzidos por órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal, que terão que terão como destinação final o galpão de triagem dos Catadores do Aterro do Jóquei. A área de abrangência dos trabalhos compreendeu as 30 Regiões Administrativas que constituem o território do Distrito Federal. Para o desenho das rotas foi selecionada uma amostra representativa dos 1.125 órgãos e entidades públicos cadastrados na base de dados georreferenciados, atualizada e adaptada aos objetivos do projeto.

Descrição dos Serviços

1. Atualização do Cadastro dos Órgãos e Entidades Públicos do Governo do Distrito FederalGDF

  • Atualização e adequação aos objetivos do Projeto do Cadastro de Órgãos e Entidades Públicas do GDF, disponibilizado pela UGP Brasília Sustentável, compreendendo: (i) nome do estabelecimento; (ii) endereço; (iii) nome do responsável pelo serviço de limpeza; (iv) realização ou não da separação dos resíduos sólidos orgânicos e secos; (v) entidade de coleta dos resíduos.
  • Consolidação do cadastro totalizando 1.125 órgãos e entidades públicos: 640 escolas, 52 agências bancárias (Banco de Brasília – BRB) e 433 órgãos administrativos.

2. Elaboração de Cadastro Georreferenciado

  • Georreferenciamento dos dados coletados utilizando o Sistema de Informação Territorial e Urbana do Distrito Federal, disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e do Meio Ambiente, resultando em 19 mapas com a localização dos órgãos levantados nas 30 Regiões Administrativas.

3. Seleção de Amostragem dos Órgãos Representativos para Levantamento Gravimétrico in loco

  • Seleção de amostragem de órgãos representativos utilizando o método probabilístico por amostra casual estratificada, considerando as seguintes categorias ou tipo de órgãos públicos: (i) instituição de ensino; (ii) agências bancárias; (iii) órgãos de administração e segurança e concessionárias (órgãos de administração direta, empresas públicas, autarquias, órgãos da Secretaria de Segurança Pública).
  • Estratificação dos grupos de acordo com a localização, segundo cada uma das 30 Regiões Administrativas.
  • Seleção dos órgãos e entidades a serem visitados e entrevistados durante a fase de pesquisa in loco observando-se dois critérios: (i) o órgão ou entidade já efetua a separação entre lixo seco e orgânico em sua rotina; (ii) o órgão ou entidade demonstrou interesse no Projeto durante a primeira fase de pesquisa.
  • Consolidação do grupo amostral formado por: 51 instituições de ensino; 33 órgãos administrativos e 4 agências bancárias.

4. Levantamento Gravimétrico in loco da Amostra Representativa

  • Levantamento in loco nos órgãos e entidades constitutivos da amostra representativa para pesagem dos resíduos sólidos recicláveis gerados em um dia de funcionamento normal.

5. Elaboração de Projeto dos Roteiros de Coleta

  • Estimativa do volume de lixo a ser coletado com base nos dados apurados no levantamento gravimétrico.
  • Dimensionamento da frota de serviços com base na estimativa dos volumes de resíduos a serem coletados.
  • Definição das freqüências de coleta com base na estimativa de volumes produzidos e da capacidade de carga dos veículos escolhidos.
  • Definição dos itinerários de coleta, consideradas as variáveis anteriores e utilizando-se as ferramentas de geoprocessamento (Programa Arc Gis 9.2).


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