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COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
GESTÃO METODOLÓGICA, SUPERVISÃO DA EXECUÇÃO E AUDITORIAS DE GARANTIA DA QUALIDADE DO PROGRAMA DE OBRAS DO SISTEMA PRODUTOR SÃO LOURENÇO
  
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Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: abril de 2014 - junho de 2019

Descrição do Projeto

O Sistema Produtor São Lourenço foi construído com o objetivo de aumentar a oferta de água tratada para as áreas oeste e sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. O empreendimento foi viabilizado por uma parceria público-provado. A capacidade nominal de produção do Sistema é de até 6.400 litros por segundo. A água é captada na represa Cachoeira do França, no Município de Ibiúna, e percorre uma distância de cerca de 83 km de adutora, tendo como componentes a adutora de água bruta, estação de tratamento de água (ETA), unidades de reservação de água bruta e tratada, adutoras de água tratada e redes de distribuição. Um desnível de mais de 300 metros é superado entre a captação e a ETA por meio de bombeamento em duas etapas (baixa carga e alta carga). Os serviços objeto deste contrato foram prestados na fase de execução das obras, nas quais foram investidos R$ 2,21 bilhões.

Descrição dos Serviços

1. Gestão Metodológica

  • Manutenção do Sistema de Informação da Metodologia para Gestão de Programas e Empreendimentos da Sabesp.
  • Elaboração e manutenção do Plano de Gestão do Programa de Obras.
  • Elaboração do planejamento global, análise dos desvios, proposição de correções de rumo e suporte à Sabesp nas reuniões de avaliação com a Sociedade de Propósito Específico (SPE).
  • Elaboração e atualização dos processos, relatórios, cronogramas e documentos integrantes das metodologias de gestão de programas e de empreendimentos utilizando a ferramenta EPM - Enterprise Project Management.
  • Realização de reuniões periódicas de acompanhamento do Programa de Obras com a Sabesp.
  • Elaboração de apresentações e relatórios para a Sabesp, secretarias de Estado e outros públicos externos.
  • Criação de canal de comunicação para relacionamento com a SPE e as empresas contratadas.
  • Elaboração de análise mensal do andamento do Programa de Obras.
  • Gestão das informações das várias frentes de obras.
  • Atualização de controles dos marcos contratuais e de gestão estabelecidos com a SPE.
  • Coleta e controle de informações para a execução da gestão do Programa de Obras;
  • Elaboração de relatórios e demais instrumentos de governança do Programa de Obras.
  • Acompanhamento do processo de obtenção das outorgas a cargo da Sabesp e da contratação de energia elétrica para as diversas unidades componentes do Sistema.
  • Acompanhamento do processo de implantação das compensações ambientais a cargo da Sabesp.
  • Execução dos serviços relacionados à elaboração/acompanhamento do empreendimento em software georreferenciado a partir da locação das obras (coordenadas GPS).
  • Acompanhamento das questões relacionadas aos processos de licenciamento ambiental.
  • Estabelecimento de fluxo de ações para atender às demandas de visitas ao empreendimento.
  • Estabelecimento de fluxo de ações para o processo de análise dos desenhos as built e documentações do Databook.

2. Supervisão de Obras

  • Apresentação do plano de supervisão com programação de pessoal, respectivas atividades e padrões a serem seguidos.
  • Veto ou aprovação junto à SPE dos serviços realizados e/ou encaminhados.
  • Notificação de ocorrências de não conformidades ou imperfeições nos serviços realizados.
  • Acompanhamento do processo e realização de inspeções de projetos básicos e executivos, especificações técnicas, termos de referência, estudos técnicos, qualificação de fornecedores e desenhos de fabricação propostos pela SPE.
  • Acompanhamento de inspeções de todos os processos do Sistema (adução, reservação, tratamento de água e do lodo, etc.), bem como dos equipamentos mecânicos, hidráulicos, elétricos e de instrumentação e controle, por meio de testes de comissionamento.
  • Acompanhamento e realização de inspeções de peças, especificações, listas de materiais, amostras e/ou modelos exigidos para a execução das obras.
  • Acompanhamento de inspeção dos materiais mecânicos, hidráulicos e elétricos.
  • Acompanhamento do mapa pluviométrico das frentes de serviços.
  • Análise e monitoramento dos planos de gestão de tráfego e de aquisição.
  • Elaboração de documentação escrita e fotográfica de todas as atividades das frentes, incluindo a parte civil, hidromecânica e elétrica.
  • Análise do Planos de Ação de Emergência e do Plano de Gerenciamento de Risco elaborados pela SPE.
  • Acompanhamento do cumprimento das normas e procedimentos de controle ambiental.
  • Análise de conformidade das especificações técnicas dos equipamentos dos fornecedores contratados pela SPE.
  • Análise dos desenhos as built e documentações do Databook.

