Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp
Período: abril de 2014 - junho de 2019
Descrição do Projeto
O Sistema Produtor São Lourenço foi construído com o objetivo de aumentar a oferta de água tratada para as áreas oeste e sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. O empreendimento foi viabilizado por uma parceria público-provado. A capacidade nominal de produção do Sistema é de até 6.400 litros por segundo. A água é captada na represa Cachoeira do França, no Município de Ibiúna, e percorre uma distância de cerca de 83 km de adutora, tendo como componentes a adutora de água bruta, estação de tratamento de água (ETA), unidades de reservação de água bruta e tratada, adutoras de água tratada e redes de distribuição. Um desnível de mais de 300 metros é superado entre a captação e a ETA por meio de bombeamento em duas etapas (baixa carga e alta carga). Os serviços objeto deste contrato foram prestados na fase de execução das obras, nas quais foram investidos R$ 2,21 bilhões.
Descrição dos Serviços
1. Gestão Metodológica
Manutenção do Sistema de Informação da Metodologia para Gestão de Programas e Empreendimentos da Sabesp.
Elaboração e manutenção do Plano de Gestão do Programa de Obras.
Elaboração do planejamento global, análise dos desvios, proposição de correções de rumo e suporte à Sabesp nas reuniões de avaliação com a Sociedade de Propósito Específico (SPE).
Elaboração e atualização dos processos, relatórios, cronogramas e documentos integrantes das metodologias de gestão de programas e de empreendimentos utilizando a ferramenta EPM - Enterprise Project Management.
Realização de reuniões periódicas de acompanhamento do Programa de Obras com a Sabesp.
Elaboração de apresentações e relatórios para a Sabesp, secretarias de Estado e outros públicos externos.
Criação de canal de comunicação para relacionamento com a SPE e as empresas contratadas.
Elaboração de análise mensal do andamento do Programa de Obras.
Gestão das informações das várias frentes de obras.
Atualização de controles dos marcos contratuais e de gestão estabelecidos com a SPE.
Coleta e controle de informações para a execução da gestão do Programa de Obras;
Elaboração de relatórios e demais instrumentos de governança do Programa de Obras.
Acompanhamento do processo de obtenção das outorgas a cargo da Sabesp e da contratação de energia elétrica para as diversas unidades componentes do Sistema.
Acompanhamento do processo de implantação das compensações ambientais a cargo da Sabesp.
Execução dos serviços relacionados à elaboração/acompanhamento do empreendimento em software georreferenciado a partir da locação das obras (coordenadas GPS).
Acompanhamento das questões relacionadas aos processos de licenciamento ambiental.
Estabelecimento de fluxo de ações para atender às demandas de visitas ao empreendimento.
Estabelecimento de fluxo de ações para o processo de análise dos desenhos as built e documentações do Databook.
2. Supervisão de Obras
Apresentação do plano de supervisão com programação de pessoal, respectivas atividades e padrões a serem seguidos.
Veto ou aprovação junto à SPE dos serviços realizados e/ou encaminhados.
Notificação de ocorrências de não conformidades ou imperfeições nos serviços realizados.
Acompanhamento do processo e realização de inspeções de projetos básicos e executivos, especificações técnicas, termos de referência, estudos técnicos, qualificação de fornecedores e desenhos de fabricação propostos pela SPE.
Acompanhamento de inspeções de todos os processos do Sistema (adução, reservação, tratamento de água e do lodo, etc.), bem como dos equipamentos mecânicos, hidráulicos, elétricos e de instrumentação e controle, por meio de testes de comissionamento.
Acompanhamento e realização de inspeções de peças, especificações, listas de materiais, amostras e/ou modelos exigidos para a execução das obras.
Acompanhamento de inspeção dos materiais mecânicos, hidráulicos e elétricos.
Acompanhamento do mapa pluviométrico das frentes de serviços.
Análise e monitoramento dos planos de gestão de tráfego e de aquisição.
Elaboração de documentação escrita e fotográfica de todas as atividades das frentes, incluindo a parte civil, hidromecânica e elétrica.
Análise do Planos de Ação de Emergência e do Plano de Gerenciamento de Risco elaborados pela SPE.
Acompanhamento do cumprimento das normas e procedimentos de controle ambiental.
Análise de conformidade das especificações técnicas dos equipamentos dos fornecedores contratados pela SPE.
Análise dos desenhos as built e documentações do Databook.
3. Auditoria da Garantia da Qualidade
Análise e aprovação dos Planos da Qualidade propostos pela SPE para execução das obras.
Elaboração de Plano de Auditoria periódica.
Elaboração de Listas de Verificação Padrão para cada tipo de plano abrangido pela auditoria.
Realização de gestão das ocorrências e avaliação de todas as auditorias.
Acompanhamento das não conformidades até solução final.
Orientação da equipe de supervisão da execução quanto à segurança e saúde do trabalho nas frentes de obras e serviços.
