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CONSULTORIA, GERENCIAMENTO E EXECUÇÃO DE TRABALHO SOCIAL, BENS E SERVIÇOS EM APOIO ÀS ATIVIDADES DA PMSP NOS TRABALHOS EMERGENCIAIS DECORRENTES DOS ALAGAMENTOS EM DIVERSAS ÁREAS INTEGRANTES DO PROJETO VÁRZEAS DO TIETÊ
  
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Cliente: Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios

Período: fevereiro de 2010 - maio de 2010

Descrição do Projeto

Antecedendo o processo de remoção de famílias para a implantação do Parque Linear Várzeas do Tietê, a Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo procedeu ao cadastramento e atendimento social de emergência dos moradores de áreas dentro do perímetro do Parque atingidos por alagamentos no verão de 2009-2010. No âmbito deste contrato, foram realizados 5.087 cadastros nos Núcleos Chácara Três Meninas e Jardim Eldorado e acompanhados os processos de remoção de 1.097 famílias para moradias provisórias até a definição de sua situação habitacional. O Parque Várzeas do Tietê visa recuperar e preservar 75 km de várzeas do rio no trecho acima da Barragem da Penha, ligando o Parque Ecológico do Tietê, na zona leste da capital, ao Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis. O Projeto foi orçado em R$ 1,7 bilhão com aporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Descrição dos Serviços

1. Cadastramento Socioeconômico

  • Realização de 5.087 cadastros nos núcleos Chácara Três Meninas e Jardim Eldorado em plantão social e visitas domiciliares nas áreas alagadas com auxílio de bombeiros e recursos improvisados em face das circunstâncias.
  • Indexação de todos os imóveis das áreas a partir da base cartográfica existente, com setorização por comunidade e quadras, e elaboração de planta cadastral com indicações alfanuméricas.

2. Banco de Dados

  • Inclusão dos cadastros no Sistema de Informações para Habitação Social da Cidade de São Paulo – Habisp.

3. Vistoria Técnica

  • Vistoria técnica dos imóveis atingidos para avaliar o grau de comprometimento em decorrência das inundações.
  • Orientação aos moradores quanto ao risco gerado pelas enchentes.
  • Conferência dos dados relacionados aos imóveis das áreas cadastradas.

4. Reuniões com Lideranças e Moradores

  • Reuniões com lideranças e moradores das áreas afetadas pelas enchentes para esclarecimento sobre as atividades da equipe no processo emergencial de atendimento às famílias, envolvendo cadastramento, encaminhamento de situações de aluguel e situações especiais.

5. Plantão Social

  • Instalação de escritório na Chácara Três Meninas, com plantão social permanente para atendimento individual às famílias:
  • Apoio na liberação do FGTS aos moradores vitimados pelas enchentes, por meio de atendimentos e senhas para liberação dos pagamentos.
  • Divulgação e encaminhamentos para atendimento emergencial com o auxilio aluguel, conforme convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo.

6. Remoções

  • Acompanhamento do processo de remoção de 1.097 famílias para moradias provisórias (casas de aluguel/casas de parentes).
  • Apresentação das alternativas de atendimento às famílias que perderam suas casas.
  • Vistoria em área desocupada.


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