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COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
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GERENCIAMENTO DO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA. PROGRAMA ONDA LIMPA – OBRAS COMPLEMENTARES
  
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Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: outubro de 2011 - novembro de 2013

Descrição do Projeto

Iniciado em 2007, o Programa Onda Limpa foi concebido com o objetivo de elevar os índices de coleta e tratamento de esgotos nos municípios da Baixada Santista, contribuindo para a melhoria das condições de vida das populações fixas e flutuantes, para a preservação dos recursos hídricos e a balneabilidade das praias. As obras previstas nesta etapa foram financiadas com valores remanescentes de empréstimo de R$ 294,34 milhões assinado com o BNDES em 2010, no montante de R$ 44,35 milhões, e compreendem 16.000 m de redes coletoras em Bertioga, 1.203 m em Cubatão, 39.000 m no Guarujá (Distrito de Vicente de Carvalho), 104.225 m em Praia Grande, 6.000 em Mongaguá e 82.000 m em Itanhaém. Durante a vigência do presente contrato foram realizados os seguintes quantitativos: 42.952 m de redes coletoras, 1.529 m de coletores tronco, 10.211 m de linhas de recalque e 4.140 ligações domiciliares.

Descrição dos Serviços

I. SERVIÇOS DE GERENCIAMENTO

1. Fases do Empreendimento: Obras Complementares

  • Apoio às licitações, aquisição de equipamentos em geral, licenciamentos ambientais, desapropriações, implantação das obras, pré-operação e operação assistida dos sistemas e monitoramento ambiental.

2. Trabalhos de Gerenciamento

  • Coordenação, planejamento e controle da programação físico-financeira das diversas fases do Programa, incluindo as atividades de acompanhamento para fins de atualização da programação geral.
  • Elaboração do macroplanejamento do gerenciamento.
  • Elaboração de planejamento setorizado, por empreendimento.
  • Gestão do Empreendimento dentro da Metodologia de Gestão de Empreendimentos da Sabesp, composta de processos e ferramentas de apoio, suportada por ambiente de Tecnologia da Informação – TI, baseada nas melhores práticas difundidas pelo Project Management Institute, suportada pelo ambiente EPM da Microsoft versão 2007 e Integrado com o Ambiente Corporativo da Sabesp.
  • Apoio aos processos licitatórios complementares de obras, equipamentos, serviços de suporte de engenharia (controles tecnológicos, sondagens, serviços de campo de topografia e de geotecnia), incluindo a prestação de serviços de consultoria técnica e de pareceres técnicos durante os processos licitatórios.
  • Coordenação do planejamento, projetos, obras, suprimentos e serviços, durante toda a implantação do Programa.
  • Coordenação e fiscalização dos serviços de suporte e de engenharia: controles tecnológicos, sondagens, serviços de campo de topografia e de geotecnia.
  • Apoio às atividades desenvolvidas em processos de desapropriações, de licenciamentos/autorizações especiais (rodovias, ferrovias e cursos de água), de licenciamentos e monitoramentos ambientais, em função das necessidades do Programa.
  • Coordenação geral e fiscalização das atividades de pré-operação e da operação dos sistemas.
  • Desenvolvimento, implantação e operação do sistema de informações existentes e/ou complementares aos existentes quanto ao andamento dos empreendimentos.
  • Preparo ou consolidação das informações gerenciais requeridas durante a evolução da implantação do empreendimento.
  • Apoio à Sabesp referente ao acompanhamento do desenvolvimento da implantação dos empreendimentos.
  • Apoio técnico e administrativo à Sabesp no desenvolvimento da implantação dos empreendimentos.
  • Recebimento das Autorizações de Serviços emitidas pelos administradores de contrato e solicitação às empreiteiras do cumprimento das exigências nelas contidas.
  • Controle das diversas etapas do planejamento inseridas no planejamento inicial, bem como das datas-macro estabelecidas contratualmente para a execução das obras.
  • Controle e avaliação dos cronogramas físico-financeiros das obras, verificando os quantitativos e valores previstos com os realizados e efetuando as reprogramações em função de desvios detectados.
  • Elaboração de relatórios mensais de evolução e gerenciais por contrato, COMPREENDENDO: evolução da situação físico-financeira das obras; análise dos relatórios de controles tecnológicos realizados; ocorrências observadas e soluções adotadas; arquivo fotográfico das frentes de serviços; mapas georreferenciados com informações relativas ao avanço das obras; indicação da situação das áreas a serem desapropriadas ou liberadas por órgãos públicos para implantação das obras; e análise e avaliação da pré-operação e da operação assistida dos sistemas.
  • Coordenação da equipe de fiscalização de obras e serviços para a execução com segurança e qualidade, nos prazos e valores contratados.
  • Assessoria técnica operacional nas atividades de controle de execução das obras.
  • Diligenciamento dos serviços de responsabilidade das prefeituras municipais e concessionárias de serviços públicos que interfiram na execução das obras.
  • Fiscalização das ações referentes à gestão e gerenciamento ambiental com relação às medidas mitigadoras, planos e programas exigidos pelos órgãos ambientais para a execução das obras.
  • Apoio às ações referentes às licenças de operação requeridas, efetuadas antes das datas previstas para o início de operação dos sistemas, e ao atendimento das técnicas das licenças de instalação correspondentes.
  • Análise e avaliação das alterações de projetos que implicaram no andamento das obras.
  • Análise e avaliação da documentação necessária, de acordo com as normas e procedimentos internos regulamentados e aprovados pela Sabesp no tocante aos trâmites de encerramento dos contratos de execução das obras junto às construtoras.
  • Análise e avaliação do recebimento parcial e total, provisório e definitivo das obras e apoio nos processos de transferência dos empreendimentos concluídos para a Unidade de Negócio Baixada Santista.

