Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS DO DISTRITO FEDERAL
  
voltar



Cliente: Secretaria de Estado de Obras do Distrito Federal

Período: março de 2004 - outubro de 2008

Descrição do Projeto

O Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos do Distrito Federal integra o Programa de Saneamento Básico do Distrito Federal, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e foi concebido com o objetivo de aperfeiçoar, ampliar e modernizar a rede hidrometeorológica, de qualidade da água e de verificação de níveis de aquíferos, compreendendo a criação de um Sistema de Informações de Recursos Hídricos e a implantação das estações de monitoramento hidrometeorológico. A área de projeto abrangeu todo o território do Distrito Federal, expandindo-se até a denominada Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, incluindo os limites das bacias hidrográficas que a cortam: Bacia do rio Descoberto; Bacia dos rios Alagado e Santa Maria, Bacia do Lago Paranoá; Bacia do rio São Bartolomeu; Bacia do rio Maranhão; Bacia dos rios Preto e São Marcos.

Descrição dos Serviços

1. Detalhamento dos Objetivos do Programa

  • Usos previstos e prováveis para os dados a serem obtidos da rede de monitoramento quando esta estiver em funcionamento.
  • Formas de processamento, tratamento, relacionamento dos dados com outras variáveis, distribuição espacial, acesso, armazenamento e edição dos dados produzidos pela rede.
  • Políticas previstas para a implantação, operação e manutenção do monitoramento.
  • Possibilidades do aproveitamento dos sistemas/subsistemas do monitoramento existentes.
  • Levantamento dos possíveis pontos de integração entre o sistema e a base de dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com outros sistemas.

2. Coleta e Análise de Informações Secundárias e Realização dos Trabalhos de Campo

  • Diagnóstico da Rede de Monitoramento compreendendo a análise da situação atual da rede e das informações hidrometeorológicas, análise dos procedimentos técnicos atualmente praticados, coleta de dados fisiográficos das bacias, levantamento de dados dos aquíferos subterrâneos, levantamento do número de estações fluviométricas, de qualidade da água, de sedimentos, pluviométricas, climatológicas e tanques evaporimétricos.
  • Levantamento de informações para as estações compreendendo localização, série histórica de dados, operador, estado de operação e os parâmetros analisados.
  • Levantamento dos usos e ocupação do solo em todo o território do Distrito Federal e identificação das principais fontes de poluição hídrica, atual e futura e construção da Matriz de Fontes de Poluição Hídrica para cada bacia hidrográfica, identificando os pontos de lançamento de esgoto e a carga de esgoto remanescente.
  • Levantamento dos pontos de captação de água para abastecimento público e de irrigação, da fonte superficial e/ou subterrânea, utilizando o cadastro dos usuários da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal, pontos de lançamento do sistema de rnacrodrenagem e levantamento de dados históricos sobre a qualidade das águas.
  • Visitas de campo às estações hidrometeorológicas, de qualidade da água e de níveis de aquíferos existentes, avaliando-se suas condições físicas, de localização e de operação, bem como se determinando informações primárias para identificação e cadastro dos principais usos dos recursos hídricos.

3. Elaboração do Banco de Dados e do Sistema de Informações

  • Levantamento da situação dos recursos hídricos do Distrito Federal visando identificar as demandas da Secretaria de Estado de Melo Ambiente e Recursos Hídricos e avaliar os recursos e os dados disponíveis.
  • Proposta de adoção do sistema Hidro, desenvolvido o operado pela Agência Nacional de Águas – ANA, complementado por um aplicativo em sistema georreferenciado para o processamento das informações.
  • Diagrama do processamento das informações e formatos (shapes) das bases de dados georreferenciadas para cada um dos 24 temas incorporados ao aplicativo, compreendendo: definição do software do banco de dados; construção e armazenamento das informações do modelo físico da base de dados; utilização, por meio do software arcview, de rotinas para processamento das informações e geração de mapas e relatórios; e especificações e orçamento dos hardwares e softwares necessários.

4. Redimensionamento da Rede Hidrometeorológica, de Qualidade da Água e de Verificação de Níveis de Aquíferos

  • Definição de critérios e aspectos conceituais para o redimensionamento.
  • Consolidação e análise das informações relevantes (Planos Diretores, uso do solo, tendências de crescimento, unidades de conservação, inventários hidrogeológicos, fragilidades e vulnerabilidades a contaminação dos aquíferos subterrâneos; sistemas de drenagem urbana, cadastros de usos e usuários da água, aterros sanitários e lixões, cemitérios, postos de gasolina) e construção de urna matriz de fontes de poluição e de usos e usuários de recursos hídricos.
  • Séries históricas de monitoramento de parâmetros hidrometeorológicos e de qualidade das águas superficiais e subterrâneas.
  • Aplicação da metodologia Sharp para o redimensionamento.
  • Dimensionamento da rede de monitoramento de águas subterrâneas considerando as características dos aquíferos, as condições de recarga e de escoamento, usos e controle dos poços, as condições de vulnerabilidade e riscos de contaminação de origem natural ou antrópica.
  • Determinação dos parâmetros hidrometeorológicos, de qualidade da água e de verificação de níveis de aquíferos necessários em cada estação (existente ou proposta) em função das condições do uso e ocupação do solo, das características ambientais, da infraestrutura local e das estações já existentes.
  • Especificação dos equipamentos de medição, convencionais e automáticos, a serem instalados, bem como os instrumentos e acessórios correspondentes as formas de aquisição e transmissão de dados e as formas de recepção e mecanismos do controle, contemplou famílias de equipamentos e instrumentos.
  • Especificação dos equipamentos para o monitoramento de climatologia, fluviometria e piezometria, pluviometria e qualidade da água.
  • Especificação dos instrumentos para aquisição e transmissão do informações: dataloggers, baterias, painéis solares, reguladores de corrente, sensores de nível, sensores submersíveis, etc.
  • Elaboração do plano de operação, na forma de manual técnico, abordando a localização de toda a rede de monitoramento proposta e os equipamentos a serem utilizados para o monitoramento convencional (réguas linimétricas, pluviômetros, linígrafos, pluviógrafos e tanques evaporimétricos) e os acessórios para as estações automáticas, consistindo em documento técnico abordando: procedimentos e cuidados na instalação de estações de monitoramento; confiabilidade e a robustez dos sistemas de aquisição de dados; frequência de coleta de informações de cada tipo de estação; determinação da necessidade de manutenção dos equipamentos; determinação dos roteiros de visitas de campo e da logística necessária; procedimentos juntos aos equipamentos nas visitas de campo; plano de manutenção das estações; custos de operação da rede.
  • Elaboração de mapas temáticos digitais, apresentados em formatos arcview e acrobat reader, compreendendo todo o território do Distrito Federal com escala 1: 25000 utilizando-se Sicad e UTM.

5. Implantação das Estações de Monitoramento Meteorológico Hidrológico e Qualidade de Água

  • Acompanhamento técnico durante todo o processo de instalação dos equipamentos hidrometeorológicos para a correta instalação e funcionamento nos pontos definidos, num total do 42 estações de monitoramento.
  • Estruturação e oferta de curso de capacitação dos técnicos da Adasa, compreendendo teoria e prática de hidrometria e operação dos equipamentos de monitoramento, com duração de urna semana, tendo oito horas dedicadas a aulas de campo.


voltar


Galeria de Fotos






 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)