Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ESTUDO DE VIABILIDADE DE CONTROLE E REMEDIAÇÃO DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO SUBTERRÂNEO DE COMBUSTÍVEIS NO ESTADO DE SÃO PAULO
  
voltar



Cliente: Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb

Período: julho de 2001 - junho de 2002

Descrição do Projeto

Mediante um Acordo de Subvenção para Cooperação Técnica com a agência norte-americana Trade and Development Agency – TDA, a Cetesb deu início ao processo de regulação, melhoria e licenciamento dos sistemas de armazenamento subterrâneo de combustíveis no Estado de São Paulo. Um inventário nacional indica que dos mais de 30 mil postos de serviços, centros de distribuição por atacado, centros de reabastecimento, refinarias e instalações industriais existentes no País, menos de 15% apresentam sistemas de proteção aceitáveis para vazamentos, corrosão e contenção de derrames. No Estado de São Paulo, onde se concentram 25% dos postos de serviços, a Cetesb tem como meta, no âmbito deste contrato, definir uma estrutura reguladora para reduzir os passivos ambientais provenientes de vazamentos de tanques subterrâneos.

Descrição dos Serviços

1. Censo dos Sistemas de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis – SASC

  • Análise e revisão do modelo de banco de dado informatizado criado pela Cetesb, reunindo informações coletadas junto a proprietários de postos e operadores de sistemas através de questionários; e avaliação das características dos equipamentos.
  • Análise do sistema de classificação: desenvolvimento de uma metodologia de classificação de risco baseada na derivação do risco para a saúde e segurança do local (Risc to Health and SafetyRTHS), com base na soma dos fatores de impacto potencial (riscos associados com mananciais, receptores físicos e uso do solo na área vizinha ao estabelecimento); dos fatores de probabilidade de vazamento (idade, tipo de filtro, proteção catódica e tipo de tubulação de um sistema); e dos fatores de redução de risco (uso de equipamentos para detecção de vazamentos ou equipamentos de prevenção).
  • Interfaces de entrada e saída: desenvolvimento de aplicativo, com a inclusão de tabelas e campos de armazenamento de dados para classificação no banco de dados existente.

2. Protocolo de Amostragem para o Programa Ambiental de SASC

  • Seleção de locais para investigação de campo a partir de uma amostra dos estabelecimentos com SASC, considerando: normas técnicas brasileiras e norte-americanas; experiência adquirida do programa de conversão de tanques enterrados nos Estados Unidos; fatores de risco ambientais e humanos, incluídos padrões de uso do solo em torno dos estabelecimentos; características físicas dos estabelecimentos; inventário de produtos armazenados.
  • Realização de estudos de campo para cada um dos estabelecimentos investigados comprendendo: documentação do local (histórico de construção e fornecimento de combustível, melhorias significativas, demolições e restaurações, plano de abastecimentos, relatórios mensais de abastecimento e estágio atual dos tanques e linhas); pesquisa de vapores no solo através de sondas; amostragem e análise do solo para verificação de condições indicadoras da presença de combustíveis nas amostras.

3. Recomendações para Avaliação dos Estabelecimentos

  • Proposta de um protocolo de amostragem do subsolo abordando localização e número de pontos de amostragem, parâmetros, técnicas e equipamentos de amostragem.
  • Recomendação de estratégias para controle e remediação de solos e água subterrânea contaminados, tecnologia de conversão e modernização de SASC.
  • Proposta de regulamentação para SASC.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)