Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ELABORAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICOS E ALTERNATIVAS REFERENTES AO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO EFICIENTE DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
  
voltar



Cliente: Companhia de Saneamento Bácio do Estado de São Paulo – Sabesp 

Período: abril de 1998 - agosto de 1999

Descrição do Projeto

O objetivo principal dos estudos contratados é a organização de informações sobre o sistema de esgotamento sanitário na área de abrangência do Projeto Tietê, após a conclusão das obras da 1ª etapa, e a preparação dos documentos necessários ao pedido de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID para a 2ª e 3ª etapas. O custo total do Programa foi orçado em US$ 1,9 bilhão, sendo US$ 700 milhões correspondentes à 2ª Etapa, objeto dos trabalhos deste contrato, e o restante à complementação do Projeto Tietê, que tem como horizonte as intervenções necessárias na região da Bacia do Alto Tietê até o ano de 2010. O estudo compreendeu a caracterização dos componentes do Projeto e as avaliações financeira, socioeconômica e ambiental das alternativas propostas requeridas pelo BID.

Descrição dos Serviços

1. Caracterização do Projeto

  • Descrição do sistema de esgotamento sanitário existente na área de abrangência do Projeto Tietê antes e depois das obras da 1ª etapa, incluindo rede coletora, coletores-tronco e interceptores, estações elevatórias, emissários e estações de tratamento
  • Indicação das obras que compõem a 2ª etapa do Projeto, como também aquelas referentes à 3ª etapa, de modo a possibilitar a análise ambiental de todo o Programa.

2. Avaliação Ambiental

  • Realização de prognósticos da qualidade da água ao longo da malha estudada com a utilização de modelo matemático e considerando distintas alternativas de planos de obras, evolução das cargas geradas na bacia, variante hidrológica, regra operacional do Sistema Alto Tietê e intervenções estruturais para melhoria das condições ambientais do Rio, como vazão de diluição, aeração dos efluentes das ETEs e flotação.

3. Analise Socioeconômica

  • Elaboração de análise fundada em três componentes: (1) interceptores e estações de tratamento necessários para melhorar a qualidade da água e para possibilitar, num horizonte futuro, o bombeamento de águas da Bacia do Alto Tietê para o Reservatório Billings e a geração de energia elétrica nas usinas de Cubatão (Henry Borden I e II), a redução de odores nos principais corpos d'água que atravessam a RMSP e a dinamização de atividades de recreação nas áreas marginais dos reservatórios que compõem o sistema hidráulico Pinheiros/Billings, como os Reservatórios Billings e Pirapora; (2) as redes coletoras de esgotos; (3) o programa de redução de perdas.
  • Estimativa dos investimentos necessários até 2010, considerados custos de operação e manutenção decorrentes e os benefícios do Projeto em relação geração de energia elétrica, redução de odores, recreação, reuso de água para fins industriais, e outros benefícios ambientais.

4. Análise de Recuperação de Custos

  • Elaboração de análise baseada no cálculo da relação Benefício Custo e a Taxa Interna de Retorno em função de distintas alternativas para o programa de investimentos.
  • Realização de simulações para determinação da sensibilidade às seguintes variáveis: componentes de obras do sistema de esgoto; número de ligações; reuso da água e programa de redução de perdas.

5. Preparação dos Documentos para o Pedido de Financiamento ao BID

  • Elaboração dos documentos formulados de acordo com os manuais do BID, compreendendo: Concepção da Abrangência do Programa; Resumo do Programa; Marco de Referência do Programa; Marco Lógico; Mutuário; Executor e Outras Instituições Participantes; O Programa, Custo e Financiamento; A Execução do Projeto; Projeções Financeiras; e Análises Socioeconômicas.

6. Transferência de Tecnologia

  • Realização de treinamentos com a equipe técnica da Sabesp para o uso do modelo matemático e a interpretação dos resultados.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)