3. Assessoria e Assistência Técnica Consultivas às Obras

  • Elaboração e adequação dos projetos executivos complementares das obras, quando necessário e mediante a solicitação da Sabesp, incluindo a análise e compatibilização com a realidade de campo; e fiscalização da execução das alterações necessárias, apuradas na revisão.
  • Consultoria técnica na elaboração dos projetos básicos e/ou executivos, nos métodos e processos construtivos, materiais e equipamento, propondo alternativas e recomendações e pareceres técnicos quando de alterações na execução da obra devido a interferências ou outros fatores.
  • Consultoria técnica nos projetos executivos das alterações necessárias no caso de projetos elaborados por terceiros, inclusive de fornecedores e com assistência técnica na execução de obras.
  • Detalhamento e complementação de projetos estruturais, de fundações, hidráulicos, eletromecânicos e de automação.
  • Coordenação do fornecimento e da suficiência dos projetos, para fins de controle e atendimento da programação geral.
  • Análise e avaliação técnica de alterações em projetos que impactaram no imediato andamento das obras.
  • Vistorias técnicas em campo e laudos técnicos.
  • Assistência técnica no andamento das exigências técnicas constantes nas licenças de Instalação, antes da data prevista para o início das operações dos sistemas, e nas exigências técnicas requeridas pela Cetesb nas licenças de operação emitidas.
  • Coordenação da elaboração, pelas contratadas, dos manuais de procedimentos de operação executados, tendo em vista as atividades de pré-operação e de operação assistida.
  • Assistência técnica nas fases de teste, pré-operação e operação assistida.
  • Assistência técnica na elaboração de contratos entre fornecedores e empreiteiros.

4. Fiscalização das Obras Complementares

  • Gerenciamento dos escopos dos contratos de obras, suprimentos e serviços.
  • Gestão do sistema de atendimento ao público.
  • Fiscalização da observância pelas contratadas das legislações e posturas municipais, estaduais e federais.
  • Fiscalização da observância das Normas de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho.
  • Fiscalização da observância das normas, especificações e determinações da Sabesp relativas aos planos de qualidade, segurança, gestão ambiental, de comercialização de gestão, de tráfego e de comunicação.
  • Fiscalização da qualidade das obras, suprimentos e serviços.
  • Fiscalização dos custos, da contabilidade das obras, suprimentos e serviços.
  • Fiscalização dos prazos e das datas-marco dos contratos de obras, suprimentos e serviços.
  • Inspeções e diligenciamento de suprimentos.
  • Coordenação, assessoria técnica e fiscalização dos serviços necessários aos testes, pré-operação assistida das unidades implantadas.
  • Coordenação, análise e fiscalização da implementação das recomendações das auditorias de qualidade e ambientais feitas por terceiros, contratados pela Sabesp.
  • Apoio à administração dos contratos.
  • Apoio complementar ao controle das obras e serviços especializados.
  • Fiscalização das atividades estabelecidas nos planos de segurança, qualidade, comunicação, comercialização, ambiental e gestão de tráfego.
  • Apoio técnico às obras e fornecimentos.
  • Apoio para a obtenção dos licenciamentos ambientais de operação.
  • Análise e aprovação dos as built das obras.
  • Coordenação da elaboração dos manuais de operação, pelas contratadas, das unidade implantadas.
  • Elaboração das medições.
  • Elaboração dos relatórios gerenciais.
  • Elaboração dos relatórios dos recebimentos parciais, totais, provisórios e definitivos das unidades implantadas, para aprovação pela Sabesp e de acordo com as normas estabelecidas.
  • Relatórios de encerramento dos contratos dos empreendimentos e geral do Programa.

II. GERENCIAMENTO DA ATIVIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ESGOTO

  • Definição no fluxo de trabalho a fim de assegurar a eficácia do processo de comercialização das ligações de esgotos do Programa, com foco no cadastramento das ligações no Sistema Comercial da Sabesp – CSI.
  • Elaboração e implantação de instrumentos voltados à comercialização das ligações de esgotos do Programa junto às contratadas responsáveis pela operacionalização do Plano de Comercialização.
  • Gerenciamento do fluxo de reclamações sobre ações do Programa (obras e comercialização) registradas nos diversos canais de atendimento da Sabesp (Agência Pessoal, Agencia Telefônica, Ouvidoria e Arsesp), implantando junto às Contratadas ações padronizadas para assegurar a plena satisfação dos clientes.
  • Realização de vistorias de campo a fim de assegurar a qualidade do Plano de Comercialização realizado pelas contratadas.
  • Definição e implantação dos indicadores quantitativos e qualitativos das atividades de comercialização.


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