Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE INTERCEPTAÇÃO DE ESGOTOS DA RMSP, ATRAVÉS DO MONITORAMENTO DE COLETORES PRINCIPAIS NO ÂMBITO DO PROJETO DE DESPOLUIÇÃO DO RIO TIETÊ
  
voltar



Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: janeiro de 2003 - novembro de 2006

Descrição do Projeto

O objeto do presente trabalho constituiu-se na realização de diagnóstico do sistema de interceptação de esgotos na Região Metropolitana de São Paulo, através de medições em campo e do desenvolvimento e implantação de uma ferramenta denominada modelo topológico. Esta é composta por um sistema computadorizado concebido para auxiliar no processo de análise e avaliação do funcionamento da rede de coletores e interceptores de esgotos. A utilização do modelo possibilita caracterizar a eficiência do sistema de coleta e afastamento de esgotos, assim como identificar e hierarquizar as intervenções no sistema, tanto com base nos custos e vazões recuperadas como na interdependência com outras intervenções. O Projeto foi parcialmente financiado com recursos oriundos de contrato de empréstimo de US$ 200 milhões celebrado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Descrição dos Serviços 

1. Diagnóstico do Sistema de Esgotamento da RMSP

  • Levantamento da base de dados e informações gerais sobre o Sistema Integrado Esgotos da Sabesp na Região Metropolitana de São Paulo, compreendendo as Estações de Tratamento de Esgotos de São Miguel, Suzano, Parque Novo Mundo, ABC e Barueri; compreensão do funcionamento e operação dos sistemas de esgotos existentes e projetados; e, discussão das estratégias de desenvolvimento do modelo topológico, das medições qualiquantitativas e das demais atividades.
  • Desenvolvimento do modelo topológico composto por sistema computadorizado concebido para auxiliar no processo de análise e avaliação do funcionamento da rede de coletores e interceptores de esgotos, através da quantificação do balanço de massa (vazões e cargas) em pontos específicos do sistema e de estudos dos aspectos operacionais dos sistemas de esgotamento.
  • Implantação do modelo topológico nos computadores da Sabesp e treinamento de 150 horas para técnicos das cinco Unidades de Negócios da Diretoria Metropolitana.
  • Realização de operação assistida do modelo topológico nas cinco unidades de Negócios da Diretoria Metropolitana.
  • Realização de simulações com base nas intervenções de cada sub-bacia.
  • Monitoramento qualiquantitativo incluindo: levantamento de dados para a seleção das sub-bacias e dos locais de medição; inspeções de campo para adequação e seleção dos pontos para instalação dos equipamentos de medição de vazão e para coleta de amostras; medição mensal e contínua das vazões; amostragem, análise e avaliação das cargas poluidoras; e análise dos resultados, com vistas à avaliação dos sistemas analisados.
  • Monitoramento pluviométrico contínuo (através de aparelhos registradores) com utilização dos dados colhidos para análise dos eventos de chuva e determinação da intensidade horária e a duração da mesma. Foram instalados 25 pluviógrafos e o período de monitoramento de cada um foi de 30 dias.
  • Inspeções de campo e varreduras operacionais (inspeção do caminhamento do sistema de esgotos com abertura de poços de visita para diagnóstico de seu funcionamento e medição instantânea de vazão e de qualidade da água) no Sistema Integrado da RMSP.
  • Avaliação integrada da eficiência dos sistemas de coleta e interceptação de esgotos, possibilitando também interfaces reais com os programas de monitoramento e avaliação da qualidade dos corpos hídricos metropolitanos, referente às Estações de Tratamento de Esgotos de São Miguel, Suzano, Parque Novo Mundo, ABC e Barueri.
  • Avaliação do funcionamento e da utilização dos coletores e interceptores de esgoto referentes ao Sistema Integrado da RMSP.
  • Priorização e orçamento de obras a serem executadas, visando o aumento dos índices de coleta, afastamento e tratamento de esgoto nos Sistemas estudados.
  • Realização de um total de 7.191 análises laboratoriais incluindo os seguintes parâmetros: pH, Temperatura, 9 metais, arsênio, cianeto, cloreto, DBG, DQO, fosfato orgânico, fosfato total. fluoreto solúvel, fenóis, nitrogénio amoniacal, nitrogénio kjeldahl, óleos e graxas, oxigénio consumido, SDT, SSV, sulfato, sulfeto, solventes halogenados, oxigênio dissolvido.

2. Espacialização

  • Elaboração de cadernos fotográficos a partir de fotografias aéreas referentes à Bacia do Alto Tietê em voo realizado no ano 2000, incluindo aquisição de fotos com sobreposição de imagens, a formação de uma base contínua com ajustes e a realização de novo recorte em 341 fotos na escala aproximada 1:20.000 com uma área de 8 km2 cada (2km x 4 km), perfazendo um total de 2.728 Km.
  • Locação dos limites das sub-bacias, subáreas, caminhamentos dos coletores troncos, coletores secundários e interceptores, estações de tratamento, estações elevatórias, assim como trechos ou pontos específicos onde o diagnóstico quali-quantitativo apontou a existência de fatores que diminuem a eficiência do sistema de coletores.
  • Elaboração e execução de cinco cadernos de fotografias referentes ás Unidades de Negócios Leste, Sul, Norte, Centro e Oeste, os quais foram apresentados na escala 1:20.000; e elaboração de um sexto caderno abrangendo o tema Interceptadores dos Rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, na escala 1:50.000.

3. Caracterização de Córregos e Rios da RMSP

  • Monitoramento dos córregos e rios da Bacia do Alto Tietê, incluindo os rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí e seus afluentes, com o objetivo de produzir insumos para avaliar a eficácia das ações de saneamento desenvolvidas no âmbito do Projeto Tietê. Realização de 15 campanhas de caracterização, com 20 pontos de amostragem, e amostragens simples e compostas por períodos de 24 horas.
  • Realização de um total de 526 análises da qualidade das águas envolvendo os seguintes parâmetros: temperatura, pH, DB05, DQO, fósforo orgânico, fósforo total, nitrogênio, coliforme, fecal, entre outros.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)