Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE USO RACIONAL DA ÁGUA – PURA EM IMÓVEIS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
  
voltar



Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp

Período: dezembro de 2008 - abril de 2010

Descrição do Projeto

Os serviços realizados no âmbito deste contrato fazem parte do convênio firmado entre a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo, em novembro de 2007, para a adesão dos imóveis sob administração municipal ao Programa de Uso Racional da Água – PURA. Criado pela Sabesp em 1996, em parceria com a Escola Politécnica da USP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, o Programa tem como objetivo combater o desperdício de água em edifícios da Região Metropolitana de São Paulo por meio de medidas como controle de perdas, instalação de equipamentos economizadores de água e conscientização dos usuários para a necessidade de mudança de hábito em relação ao uso do recurso. Os serviços foram realizados em 13 edifícios, entre os quais o edifício-sede da Prefeitura, Edifício Matarazzo, Edifício Martinelli, Edifício São Joaquim, Teatro Municipal, Câmara Municipal São Paulo, Subprefeituras e Administrações Regionais.

Descrição dos Serviços

1. Levantamento Inicial

  • Levantamento inicial nas 13 edificações, compreendendo: caracterização institucional, informações de consumo de água e população usuária; caracterização física da edificação, informações externas à edificação e informações sobre os pontos de consumo.

2. Pesquisa e Correção de Vazamento no Ramal de Alimentação de Reservatórios e Derivações

  • Pesquisas de detecção de vazamentos visíveis e/ou não visíveis em 13 ligações de água dos imóveis no trecho compreendido entre o hidrômetro e o reservatório do prédio bem como das demais derivações de tubulações de água existentes, correspondendo a 16 pesquisas de vazamentos.
  • Execução de testes com o uso de geofone eletrônico, correlacionador de ruídos, haste de escuta, haste de perfuração, locador de tubulação metálica, locador de massa metálica, válvula geradora de ondas e manômetro, para verificação de possíveis vazamentos dos ramais prediais alimentados por reservatórios até os pontos de consumo de água (aparelhos sanitários), identificando locais e causas para posterior correção.

3. Pesquisa e Correção de Vazamentos em Reservatórios

  • Pesquisas de detecção de vazamentos em 67 reservatórios de água dos imóveis, sendo 23 reservatórios com capacidade acima de 5.000 litros e 44 reservatórios com capacidade até 5.000 litros, compreendendo: reconhecimento da área de trabalho e dos reservatórios; execução de teste de estanqueidade dos reservatórios; consolidação dos resultados do trabalho através de relatórios de atividades; e aspectos técnicos.

4. Pesquisa e Correção de Vazamentos na Rede de Distribuição dos Prédios

  • Pesquisas de vazamentos na rede de distribuição dos 13 prédios, num total de 13 pesquisas no trecho entre o reservatório ou entrada do prédio aos pontos de consumo, após a intervenção.
  • Testes para verificação de possíveis vazamentos dos ramais prediais alimentados por reservatórios até os pontos de consumo de água (aparelhos sanitários), identificando-se causas e locais dos vazamentos para posterior correção.

5. Obras de Adequação Predial

  • Adequação predial com base nas informações coletadas no levantamento inicial, realizando-se substituições no caso de necessidade de equipamentos de baixo consumo.

6. Assistência Técnica, Mobilização e Remoção de Entulho



voltar


Galeria de Fotos




 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)