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COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
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EXECUÇÃO DE TRABALHO SOCIAL NAS ETAPAS DE TRANSIÇÃO E PÓS-OCUPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NAS MORADIAS DEFINITIVAS, DIRECIONADO À POPULAÇÃO REMOVIDA DAS ÁREAS NECESSÁRIAS PARA OBRAS DE PROLONGAMENTO DA AVENIDA JACU-PÊSSEGO
  
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Cliente: Desenvolvimento Rodoviário S.A. – Dersa

Período: outubro de 2010 - abril de 2012

Descrição do Projeto

O trabalho social com famílias afetadas pelas obras de prolongamento da Avenida Jacu-Pêssego, nos Município de São Paulo e Mauá, envolveu uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, sociólogos, pedagogos, engenheiros, arquitetos e urbanistas. Nesse período, foram desenvolvidas, entre outras atividades, acompanhamento de remoções, atendimentos individualizados nos plantões sociais, mobilização através de contatos telefônicos, estudos de caso, vistorias de imóveis, e elaboração de minuta do Projeto de Recuperação Ambiental, Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico Participativo do Complexo Viário Jacu-Pêssego. No total, foram atendidas 989 famílias de 10 bairros de São Paulo e de Mauá, das quais 889 optaram pela transferência para novas unidades habitacionais (68 acordos firmados e 821 em transição) e 100 optaram por receber indenização.

Descrição dos Serviços

Outubro 2010

  • Acompanhamento de 46 remoções.

Novembro 2010

  • 750 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico de 395 famílias.
  • Elaboração de 9 estudos de caso.
  •  Acompanhamento de 5 remoções.
  • Visita a 25 imóveis.

Dezembro 2010

  • 785 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico de 522 famílias.
  • Elaboração de 7 estudos de caso.
  • Acompanhamento de 11 remoções.
  • Visita a 35 imóveis.
  • 18 vistorias técnicas para verificação de sinistro.
  • 8 vistorias técnicas para verificação de invasão.
  • 2 atualizações dos mapas de situação da área de intervenção.
  • 12 emissões da autorização de demolição.
  • 29 vistorias técnicas de avaliação pós-remoção.

Janeiro 2011

  • 565 Atendimentos individualizados no plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico de 335 famílias.
  • Elaboração de 6 estudos de caso.
  • Acompanhamento de 8 remoções.
  • Visita a 55 imóveis.
  • 19 vistorias técnicas para verificação de sinistro.
  • 5 emissões da autorização de demolição.
  • 19 vistorias técnicas de avaliação pós-remoção.

Fevereiro 2011

  • 565 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico de 335 famílias.
  • Elaboração de 6 estudos de caso.
  • Acompanhamento de 8 remoções.
  • Visita a 55 imóveis.

Março 2011

  • 593 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico de 889 famílias.
  • Acompanhamento de 3 remoções.
  • Visita a 5 imóveis.
  • 2 atualizações dos mapas de situação da área de intervenção.

Abril 2011

  • 309 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico de 231 famílias.
  • Elaboração de 4 estudos de caso.
  • Visita a 1 imóvel.

Maio 2011

  • 355 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico, de 631 famílias.
  • Elaboração de 2 estudos de caso.
  • Visita a 5 imóveis.
  • 11 elaborações de planilha de controle integrado de transição.

Junho 2011

  • 450 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico de 889 famílias.
  • Elaboração de 2 estudos de caso.
  • Acompanhamento de 19 remoções.
  • Visita a 11 imóveis.
  • 11 elaborações de planilha de controle integrado de transição.

Julho 2011

  • 212 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico de 889 famílias.
  • Elaboração de 11 estudos de caso.
  • Visita a 14 imóveis.

Agosto 2011

  • 320 atendimentos individualizados plantão social.
  • Mobilização através de contato telefônico de 889 famílias.
  • Elaboração de 8 estudos de caso.
  • Visita a 5 imóveis.
  • 3 Atualizações do mapa de situação da área de intervenção.