3. Auditoria da Garantia da Qualidade

  • Análise e aprovação dos Planos da Qualidade propostos pela SPE para execução das obras.
  • Elaboração de Plano de Auditoria periódica.
  • Elaboração de Listas de Verificação Padrão para cada tipo de plano abrangido pela auditoria.
  • Realização de gestão das ocorrências e avaliação de todas as auditorias.
  • Acompanhamento das não conformidades até solução final.
  • Orientação da equipe de supervisão da execução quanto à segurança e saúde do trabalho nas frentes de obras e serviços.
  • Acompanhamento do cumprimento das normas de controle ambiental.
  • Elaboração de Planos de Auditoria mensais.
  • Auditoria do Plano da Qualidade.
  • Auditoria do Plano de Segurança e Saúde do Trabalho.
  • Auditoria do Plano Ambiental.
  • Auditoria de Controle Tecnológico dos Materiais e realização de serviços de controle tecnológico para comprovação dos ensaios realizados.
  • Auditoria de Controle Geométrico e Topográfico.
  • Auditoria de Instrumentação Geotécnica e Estrutural.
  • Acompanhamento da situação das inspeções de juntas soldadas, montagem de tubulações em aço, revestimentos e pinturas.
  • Atendimento das demandas da empresa de auditoria oficial da Sabesp
  • Gestão do fluxo de ações e responsabilidades para o processo de análise e aprovação dos desenhos as built e documentações do Databook.

4. Gestão do Contrato de Concessão

  • Suporte técnico à Sabesp nas questões relacionada ao contrato de concessão com a SPE.
  • Elaboração de documentação, acompanhamento do processo e gestão de pleitos e demandas decorrentes do contrato de concessão com a SPE.
  • Gestão, controle e análise dos documentos emitidos entre Sabesp e SPE.
  • Gestão e controle da documentação comprobatória das ações da Sabesp e da SPE, das entregas e das obrigações contratuais.
  • Acompanhamento e orientação às equipes de Supervisão da Execução, Auditoria, Gestão Metodológica e da Sabesp para comprovação das entregas e das obrigações contratuais.
  • Acompanhamento das reuniões da Sabesp com a SPE e/ou contratadas.
  • Gestão do processo de mudanças e pleitos do programa de obras.

5. Suporte para Elaboração do Programa de Apoio aos Municípios (PAM)

  • Acompanhamento do processo de gestão das demandas junto aos municípios de Ibiúna, Juquitiba e São Lourenço da Serra, impactados pelo Sistema.
  • Gestão e controle da documentação comprobatória das ações da SPE quanto às entregas e cumprimento das condicionantes do PAM.

6. Suporte Administrativo e de Infraestrutura

  • Realização da gestão e execução das atividades administrativas e fornecimento de infraestrutura.
  • Manutenção do escritório central e pontos de apoio para as frentes de serviços.
  • Fornecimento e manutenção da gestão logística dos recursos, incluindo motos e automóveis para as equipes de trabalho e demais frentes, serviços de transporte de materiais e documentos.
  • Fornecimento e manutenção da infraestrutura tecnológica – redes, hardware, software e conexão aos sistemas Sabesp.
  • Fornecimento e manutenção da Central de Monitoramento da Obra com equipamentos e monitores conectados às câmeras posicionadas nas frentes de obras da SPE.
  • Realização da gestão administrativa e financeira do contrato/consórcio, incluindo o recebimento e distribuição de cotas aos acionistas consorciados.
  • Realização de reuniões periódicas para avaliação dos avanços dos trabalhos.
  • Realização de medições.
  • Elaboração e atualização de Mídia Visual do Programa de Obras (filme institucional com modelagem 3D).
  • Fornecimento de consultorias técnicas interna e externa especializadas nas diversas atividades e áreas dos serviços.
  • Atuação de profissional de comunicação e fornecimento e manutenção da Central de Informações do SPSL incluindo auditório e seus equipamentos; controle, agendamento e realização de palestras, apresentações, visitas às obras, panfletos, folders, cartazes, placas e informações a convidados e interessados externos.
  • Acompanhamento das ações junto à Contabilidade da Sabesp e a SPE quanto à contabilização dos avanços da execução das obras dentro de um critério contábil, com reportes trimestrais, além das ações para a ativação dos bens móveis com a definição/sugestão do nível de decomposição das estruturas junto à unidade de operação da Sabesp.
  • Acompanhamento das ações junto à Contabilidade da Sabesp quanto à contabilização dos ativos adquiridos no âmbito do contrato.
  • Gestão das informações sobre execução das obras de melhorias dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário dos municípios de Ibiúna, Juquitiba e São Lourenço da Serra; auditoria do plano da garantia da qualidade dos processos e sistemas, gestão ambiental, segurança, higiene e medicina do trabalho, e de qualidade técnica de produtos e serviços.
  • Realização de visitas de acompanhamento das frentes de execução das obras lineares e localizadas, por amostragem, com elaboração de documentação escrita e fotográfica; e notificação de ocorrências de não conformidades ou imperfeições nos serviços realizados.

7. Regularização Fundiária

  • Análise técnica e revisão da minuta técnica para Decreto de Utilidade Pública (DUP) e das características cadastrais, compreendendo verificação de títulos de propriedade, plantas dos imóveis atingidos conforme projetos executivos, descrições perimétricas e laudos de avaliação.
  • Encaminhamento dos cadastros à Sabesp para montagem das pastas dos processos de desapropriação por propriedade.
  • Acompanhamento junto às prefeituras para a agilização da publicação dos DUP.


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