Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
SUPERVISÃO E APOIO TÉCNICO DO PROJETO EXECUTIVO E DA EXECUÇÃO DE OBRAS DE CONTROLE DE INUNDAÇÃO, DRENAGEM E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS DE PETRÓPOLIS, TERESÓPOLIS E NOVA FRIBURGO/RJ
  
voltar



Cliente: Instituto Estadual do Ambiente – INEA

Período: fevereiro de 2013 - outubro de 2016

Descrição do Projeto

O Plano de Recuperação da Região Serrana do Rio de Janeiro, executado pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA, com recursos do estado e da União, compreende um conjunto de obras e intervenções a serem realizadas simultaneamente nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, afetados pela tragédia provocada pelas chuvas de fevereiro de 2011 que resultou na morte de mais de 900 pessoas. As intervenções incluem dragagem e canalização de 27 quilômetros de rios, construção de novas pontes, implementação de parques fluviais e o reassentamento de 1.620 famílias, e devem ser concluídas até dezembro de 2015. O aporte do governo federal é de R$ 540 milhões, liberados em agosto de 2012. Os serviços que constituem o objeto do presente contrato consistem de apoio técnico aos projetos executivos e ao plano de execução das obras, acompanhamento e supervisão dos empreendimentos e controle tecnológico das obras.

Descrição dos Serviços

I. APOIO TÉCNICO AOS PROJETOS EXECUTIVOS E ÀS OBRAS

1. Análise de Projetos de Engenharia

  • Caracterização da situação atual dos estudos, projetos e especificações que conceituam e definem as obras que integrarão o escopo dos serviços.

2. Complementação de Projetos de Engenharia

  • Apresentação de propostas alternativas, recomendações e pareceres técnicos especializados sempre que houver interferências que exijam mudanças na execução das obras, ou necessidade de atualização ou de maior detalhamento dos projetos.

3. Verificação de Interferências

  • Realização de diligências junto às prefeituras dos municípios envolvidos, bem como junto às concessionárias de serviços urbanos e de infraestrutura afetados pelos empreendimentos (rodovias, ferrovias, dutos, sistemas elétricos, sistemas de telecomunicações), para determinar a necessidade de obtenção de acordos e licenças específicas.

4. Acompanhamento e Registro do Livro de Ocorrências

  • Atualização diária do Livro de Ocorrências com anotações sobre a produção, recursos alocados, condições do tempo e situações especiais, para possibilitar o acompanhamento das obras e dos serviços nas diferentes frentes de serviços das empreiteiras.

5. Acompanhamento do Plano de Execução de Obras

  • Acompanhamento do progresso físico e financeiro dos empreendimentos, contendo, no mínimo, as seguintes informações: denominação da obra, número do contrato, nome da empreiteira, metas físicas, quantitativos realizados no mês de referência, quantitativos e programações atualizadas; e apoio ao INEA na organização de reuniões e palestras com representantes das comunidades afetadas pelas obras para esclarecimentos sobre os projetos.

6. Acompanhamento do Cumprimento de Normas de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho

  • Supervisão das empreiteiras quanto ao atendimento das normas de higiene, segurança e medicina do trabalho; da manutenção, operação, limpeza e vigilância das instalações permanentes, provisórias e do canteiro de obras.

7. Liberação de Áreas e Frentes de Trabalho

  • Apoio ao INEA nos entendimentos com órgãos públicos municipais, estaduais e federais, inclusive auxiliando na produção da documentação necessária, para a liberação de áreas.

8. Acompanhamento de Processos de Desapropriação

  • Apoio ao INEA nos processos de desapropriação.

9. Relatórios Técnicos de Obras Concluídas

  • Elaboração de relatórios técnicos de obras concluídas (as built) destacando todos os elementos executados.

II. ACOMPANHAMENTO E SUPERVISÃO DAS OBRAS

1. Coordenação da Equipe de Fiscalização

  • Coordenação das ações da equipe de fiscalização e controle de obras e serviços para que as mesmas sejam executadas nos períodos e prazos determinados, visando o cumprimento do escopo contratual pelas empreiteiras, do orçamento dos empreendimentos conforme os contratos, e conforme a qualidade almejada e especificada não apenas nos projetos de engenharia como também nas normas internas do INEA.

2. Acompanhamento e Fiscalização dos Empreendimentos

  • Análise do progresso físico das obras, quantitativos realizados no mês de referência e acumulados, quantitativos previstos na programação inicial do contrato e nas programações atualizadas, em conformidade com os indicadores definidos para fins de controle, e comentários sobre o andamento das obras, com referências sobre o desempenho das empreiteiras.

