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APOIO AO GERENCIAMENTO DOS COMPONENTES DOS PROGRAMAS DE TRANSPORTES RODOVIÁRIO FINANCIADOS COM RECURSOS DO BANCO MUNDIAL
  
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Cliente: Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo – DER/SP

Período: novembro de 2013 - em andamento

Descrição do Projeto

Em cumprimento às diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes – PDDT 2000-2020, que estabelece como prioridade a manutenção e melhoria da malha rodoviária do Estado de São Paulo sob sua administração, o Departamento de Estradas e Rodagem – DER/SP vêm implementando, nos últimos anos, um conjunto de programas de investimentos para fazer frente aos desafios técnicos e econômicos que se apresentam para a viabilização dessas ações. A malha rodoviária do Estado de São Paulo tem cerca de 22 mil quilômetros, dos quais 15.580 quilômetros são administrados e operados pelo DER/SP. O presente contrato tem como objeto o apoio ao gerenciamento de um dos programas que contam com recursos do Banco Mundial: o Programa de Transporte, Logística e Meio Ambiente – PTLMA, que compreende obras de recuperação de pavimentos, pavimentação de acostamentos, implantação de terceiras faixas, recuperação e construção de obras de arte, abertura de novos acessos,dispositivos para eliminação de pontos críticos e melhoria dos segmentos de interligação com o transporte hidroviário.

Descrição dos Serviços

ETAPA 1. PLANEJAMENTO INICIAL

  • Reunião de partida com a Unidade de Coordenação do Programa – UCPR.
  • Mobilização da equipe, infraestrutura e equipamentos.
  • Termo de abertura do Programa.
  • Consolidação dos objetivos, diretrizes e prioridades do Programa.
  • Consolidação do Plano de Trabalho
  • Caracterização geral do Programa.
  • Elaboração de Manual de Procedimentos
  • Elaboração do Manual de Gerenciamento e Fiscalização.
  • Detalhamento do Plano Executivo de Licitações e Estudos.
  • Consolidação do Plano da Qualidade do Programa e Gestão de Riscos.
  • Consolidação do Plano de Gestão Social e Ambiental.
  • Definição, revisão e atualização dos critérios de avaliação da evolução do Programa.
  • Definição dos mecanismos de comunicação e divulgação do Programa.
  • Análise e Alinhamento das Ações inseridas no Planejamento Inicial com os Objetivos do Programa.
  • Plano de Gestão de Gerenciamento.
  • Implantação do Sistema de Informações Gerenciais.

ETAPA 2. PROGRAMAÇÃO E CONTROLE

  • Detalhamento do planejamento do Programa.
  • Programação de aquisições.
  • Programação dos processos de contratação.
  • Controle da implantação do Programa, incluindo indicadores e parâmetros de resultados.
  • Controle físico e financeiro de serviços e obras.
  • Controle dos processos de aquisições.
  • Controle das ações de gestão ambiental.
  • Avaliações e reformulações com a indicação das alterações que afetam os objetivos e metas.
  • Análise e avaliação do recebimento de serviços e obras (parcial e final).
  • Encerramento do Programa.
  • Elaboração e emissão de Relatórios Gerenciais.
  • Comunicação e divulgação.

ETAPA 3. ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS

  • Identificação das necessidades de alteração de projeto.
  • Verificação dos Planos de Gestão Ambiental das Empresas Contratadas.
  • Inspeção dos locais das obras.
  • Levantamento dos recursos estimados pelas empresas contratadas para a execução das obras.
  • Apoio à UCPR no acompanhamento e fiscalização de obras.
  • Apoio no acompanhamento e fiscalização das ações de controle ambiental.
  • Apoio no acompanhamento, verificação e aprovação de medições.
  • Apoio na análise da documentação referente às obras executadas.
  • Elaboração de relatórios periódicos ambientais.
  • Apoio à UCPR no Acompanhamento e Recebimento de Obras.
  • Registro de informações.

ETAPA 4. APOIO TÉCNICO E OPERACIONAL À UCPR

  • Elaboração de estudos e projetos específicos.
  • Apoio na preparação dos documentos referentes à obtenção de financiamentos.
  • Avaliação da compatibilidade executiva dos projetos, métodos construtivos, quantitativos das obras e serviços versusprojetos versuscondições locais.
  • Elaboração de projetos de melhoria relacionados a tecnologia, processos, sistemas de informação e gestão do Programa.
  • Suporte técnico à UCPR e demais órgãos relacionados com o Programa.
  • Supervisão das atividades dos subcomponentes do Programa.
  • Apoio à preparação de documentos de suporte para apresentação à auditoria externa.
  • Apoio na elaboração de pacotes técnicos para as contratações do Programa.
  • Registro de Informações.

ETAPA 5. GESTÃO DA QUALIDADE E CONTROLE TECNOLÓGICO

  • Avaliação dos planos de gestão das empresas contratadas, recomendações de alterações e melhorias.
  • Execução de auditorias para diagnóstico da qualidade dos processos e gestão de riscos.
  • Análise crítica, identificação e detalhamento de oportunidades de melhoria em relação aos planos de gestão das contratadas.
  • Registro de informações.

ETAPA 6. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  • Levantamento dos recursos estimados das empresas contratadas para execução dos serviços e obras.
  • Verificação dos planos de gestão de segurança e medicina do trabalho
  • Avaliação da necessidade de treinamento, reciclagem e capacitação das equipes das empresas contratadas.
  • Avaliação de desempenho das equipes de gerenciamento, assistência técnica e fiscalização.
  • Treinamento das equipes de gerenciamento, assistência técnica e fiscalização.
  • Registro de informações

ETAPA 7. ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATOS, LICENÇAS, AUTORIZAÇÕES E RECURSOS

  • Acompanhamento dos processos de contratação.
  • Verificação da Documentação dos Contratos.
  • Acompanhamento dos processos de aditivo.
  • Liberação e conferência de autorizações de serviço.
  • Avaliação de desempenho das empresas contratadas.
  • Liberação e validação dos processos de medição e encaminhamento para pagamentos.
  • Elaboração e emissão de laudos de recebimentos de serviços e obras(parcial e final).
  • Encerramento de contratos.
  • Obtenção de licenças e autorizações junto a órgãos públicos.
  • Elaboração de documentação para órgãos financiadores, entidades estaduais e federais, envolvendo prestação de contas, evolução do programa, solicitação de mudanças, pleitos, entre outros.
  • Documentação e arquivamento de toda documentação referente aos contratos de obras e serviços.


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