Cliente: Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo – DER/SP
Período: fevereiro de 2005 - agosto de 2005
Descrição do Projeto
O contrato assinado entre o Governo Paulista e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, no valor de US$ 240 milhões, para execução do Programa de Recuperação Rodovias do Estado de São Paulo, estabelece normas rígidas quanto à qualidade e à durabilidade das obras, que deve ser de no mínimo dez anos, assim como à segurança de tráfego e à preservação do meio ambiente. No item segurança, o BID exige tratamento especial à sinalização horizontal e vertical, obras de arte especiais, muros de proteção, e no item meio ambiente ao tratamento de taludes, encaminhamento das águas, impactos na região, cercas para evitar invasões, entre outros. O maior investimento na primeira fase do programa (R$ 31,6 milhões) foi para a recuperação de 38,2 quilômetros da SP-304, na região de piracicaba – objeto do presente contrato de fiscalização de obras –, por sua importância econômica e pelo elevado volume de tráfego (35 mil veículos/dia).
Descrição dos Serviços
1. Assessoramento ao DER/SP
- Análise e revisão global dos projetos e da programação das obras.
- Definição da estrutura do banco de dados para controle dos contratos de obras e serviços.
2. Atualização, Detalhamento e Adequação do Projeto
- Avaliação dos procedimentos e normas de cálculo e dimensionamento com relação ao cadastro de campo e situação física do corpo estradal e aos processos construtivos e tecnologias de materiais e equipamentos.
3. Consultoria Técnica Específica
- Acompanhamento dos processos construtivos e detalhamento de elementos e informações necessárias para a agilização e garantia da qualidade das obras, para a preservação do meio ambiente e para segurança dos usuários.
4. Fiscalização da Execução
- Acompanhamento em visitas in loco do andamento e da qualidade das obras.
- Verificação da adequação dos equipamentos ao tipo de serviço.
- Verificação da adequação das instalações e da forma de estocagem dos materiais.
- Verificação do controle de qualidade dos materiais empregados.
- Verificação da execução dos ensaios geotécnicos e tecnológicos.
- Verificação da execução e análise dos controles geométricos.
- Verificação da execução e controle dos pavimentos.
- Análise do controle de qualidade da obra acabada, inclusive sinalização.
- Verificação de Interferências no meio-ambiente.
- Verificação de interferência com os usuários, tráfego, propriedades e população do entorno.
5. Análise e Estudo de Soluções Especificas
- Análise técnico-econômica de soluções específicas para as obras.
- Análise e ensaio de dosagens e traços de misturas.
- Avaliação do comportamento dos agregados e ligantes.
- Elaboração de dosagens e traços para as obras de concreto.
- Acompanhamento e instrumentalização de eventuais recalques.
6. Execução dos Controles Tecnológicos
- Atividades de campo e de laboratório em todas as fases da obras: terraplanagem, pavimentação, obras de arte correntes e especiais, drenagem, serviços preliminares e complementares.
- Exploração de materiais, aquisição, industrialização, execução e produto final.
- Avaliação estrutural através de ensaios deflectométricos (não destrutivos) para controle de qualidade dos pavimentos construídos ou recuperados.
7. Execução dos Controles Geométricos
- Controle geométrico das obras pela equipe de topografia abrangendo áreas remanescentes; interferências (redes de esgoto, telefonia e energia), edificações, locação do eixo da rodovia por sistema de coordenadas, seções transversais método geométrico e eletrônico (taqueômetro).
- Acompanhamento da execução dos serviços de fresagem, camada de binder, CBUQ, obras de arte correntes e drenagem, terraplanagem e obras de contenções geotécnicas de artes especiais e recuperação de passivo ambiental.
- Verificação, por redundância, das marcações e medidas da equipe de topografia da construtora.
- Apoio aos processos de desapropriação, mediante a coleta de informações cartográficas e cadastrais para elaboração das plantas e cálculos de área das propriedades atingidas.
8. Elaboração das Medições
- Preparação dos elementos de campo e memórias de cálculo dos serviços executados para avaliações e medições dos serviços e efetivação de pagamento.
9. Execução do Controle Físico-Financeiro
- Prestação de informações atualizadas sobre o desenvolvimento quantitativo e financeiro das obras para eventuais adequações em caso de desvios.
10. Execução do Planejamento e Programação
- Avaliação mensal do andamento dos serviços para programação do período subsequente, considerando condições climáticas previstas para o período, sazonalidade do tráfego e a existência de eventos ou feriados.
11. Controle Operacional do Tráfego
- Monitoramento da sinalização de desvios e manutenção de tráfego nas áreas em obras.
12. Supervisão Ambiental
- Verificação do cumprimento da legislação ambiental.
- Identificação de eventuais impactos ambientais e acompanhamento da aplicação de medidas mitigadoras previstas ou de soluções de ajuste do Projeto.
- Verificação do cumprimento de procedimentos para proteção ambiental contra a ação dos produtos resultantes de operação ou de manutenção de veículos e equipamentos, e de resíduos em geral.
13. Relatórios Mensais de Andamento
- Elaboração de relatórios mensais sobre o andamento das obras, problemas ocorridos no período e providências adotadas, e programação de obras para o período subsequente.
14. Programa de Qualidade
- Definição e implantação de instrumentos (check lists) para verificação da eficácia do planejamento executivo: controle de documentos, drenagem e obras de arte corrente, pavimentação, terraplenagem, obras de arte especiais, construção, proteção ambiental e sinalização.
- Elaboração de relatório as built das obras e dos serviços de sinalização.
voltar