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COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
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GERENCIAMENTO DAS OBRAS NO ÂMBITO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO CANAL ACAUÃ/ARAÇAGI – ADUTOR DAS VERTENTES LITORÂNEAS
  
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Cliente: Governo do Estado da Paraíba

Período: agosto de 2012 - em andamento

Descrição do Projeto

O Canal Acauã-Araçagi foi projetado para o aproveitamento pelo Estado da Paraíba das águas a serem transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Com um percurso de cerca de 113 km, o Canal deve garantir o suprimento regular de água bruta a 38 municípios da planície costeira interior do Estado, beneficiando 600 mil pessoas, e a irrigação de 16 mil hectares de terras para agricultura. As obras gerenciadas compreendem onze segmentos de canais abertos com seções trapezoidais totalizando 88,898 km; cinco trechos em sifões invertidos construídos em tubos de aço para ultrapassar vales de rios e córregos, com 22,585 km; dois trechos em túnel com 3,47 km; e um aqueduto com 308 metros. O sistema foi projetado para trabalhar totalmente por gravidade e transportar vazões variando de 10 m³/s no trecho inicial a 2,5 m³/s no trecho final. Orçado em RS$ 956 milhões, o projeto é resultado de um convênio entre o Governo da Paraíba e o Ministério da Integração Nacional, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Descrição dos Serviços

1. Atividades de Planejamento

  • Gerenciamento de todo empreendimento, por intermédio de um estudo detalhado de todos os métodos, materiais e práticas construtivas.
  • Análise/avaliação dos projetos de engenharia, dos aspectos ambientais e dos contratos existentes, para conhecimento dos serviços a serem executados e assessoramento da Secretaria, das construtoras e supervisoras e das projetistas na elaboração do planejamento da execução do empreendimento.
  • Gerenciamento de tempo do projeto para se estabelecer uma rede de precedências (PERT/CPM) e identificar caminhos e atividades críticas, de forma a propor medidas corretivas para evitar ou corrigir desvios e atrasos.
  • Acompanhamento das interfaces ambientais do empreendimento, incluindo o acompanhamento dos procedimentos e prazos necessários para a execução desembaraçada das obras.
  • Avaliação do planejamento e plano de obras das construtoras, verificando as fases de execução das obras e suas interfaces.
  • Verificação da adoção, pelas supervisoras e/ou construtoras, dos procedimentos para a obtenção dos elementos necessários à elaboração do projeto as built.
  • Apoio e assessoria à Secretaria na coordenação das ações necessárias à execução do empreendimento, incluindo a preparação da documentação técnica e administrativa.
  • Suporte técnico/administrativo nas reuniões da Secretaria com órgãos federais, estaduais ou municipais, cujas atuações possam interferir no andamento da execução do empreendimento, as ligações com os sistemas viários municipais, o controle de acesso e eventuais restrições quanto ao uso do solo das áreas adjacentes ao empreendimento.
  • Suporte técnico/administrativo à Secretaria nos aspectos ambientais, dos projetos de engenharia e dos contratos existentes, para conhecimento dos serviços a serem executados.

2. Atividades de Controle

  • Verificação do cumprimento das obrigações contratuais dos contratados, informando a Secretaria, de eventuais desvios em relação ao planejamento.
  • Avaliação dos índices de produtividade, de acordo com os critérios sugeridos e aprovados pela Secretaria.
  • Suporte técnico à Secretaria no monitoramento do andamento das obras e serviços, incluindo os custos, os cronogramas de desembolsos, os quantitativos e a qualidade técnica.
  • Realização de visitas técnicas periódicas às obras, juntamente com a fiscalização para verificar a evolução dos trabalhos e, quando necessário, proposição de medidas para a correção de eventuais desvios;
  • Coordenação da elaboração dos planos de ataque às obras.
  • Apoio à Secretaria no monitoramento da implantação das medidas de proteção ambiental e recuperação de passivos previstos nos projetos.
  • Análise de pareceres técnicos emitidos pelas supervisoras sobre eventuais propostas das construtoras, particularmente no que se refere às alterações de projeto na fase de execução das obras, ou modificação de prazo.
  • Verificação do trabalho das supervisoras no que se refere ao acompanhamento dos controles tecnológicos e geométricos.
  • Assessoramento na análise dos relatórios mensais elaborados pelas supervisoras.
  • Coleta, organização e manutenção de dados e informações relativas ao empreendimento e contratos, colocados à disposição da Secretaria.
  • Manutenção de registros, elaboração de análises e emissão de conceitos relativos ao empreendimento, às obras e aos contratos de construtoras e supervisoras.
  • Implementação de sistema de acompanhamento e monitoramento do empreendimento.
  • Suporte técnico à Secretaria na preparação das viagens de inspeção aos locais das obras, com vistas à verificação da execução física e da qualidade das obras executadas.
  • Apoio à Secretaria na comparação da execução física com a execução financeira do empreendimento, de modo a corrigir eventuais desvios e com o objetivo de preparar as informações necessárias para as estimativas do fluxo de pagamentos.
  • Apoio à Secretaria no monitoramento da sistemática de solicitação de recursos.

