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ELABORAÇÃO DE ESTUDOS DE DEMANDA E ANÁLISES DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA DE TRECHOS VIÁRIOS DO PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO URBANA E AMBIENTAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
  
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Cliente: Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Período: dezembro de 2007 - maio de 2008

Descrição do Projeto

Os serviços contratados têm como objetivo determinar a demanda e a viabilidade técnico-econômica de três trechos viários projetados para São José dos Campos, dentro do Programa de Estruturação Urbana e Ambiental em execução pela Prefeitura Municipal. São José, com cerca de 630 mil habitantes, é o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e o mais importante polo aeronáutico e espacial da América Latina, e se destaca como centro de compras e serviços, com atendimento a aproximadamente 2 milhões de pessoas provenientes de outros municípios do Vale do Paraíba e do sul de Minas Gerais. A análise econômica e o levantamento de demanda foram realizados através de modelagem em syncro/simtraffic, subsidiada por pesquisa de origem e destino e contagem volumétrica discriminada de veículos. Os trechos viários projetados são o Viaduto Santa Inês, o Sistema Cambuí e a Via Banhado, com extensões de 1 km, 11 km e 5,5 km, respectivamente, somando 17,5 km.

Descrição dos Serviços

1. Dimensionamento, Especificações, Execução e Processamento das Pesquisas

  • Compatibilização de dados do IBGE, setores censitários, abairrarnento, zoneamento socioeconômico, zoneamento de uso e ocupação do solo, Plano Diretor, imagens de satélite e visitas locais.
  • Estabelecimento das áreas de influência de cada obra a ser realizada e identificação dos pontos de decisão e screen lines para e localização de pontos de contagem e entrevista de origem e destino (O/D).
  • Realização de contagens em 45 pontos para 148 movimentos e entrevistas de origem e destino em 13 pontos para 24 movimentos, totalizando 333.458 veículos de passeio, 12.815 caminhões, 10.824 ônibus e 30.115 motocicletas; entrevistas com 6.229 motoristas.
  • Tabulação dos dados utilizando como zoneamento a delimitação dos bairros, e os pontos de referência e/ou cruzamento mais próximo da origem e destino identificados pelos motoristas entrevistados; o cordon line da pesquisa foi o perímetro urbano do município, incluídas viagens intermunicipais adjacentes.
  • Montagem de urna matriz de origem e destino expandida pelos dados da pesquisa de contagens volumétricas realizadas ao mesmo tempo das entrevistas.

2. Análises Socioeconômicas, Projeção de Crescimento, Determinação de Demandas Atual e Futura

  • Estudos de tendências de crescimento do município, baseados nos dados de IBGE, considerando o crescimento populacional e a localização dos loteamentos vagos.
  • Estudos de tendências de evolução do número de viagens, identificando futuros pontos de geração e atração de viagens.

3. Cálculo de Custos Econômicos das Viagens

  • Levantamento de dados de renda média, população e número de habitantes por bairro.
  • Projeção dos custos econômicos com base em dados de pesquisas do Metropolitano de São Paulo (Metrô) adaptados à realidade de São José dos Campos.
  • Cálculo do custo do tempo dos passageiros de automóveis com base na pesquisa do Metrô, que vincula os dados de custo de tempo de motoristas e passageiros com custos operacionais de transporte ao rendimento nominal.

4. Montagem de Rede, Modelagem e Simulação

  • Definição de rede de trânsito – constituída de trechos e nós ou estações – e da área de influência para cada obra, com base em visitas, mapas e imagens de satélite.
  • Pesquisados e carregamento de dados de direção, quantidade de faixas por sentido velocidade operacional em períodos de tráfego, localização de lombadas físicas e eletrônicas, velocidades regulamentares, interseções semaforizadas e tempo de espera.
  • Montagem dos projetos das obras sobre a rede e projeção dos dados carregados para a rede atual, de acordo com o projeto disponibilizado.
  • Distribuição dos dados da demanda de 2008, 2013, 2018, 2023 e 2028 por estação e realização de dez simulações para cada um dos trechos viários, sendo cinco com a obra e cinco sem a obra projetada.
  • Projeção da velocidade média entre os pontos com base nos resultados obtidos de tempo entre as estações e as dados de distância entre as estações; esse dado, multiplicados pelo custo econômico de operação dos transportes e de tempo dos passageiros gerou os valores de beneficio da análise econômica.

5. Análise Econômica

  • Criação do indicador econômico TIR – Taxa interna de Retorno das Obras – do Programa de Estruturação Urbana de São José dos Campos igual a 31,9% aa.
  • Análise de sensibilidade do TIR considerando-se três cenários alternativos: (I) ampliação de 20% nos custos; (II) redução de 20% nos benefícios; e (III) aumento de 10% nos custos e redução de 10% nos benefícios, todos os resultados se mostraram consistentes.
  • Análise de riscos considerado-se a eliminação do valor residual e a eliminação do crescimento do trafego; os resultados também se mostraram consistentes.


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