Acompanhamento do cumprimento das normas de controle ambiental.
Elaboração de Planos de Auditoria mensais.
Auditoria do Plano da Qualidade.
Auditoria do Plano de Segurança e Saúde do Trabalho.
Auditoria do Plano Ambiental.
Auditoria de Controle Tecnológico dos Materiais e realização de serviços de controle tecnológico para comprovação dos ensaios realizados.
Auditoria de Controle Geométrico e Topográfico.
Auditoria de Instrumentação Geotécnica e Estrutural.
Acompanhamento da situação das inspeções de juntas soldadas, montagem de tubulações em aço, revestimentos e pinturas.
Atendimento das demandas da empresa de auditoria oficial da Sabesp
Gestão do fluxo de ações e responsabilidades para o processo de análise e aprovação dos desenhos as built e documentações do Databook.
4. Gestão do Contrato de Concessão
Suporte técnico à Sabesp nas questões relacionada ao contrato de concessão com a SPE.
Elaboração de documentação, acompanhamento do processo e gestão de pleitos e demandas decorrentes do contrato de concessão com a SPE.
Gestão, controle e análise dos documentos emitidos entre Sabesp e SPE.
Gestão e controle da documentação comprobatória das ações da Sabesp e da SPE, das entregas e das obrigações contratuais.
Acompanhamento e orientação às equipes de Supervisão da Execução, Auditoria, Gestão Metodológica e da Sabesp para comprovação das entregas e das obrigações contratuais.
Acompanhamento das reuniões da Sabesp com a SPE e/ou contratadas.
Gestão do processo de mudanças e pleitos do programa de obras.
5. Suporte para Elaboração do Programa de Apoio aos Municípios (PAM)
Acompanhamento do processo de gestão das demandas junto aos municípios de Ibiúna, Juquitiba e São Lourenço da Serra, impactados pelo Sistema.
Gestão e controle da documentação comprobatória das ações da SPE quanto às entregas e cumprimento das condicionantes do PAM.
6. Suporte Administrativo e de Infraestrutura
Realização da gestão e execução das atividades administrativas e fornecimento de infraestrutura.
Manutenção do escritório central e pontos de apoio para as frentes de serviços.
Fornecimento e manutenção da gestão logística dos recursos, incluindo motos e automóveis para as equipes de trabalho e demais frentes, serviços de transporte de materiais e documentos.
Fornecimento e manutenção da infraestrutura tecnológica – redes, hardware, software e conexão aos sistemas Sabesp.
Fornecimento e manutenção da Central de Monitoramento da Obra com equipamentos e monitores conectados às câmeras posicionadas nas frentes de obras da SPE.
Realização da gestão administrativa e financeira do contrato/consórcio, incluindo o recebimento e distribuição de cotas aos acionistas consorciados.
Realização de reuniões periódicas para avaliação dos avanços dos trabalhos.
Realização de medições.
Elaboração e atualização de Mídia Visual do Programa de Obras (filme institucional com modelagem 3D).
Fornecimento de consultorias técnicas interna e externa especializadas nas diversas atividades e áreas dos serviços.
Atuação de profissional de comunicação e fornecimento e manutenção da Central de Informações do SPSL incluindo auditório e seus equipamentos; controle, agendamento e realização de palestras, apresentações, visitas às obras, panfletos, folders, cartazes, placas e informações a convidados e interessados externos.
Acompanhamento das ações junto à Contabilidade da Sabesp e a SPE quanto à contabilização dos avanços da execução das obras dentro de um critério contábil, com reportes trimestrais, além das ações para a ativação dos bens móveis com a definição/sugestão do nível de decomposição das estruturas junto à unidade de operação da Sabesp.
Acompanhamento das ações junto à Contabilidade da Sabesp quanto à contabilização dos ativos adquiridos no âmbito do contrato.
Gestão das informações sobre execução das obras de melhorias dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios de Ibiúna, Juquitiba e São Lourenço da Serra; auditoria do plano da garantia da qualidade dos processos e sistemas, gestão ambiental, segurança, higiene e medicina do trabalho, e de qualidade técnica de produtos e serviços.
Realização de visitas de acompanhamento das frentes de execução das obras lineares e localizadas, por amostragem, com elaboração de documentação escrita e fotográfica; e notificação de ocorrências de não conformidades ou imperfeições nos serviços realizados.
7. Regularização Fundiária
Análise técnica e revisão da minuta técnica para Decreto de Utilidade Pública (DUP) e das características cadastrais, compreendendo verificação de títulos de propriedade, plantas dos imóveis atingidos conforme projetos executivos, descrições perimétricas e laudos de avaliação.
Encaminhamento dos cadastros à Sabesp para montagem das pastas dos processos de desapropriação por propriedade.
Acompanhamento junto às prefeituras para a agilização da publicação dos DUP.