Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp
Período: outubro de 2011 - novembro de 2013
Descrição do Projeto
Iniciado em 2007, o Programa Onda Limpa foi concebido com o objetivo de elevar os índices de coleta e tratamento de esgotos nos municípios da Baixada Santista, contribuindo para a melhoria das condições de vida das populações fixas e flutuantes, para a preservação dos recursos hídricos e a balneabilidade das praias. As obras compreendidas nesta etapa foram financiadas com valores remanescentes de empréstimo de R$ 294,34 milhões assinado com o BNDES em 2010, no montante de R$ 44,35 milhões, e compreendem 16.000 m de redes coletoras em Bertioga, 1.203 m em Cubatão, 39.000 m no Guarujá (Distrito de Vicente de Carvalho), 104.225 m em Praia Grande, 6.000 em Mongaguá e 82.000 m em Itanhaém. Durante a vigência do presente contrato foram realizados os seguintes quantitativos: 42.952 m de redes coletoras, 1.529 m de coletores tronco, 10.211 m de linhas de recalque e 4.140 ligações domiciliares.
Descrição dos Serviços
I. SERVIÇOS DE GERENCIAMENTO
1. Fases do Empreendimento: Obras Complementares
Apoio às licitações, aquisição de equipamentos em geral, licenciamentos ambientais, desapropriações, implantação das obras, pré-operação e operação assistida dos sistemas e monitoramento ambiental.
2. Trabalhos de Gerenciamento
Coordenação, planejamento e controle da programação físico-financeira das diversas fases do Programa, incluindo as atividades de acompanhamento para fins de atualização da programação geral.
Elaboração do macroplanejamento do gerenciamento.
Elaboração de planejamento setorizado, por empreendimento.
Gestão do Empreendimento dentro da Metodologia de Gestão de Empreendimentos da Sabesp, composta de processos e ferramentas de apoio, suportada por ambiente de Tecnologia da Informação – TI, baseada nas melhores práticas difundidas pelo Project Management Institute, suportada pelo ambiente EPM da Microsoft versão 2007 e Integrado com o Ambiente Corporativo da Sabesp.
Apoio aos processos licitatórios complementares de obras, equipamentos, serviços de suporte de engenharia (controles tecnológicos, sondagens, serviços de campo de topografia e de geotecnia), incluindo a prestação de serviços de consultoria técnica e de pareceres técnicos durante os processos licitatórios.
Coordenação do planejamento, projetos, obras, suprimentos e serviços, durante toda a implantação do Programa.
Coordenação e fiscalização dos serviços de suporte e de engenharia: controles tecnológicos, sondagens, serviços de campo de topografia e de geotecnia.
Apoio às atividades desenvolvidas em processos de desapropriações, de licenciamentos/autorizações especiais (rodovias, ferrovias e cursos de água), de licenciamentos e monitoramentos ambientais, em função das necessidades do Programa.
Coordenação geral e fiscalização das atividades de pré-operação e da operação dos sistemas.
Desenvolvimento, implantação e operação do sistema de informações existentes e/ou complementares aos existentes quanto ao andamento dos empreendimentos.
Preparo ou consolidação das informações gerenciais requeridas durante a evolução da implantação do empreendimento.
Apoio à Sabesp referente ao acompanhamento do desenvolvimento da implantação dos empreendimentos.
Apoio técnico e administrativo à Sabesp no desenvolvimento da implantação dos empreendimentos.
Recebimento das Autorizações de Serviços emitidas pelos administradores de contrato e solicitação às empreiteiras do cumprimento das exigências nelas contidas.
Controle das diversas etapas do planejamento inseridas no planejamento inicial, bem como das datas-macro estabelecidas contratualmente para a execução das obras.
Controle e avaliação dos cronogramas físico-financeiros das obras, verificando os quantitativos e valores previstos com os realizados e efetuando as reprogramações em função de desvios detectados.
Elaboração de relatórios mensais de evolução e gerenciais por contrato, COMPREENDENDO: evolução da situação físico-financeira das obras; análise dos relatórios de controles tecnológicos realizados; ocorrências observadas e soluções adotadas; arquivo fotográfico das frentes de serviços; mapas georreferenciados com informações relativas ao avanço das obras; indicação da situação das áreas a serem desapropriadas ou liberadas por órgãos públicos para implantação das obras; e análise e avaliação da pré-operação e da operação assistida dos sistemas.
Coordenação da equipe de fiscalização de obras e serviços para a execução com segurança e qualidade, nos prazos e valores contratados.
Assessoria técnica operacional nas atividades de controle de execução das obras.
Diligenciamento dos serviços de responsabilidade das prefeituras municipais e concessionárias de serviços públicos que interfiram na execução das obras.
Fiscalização das ações referentes à gestão e gerenciamento ambiental com relação às medidas mitigadoras, planos e programas exigidos pelos órgãos ambientais para a execução das obras.
Apoio às ações referentes às licenças de operação requeridas, efetuadas antes das datas previstas para o início de operação dos sistemas, e ao atendimento das técnicas das licenças de instalação correspondentes.
