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IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA – PURA EM ESCOLAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. LOTE 08. ÁREA DOS ESCRITÓRIOS REGIONAIS BUTANTÃ E PIRAJUSSARA
  
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Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período:  setembro de 2008 - dezembro de 2010

Descrição do Projeto

Mediante convênio assinado com a Sabesp em 2008, a Prefeitura Municipal de São Paulo vem implantando em imóveis sob sua administração o Programa de Uso Racional da Água – PURA, que tem como objetivo combater o desperdício de água em edifícios da Região Metropolitana. O Programa, criado em 1996 pela Sabesp, em parceria com a Escola Politécnica da USP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, consiste de um conjunto de ações, como detecção e correção de vazamentos, obras de adequação predial, instalação de equipamentos economizadores de água, além de atividades educacionais, de capacitação e sensibilização visando a mudança de hábitos em relação ao uso da água. O presente contrato beneficia 58 edifícios escolares, entre creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental, da área dos Escritórios Regionais do Butantã e Pirajussara, na zona oeste da capital.

Descrição dos Serviços

1. Levantamento Inicial

  • Levantamento inicial nas 58 edificações, compreendendo: caracterização institucional da escola, informações de consumo de água e população usuária; caracterização física da edificação, informações externas à edificação e informações sobre os pontos de consumo.

2. Pesquisa e Correção de Vazamento no Ramal de Alimentação de Reservatórios e Derivações

  • Pesquisas de detecção de vazamentos visíveis e/ou não visíveis em 58 ligações de água das escolas no trecho compreendido entre o hidrômetro e o reservatório do prédio bem como das demais derivações de tubulações de água existentes, correspondendo a 87 pesquisas ou 3.100 m de pesquisa de vazamentos
  • Execução de testes com o uso de geofone eletrônico, correlacionador de ruídos, haste de escuta, haste de perfuração, locador de tubulação metálica, locador de massa metálica, válvula geradora de ondas e manômetro, para verificação de possíveis vazamentos dos ramais prediais alimentados por reservatórios até os pontos de consumo de água (aparelhos sanitários), identificando locais e causas para posterior correção.

3. Pesquisa e Correção de Vazamentos em Reservatórios

  • Pesquisas de detecção de vazamentos em 155 reservatórios de água das escolas, sendo 122 reservatórios com capacidade acima de 5.000 litros e 33 reservatórios com capacidade até 5.000 litros, compreendendo: reconhecimento da área de trabalho e dos reservatórios; execução de teste de estanqueidade dos reservatórios; consolidação dos resultados do trabalho através de relatórios de atividades; e aspectos técnicos.

4. Pesquisa e Correção de Vazamentos na Rede de Distribuição dos Prédios

  • Pesquisas de vazamentos na rede de distribuição dos prédios das 58 escolas, num total de 64 pesquisas no trecho entre o reservatório ou entrada do prédio aos pontos de consumo, após a intervenção, correspondendo a 7.600 m de pesquisa de vazamentos.
  • Testes para verificação de possíveis vazamentos dos ramais prediais alimentados por reservatórios até os pontos de consumo de água (aparelhos sanitários), identificando-se causas e locais dos vazamentos para posterior correção.

5. Obras de Adequação Predial

  • Adequação predial com base nas informações coletadas no levantamento inicial, realizando-se substituições no caso de necessidade de equipamentos de baixo consumo.

6. Assistência Técnica, Mobilização e Remoção de Entulho

7. Atividades Educacionais, Capacitação e Sensibilização

  • Treinamento de controladores: realização de cursos para turmas de 20 a 30 participantes, compostas de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, administradores, secretários e outros, com 16 horas de duração, através de aulas expositivas e práticas, com o objetivo de fornecer informações técnicas para a elaboração de auditoria nas instalações hidráulicas das escolas, localização de vazamentos, manutenção e gestão de consumo.
  • Treinamento de multiplicadores: realização de palestra para representantes de todas as escolas onde foram tratados, entre outros temas, a escassez de água no Brasil e no mundo; a importância do PURA, implantação, estrutura, objetivos e metas das escolas, e distribuição de material impresso sobre o Programa.


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