3. Serviços Técnicos

  • Implementação de um sistema de arquivamento computadorizado de todos os estudos, projetos, análises técnicas, correspondências, processos e notícias sobre o empreendimento.
  • Preparação e controle de documentos técnicos.
  • Detalhamento ou proposição de instruções de serviço.
  • Análise de eventuais pedidos de revisão de projetos de engenharia em fase de obras, elaborados pelas construtoras, com o objetivo de verificar se estão de acordo com as normas em vigor.
  • Análise e emissão de pareceres sobre documentos técnicos, inclusive sobre não conformidades e as providências requeridas;
  • Acompanhamento da elaboração dos projetos as built pela supervisora, verificando o atendimento às prescrições da Secretaria;
  • Acompanhamento em campo da implantação das soluções previstas nos projetos de engenharia em situações nas quais determinadas soluções de projeto não estejam suficientemente claras, ou com nível de detalhamento insuficiente; assessoria às supervisoras na elaboração dos detalhamentos pertinentes para a execução dos serviços em questão.
  • Participação, com os contratados e/ou a Secretaria, na resolução de questões técnicas ou contratuais.
  • Verificação de cumprimento, por parte das supervisoras, da implantação do componente ambiental do projeto de engenharia;
  • Desenvolvimento, implantação e manutenção de banco de dados de informações sobre a execução física e financeira das obras, livros de ocorrência, situação dos contratos e outras informações de interesse.
  • Proposição de novas instruções de serviço ou o aperfeiçoamento de instruções de serviços existentes.
  • Monitoramento dos pedidos de revisão de projetos de engenharia em fase de obras, elaborados pelas construtoras.

4. Serviços Administrativos

  • Preparação e controle de documentos administrativos.
  • Apoio a Secretaria em reuniões com os representantes de órgãos ambientais, órgãos de controle de contas estaduais e federais, e de outros setores governamentais e não governamentais para esclarecer eventuais dúvidas sobre o empreendimento.
  • Coordenação da integração das ações do empreendimento, inclusive com entidades externas à Secretaria.
  • Monitoramento e assessoramento na elaboração de processos de desapropriação.

5. Atividades de Gestão de Contratos

  • Suporte no acompanhamento do cronograma de desembolso previsto, de forma a antecipar a necessidade de efetuar os empenhos necessários à cobertura financeira das medições ou efetuar novos repasses aos convenentes.
  • Apoio ao trabalho de monitoramento sistemático de subcontratações efetuadas pelos contratados, para que se cumpram as condições definidas nos editais e nos contratos e convênios.
  • Controle administrativo da execução de contratos e convênios, abrangendo publicações, prazos, aditivos de prazo e valor, etc.
  • Controle da execução financeira dos contratos e convênios, abrangendo créditos, empenhos, vinculação de empenhos, pagamentos ou repasses efetuados, dentre outros aspectos.
  • Elaboração de relatórios periódicos sobre os trabalhos executados pelos contratados, supervisoras e pela própria gerenciadora.
  • Apoio à verificação das medições apresentadas pelos contratados, de forma a comparar a execução física com os valores propostos;
  • Acompanhamento da execução física dos contratos, principalmente, no que se refere ao prazo de execução do empreendimento. No caso dos convênios, realizar acompanhamento com vistas à verificar a compatibilidade entre os quantitativos medidos e os repasses efetuados.

6. Atividades de Comunicação Social

  • Levantamento de dados/informações e elaboração de resumos para alimentar a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria com dados que possibilitem a divulgação do empreendimento, mediante o fornecimento de informações sobre a sua situação.
  • Manutenção de sistema online de informações sobre o andamento das obras e serviços, utilizando recursos de multimídia


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