Setembro 2011

  • Elaboração de 2 estudos de caso.
  • 1 elaboração de minuta do plano de trabalho para Projeto de Recuperação Ambiental, Urbana e Desenvolvimento Socioeconômico Participativo do Complexo Viário Jacu-Pêssego.
  • 14 atendimentos individualizados no plantão social.
  • 1 atualização de planilha da pesquisa socioeconômica.
  • 2 atualizações de mapas do Jardim Oratório.
  • 2-atualizações de planilhas de sistematização de documentação (indenização e unidade habitacional).
  • 1 elaboração de relatório social de acompanhamento à vigilância do empreendimento CDHU-Mauá F1.

Outubro 2011

  • Elaboração de 4 estudos de caso.
  • 14 atendimentos individualizados em plantão social.
  • 7 elaborações de mapas de áreas de potenciais parceiros.
  • 1 atualização de mapa do Jardim Oratório.
  • 1 atualização de mapa da Vila Iracema.
  • 2 atualizações de planilhas de sistematização de documentação (indenização e unidade habitacional).
  • 1 elaboração de relatório social de acompanhamento à vigilância do empreendimento CDHU - Mauá F1.

Novembro 2011

  • Elaboração de 3 estudos de caso.
  • 190 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Elaboração de 2 modelos de cartas de ciência de possível novo acordo.
  • Elaboração de 1 modelo atualizado de laudo de avaliação de benfeitoria.
  • Elaboração de 1 parecer técnico para atualização de cálculo de laudos de avaliação.
  • Elaboração de 1 planilha de controle de negociação com as famílias em transição.
  • Elaboração de 6 mapas das áreas remanescentes com levantamento de áreas potenciais e possíveis usos.
  • Elaboração de 1 mapa de indicação das áreas de intervenção e uso do solo (Jardim Oratório).
  • Elaboração de 1 relatório técnico das áreas remanescentes.
  • 2 atualizações de planilhas de sistematização de documentação (indenização e unidade habitacional).

Dezembro 2011

  • 39 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Elaboração de 4 modelos de cartas de ciência de possível novo acordo.
  • Elaboração de 1 parecer técnico para atualização de cálculo de laudos de avaliação.
  • Elaboração de 2 modelos de recibo para famílias que aceitaram a indenização atualizada.
  • Elaboração de 2 relatórios de acompanhamento sobra a nova proposta de atendimento às famílias em transição.
  • 1 atualização de planilha de controle de negociação com as famílias em transição.
  • Elaboração de 3 mapas das áreas remanescentes com levantamento de áreas potenciais e possíveis usos.
  • Elaboração de 1 relatório técnico das áreas remanescentes.
  • 2 atualizações de planilhas de sistematização de documentação (indenização e unidade habitacional).
  • 1 elaboração de relatório social de acompanhamento à vigilância do empreendimento CDHU - Mauá F1.

Janeiro 2012

  • Elaboração de 2 modelos de cartas de ciência de possível novo acordo.
  • Elaboração de 1 modelo atualizado de laudo de avaliação de benfeitoria.
  • Elaboração de 1 parecer técnico para atualização de cálculo de laudos de avaliação.
  • Elaboração de 2 modelos de recibo para famílias que aceitaram a indenização atualizada.
  • 1 atualização de planilha de controle de negociação com as famílias em transição.
  • Elaboração de 1 planilha de controle dos atendimentos das famílias em transição.
  • 1 atualização da planilha de controle da agenda de pagamento das famílias em aluguel.
  • Elaboração de 1 mapa de área remanescente Vila Bela.
  • Elaboração de 1 relatório referente às áreas remanescentes.
  • 2 atualizações de planilhas de sistematização de documentação (indenização e unidade habitacional).
  • 1 elaboração de relatório social de acompanhamento à vigilância do empreendimento CDI-IU - Mauá Fl.

Fevereiro 2012

  • Elaboração de 2 estudos de caso.
  • 14 atendimentos individualizados no plantão social.
  • Elaboração de 1 planilha de controle dos atendimentos das famílias em transição.
  • 1 atualização da planilha de controle da agenda de pagamento das famílias em aluguel.
  • 2 atualizações de planilhas de sistematização de documentação (indenização e unidade habitacional).
  • Elaboração de 1 planilha de sistematização de documentação referente à renegociação de atendimento às famílias.


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