3. Resolução de Não Conformidades

  • Relatórios de não conformidade para subsidiar a tomada de decisão pelo INEA de bloqueio de medição da empreiteira; avaliação das proposições de medidas corretivas por parte da empreiteira e o acompanhamento das ações.

4. Elaboração das Medições de Obras e Serviços

  • Elaboração de medições acompanhadas de descrição dos critérios adotados, memórias de cálculo e cadastros; levantamento das seções transversais dos leitos dos rios nas quais deverão ser baseadas todas as medições.

5. Acompanhamento da Qualidade das Obras e Serviços

  • Fiscalização da qualidade das obras e serviços dos empreendimentos observando a conformidade com o projeto e com as especificações técnicas, as normas internas do INEA, as normas da ABNT e as boas práticas de engenharia.

6. Acompanhamento e Controle de Materiais e Equipamentos

  • Solicitação, acompanhamento e controle da realização de inspeções técnicas de materiais e equipamentos, para assegurar que atendam especificações de projeto e que sejam devidamente certificados.

7. Realização de Vistorias Técnicas

  • Deslocamento de técnicos para o sítio das obras sempre que for detectada alguma insuficiência de detalhes ou quando for observada a necessidade de aprimorar, complementar ou alterar partes de um projeto de engenharia para garantir a qualidade final da obra a ser executada ou em execução; elaboração de relatórios contendo a descrição, avaliação e diagnóstico dos problemas observados e recomendação de estudos e projetos complementares.

8. Acompanhamento Diário das Quantidades de Obras e Serviços

  • Controle das quantidades dos serviços executados em todos os empreendimentos, para o acompanhamento dos cronogramas de obras e verificação da conformidade dos serviços em relação aos projetos, especificações, normas e boa técnica de execução.

9. Acompanhamento da Gestão Ambiental de Obras

  • Verificação in loco do cumprimento das normas e diretrizes de proteção ambiental e das exigências dos órgãos ambientais para obtenção das licenças pendentes; acompanhamento das ações mitigadoras, dos planos e programas ambientais.

10. Organização de Reuniões com as Empreiteiras

  • Organização de reuniões periódicas com as empreiteiras para avaliação do andamento dos empreendimentos de acordo com o cronograma, e para comunicar eventuais diretrizes formuladas pelo INEA para o atendimento às necessidades de momento, inclusive alterações na priorização das obras e serviços, bem como possíveis alterações dos programas de trabalho.

III. CONTROLE TECNOLÓGICO DAS OBRAS

1. Acompanhamento de Controle Tecnológico e Metodológico das Obras

  • Verificação do lançamento do material pelo equipamento de transporte; espalhamento em camadas, com espessura da camada; compactação propriamente dita de cada camada; e locais para realização dos ensaios de solos exigidos pela respectiva atividade ou pela fiscalização do INEA.
  • Acompanhamento in loco da execução dos serviços de desassoreamento, assim como dos cortes para adequação das seções transversais dos leitos dos rios.
  • Acompanhamento de construção de dispositivos de ensecamento para desvio de rio, quando necessários, para que sejam exercidos com um eficiente controle tecnológico.
  • Acompanhamento in loco dos trabalhos de escavação para a implantação das obras.
  • Acompanhamento in loco dos serviços de concretagem, observando-se as  normas técnicas NBR 12654/1992 (Controle tecnológico de materiais componentes do concreto); NBR NM 33 (Concreto  – Amostragem de concreto fresco); NBR NM 67 (Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone); NBR 5738 (Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova); NBR 5739 (Concreto – Ensaio de compressão em corpos de prova cilíndricos); NBR 12655 (Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – Procedimento).

2. Apoio ao Recebimento Provisório e Definitivo de Obras

  • Assessoria ao INEA no recebimento parcial ou total das obras.

3. Aprovação de As Built

  • Avaliação do cadastro das obras as built das empreiteiras para aprovação em conformidade com a medição final, observando a incorporação de alterações eventualmente detectadas como necessárias na verificação inicial.

4. Inventário e Balanceamento de Materiais

  • Elaboração do inventário e balanceamento de materiais nos prazos estipulados nos contratos de execução de obras.

5. Documentação para Encerramento de Contratos

  • Elaboração dos documentos necessários para o encerramento dos contratos de obras e serviços, de acordo com as normas e procedimentos internos regulamentados e aprovados pelo INEA.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)