Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA – PURA EM IMÓVEIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO – SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS DA METROPOLITANA. DIRETORIA METROPOLITANA M. LOTE 04 – OESTE E SUL
  
voltar



Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: abril de 2009 - setembro de 2011

Descrição do Projeto

Centenas de escolas da rede municipal de ensino de São Paulo já adotaram o Programa de Uso Racional da Água – PURA, lançado pela Sabesp em 1996, que tem como objetivo de evitar o desperdício de água em imóveis da Região Metropolitana de São Paulo. O PURA consiste de um conjunto de ações, como detecção e correção de vazamentos, obras de adequação predial, instalação de equipamentos economizadores de água, além de atividades educacionais, de capacitação e sensibilização visando a mudança de hábitos em relação ao uso da água. A implantação do Programa nas escolas, assim como em outros imóveis sob a administração municipal, resulta de um acordo assinado em 2008 entre a Sabesp e a Prefeitura. No âmbito deste contrato, foram contempladas 245 escolas, entre creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental nas áreas oeste e sul da Diretoria Metropolitana da Sabesp.

Descrição dos Serviços

1. Levantamento Inicial

  • Levantamento inicial nas 245 escolas, compreendendo: caracterização institucional da escola, informações de consumo de água e população usuária; caracterização física da edificação, informações externas à edificação e informações sobre os pontos de consumo.

2. Pesquisa e Correção de Vazamento no Ramal de Alimentação de Reservatórios e Derivações

  • Pesquisas de detecção de vazamentos visíveis e/ou não visíveis em 245 ligações de água das escolas no trecho compreendido entre o hidrômetro e o reservatório do prédio bem como das demais derivações de tubulações de água existentes, correspondendo a 404 pesquisas ou 12.500 m de pesquisa de vazamentos.
  • Execução de testes com o uso de geofone eletrônico, correlacionador de ruídos, haste de escuta, haste de perfuração, locador de tubulação metálica, locador de massa metálica, válvula geradora de ondas e manômetro, para verificação de possíveis vazamentos dos ramais prediais alimentados por reservatórios até os pontos de consumo de água (aparelhos sanitários), identificando locais e causas para posterior correção.

3. Pesquisa e Correção de Vazamentos em Reservatórios

  • Pesquisas de detecção de vazamentos em 590 reservatórios de água das escolas, sendo 373 com capacidade acima de 5.000 litros e 217 com capacidade abaixo de 5.000 litros, compreendendo: reconhecimento da área de trabalho e dos reservatórios; execução de teste de estanqueidade dos reservatórios; consolidação dos resultados do trabalho através de relatórios de atividades; e aspectos técnicos.

4. Obras de Adequação Predial

  • Adequação predial com base nas informações coletadas no levantamento inicial, realizando-se substituições no caso de necessidade de equipamentos de baixo consumo.

5. Assistência Técnica, Mobilização e Remoção de Entulho

6. Atividades Educacionais, Capacitação e Sensibilização

  • Treinamento de gestores: realização de curso de 4 horas de duração para turmas de 20 a 30 participantes, entre diretores, assistentes de diretoria ou pessoas indicadas, totalizando 1238 gestores, através de aulas expositivas e práticas, com o objetivo de subsidiá-los com informações técnicas para mobilizar e motivar os demais atores envolvidos na gestão da água nas escolas.
  • Treinamento de controladores: realização de curso de 8 horas de duração para turmas de 20 a 30 participantes, composta de funcionários indicados pela diretoria, através de aulas expositivas e práticas, com o objetivo de fornecer informações técnicas para a elaboração de auditoria nas instalações hidráulicas das escolas, localização de vazamentos, manutenção e gestão de consumo.
  • Treinamento de multiplicadores: realização de curso de 8 horas de duração para turmas de 20 a 30 participantes, compostas por coordenadores pedagógicos ou indicados por estes, através de aulas expositivas e práticas, com o objetivo de oferecer metodologias e práticas para atuarem na promoção de mudança de comportamento e atitudes em relação às questões ambientais e à necessidade de preservação dos recursos hídricos.
  • Curso orientador de lavanderia e limpeza: realização de curso para turma de 12 participantes, composta por chefes de equipe de limpeza e de prestadora de serviços, através de aulas expositivas e práticas, para transmitir informações e estimular a mudança de comportamento de hábitos de consumo de água nos processo de higienização dos ambientes e lavagem de roupa.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)