Análise e avaliação das alterações de projetos que implicaram no andamento das obras.
Análise e avaliação da documentação necessária, de acordo com as normas e procedimentos internos regulamentados e aprovados pela Sabesp no tocante aos trâmites de encerramento dos contratos de execução das obras junto às construtoras.
Análise e avaliação do recebimento parcial e total, provisório e definitivo das obras e apoio nos processos de transferência dos empreendimentos concluídos para a Unidade de Negócio Baixada Santista.
3. Assessoria e Assistência Técnica Consultivas às Obras
Elaboração e adequação dos projetos executivos complementares das obras, quando necessário e mediante a solicitação da Sabesp, incluindo a análise e compatibilização com a realidade de campo; e fiscalização da execução das alterações necessárias, apuradas na revisão.
Consultoria técnica na elaboração dos projetos básicos e/ou executivos, nos métodos e processos construtivos, materiais e equipamento, propondo alternativas e recomendações e pareceres técnicos quando de alterações na execução da obra devido a interferências ou outros fatores.
Consultoria técnica nos projetos executivos das alterações necessárias no caso de projetos elaborados por terceiros, inclusive de fornecedores e com assistência técnica na execução de obras.
Detalhamento e complementação de projetos estruturais, de fundações, hidráulicos, eletromecânicos e de automação.
Coordenação do fornecimento e da suficiência dos projetos, para fins de controle e atendimento da programação geral.
Análise e avaliação técnica de alterações em projetos que impactaram no imediato andamento das obras.
Vistorias técnicas em campo e laudos técnicos.
Assistência técnica no andamento das exigências técnicas constantes nas licenças de Instalação, antes da data prevista para o início das operações dos sistemas, e nas exigências técnicas requeridas pela Cetesb nas licenças de operação emitidas.
Coordenação da elaboração, pelas contratadas, dos manuais de procedimentos de operação executados, tendo em vista as atividades de pré-operação e de operação assistida.
Assistência técnica nas fases de teste, pré-operação e operação assistida.
Assistência técnica na elaboração de contratos entre fornecedores e empreiteiros.
4. Fiscalização das Obras Complementares
Gerenciamento dos escopos dos contratos de obras, suprimentos e serviços.
Gestão do sistema de atendimento ao público.
Fiscalização da observância pelas contratadas das legislações e posturas municipais, estaduais e federais.
Fiscalização da observância das Normas de Medicina, Higiene e Segurança do Trabalho.
Fiscalização da observância das normas, especificações e determinações da Sabesp relativas aos planos de qualidade, segurança, gestão ambiental, de comercialização de gestão, de tráfego e de comunicação.
Fiscalização da qualidade das obras, suprimentos e serviços.
Fiscalização dos custos, da contabilidade das obras, suprimentos e serviços.
Fiscalização dos prazos e das datas-marco dos contratos de obras, suprimentos e serviços.
Inspeções e diligenciamento de suprimentos.
Coordenação, assessoria técnica e fiscalização dos serviços necessários aos testes, pré-operação assistida das unidades implantadas.
Coordenação, análise e fiscalização da implementação das recomendações das auditorias de qualidade e ambientais feitas por terceiros, contratados pela Sabesp.
Apoio à administração dos contratos.
Apoio complementar ao controle das obras e serviços especializados.
Fiscalização das atividades estabelecidas nos planos de segurança, qualidade, comunicação, comercialização, ambiental e gestão de tráfego.
Apoio técnico às obras e fornecimentos.
Apoio para a obtenção dos licenciamentos ambientais de operação.
Análise e aprovação dos as built das obras.
Coordenação da elaboração dos manuais de operação, pelas contratadas, das unidade implantadas.
Elaboração das medições.
Elaboração dos relatórios gerenciais.
Elaboração dos relatórios dos recebimentos parciais, totais, provisórios e definitivos das unidades implantadas, para aprovação pela Sabesp e de acordo com as normas estabelecidas.
Relatórios de encerramento dos contratos dos empreendimentos e geral do Programa.
II. GERENCIAMENTO DA ATIVIDADE DE COMERCIALIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ESGOTO
Definição no fluxo de trabalho a fim de assegurar a eficácia do processo de comercialização das ligações de esgotos do Programa, com foco no cadastramento das ligações no Sistema Comercial da Sabesp – CSI.
Elaboração e implantação de instrumentos voltados à comercialização das ligações de esgotos do Programa junto às contratadas responsáveis pela operacionalização do Plano de Comercialização.
Gerenciamento do fluxo de reclamações sobre ações do Programa (obras e comercialização) registradas nos diversos canais de atendimento da Sabesp (Agência Pessoal, Agencia Telefônica, Ouvidoria e Arsesp), implantando junto às Contratadas ações padronizadas para assegurar a plena satisfação dos clientes.
Realização de vistorias de campo a fim de assegurar a qualidade do Plano de Comercialização realizado pelas contratadas.
Definição e implantação dos indicadores quantitativos e qualitativos das atividades de comercialização.