Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
PROJETO DE AMPLIAÇÃO DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO E ESTUDOS AMBIENTAIS NA CIDADE DE IMPERATRIZ/MA
  
voltar



Cliente: Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão – Caema

Período: maio de 2002 - março de 2003

Descrição do Projeto

As melhorias e ampliações propostas para os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Imperatriz, no Estado do Maranhão, foram projetadas para o atendimento a toda a população urbana do município até o ano de 2022, estimada em cerca de 320 mil habitantes. Localizado a sudoeste do Estado, à margem direita do Rio Tocantins, Imperatriz é o segundo município mais populoso do Maranhão, com um total de 230 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2000. Os serviços executados no âmbito deste contrato incluem projetos executivos de Sistemas de Esgotamento Sanitário – SESde 332,6 km de redes coletoras e 17,3 km de interceptores, projetos básicos e executivos para melhoria do Sistema de Abastecimento de Água – SAS, Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental (EIA-/RIMA) para implantação de obras, levantamentos topográficos e geotécnicos e orçamentos e especificações técnicas dos empreendimentos propostos.

Descrição dos Serviços

1. Diagnóstico da Situação Atual

  • Análise e avaliação dos projetos e estudos existentes.
  • Avaliação técnica e operacional de todas as unidades dos sistemas existentes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário (redes de água e esgotos, estações elevatórias de água e esgotos, reservatórios de água, linhas de recalque das estações elevatórias, ETA, ETE, coletores-tronco e captação de água bruta).
  • Análise institucional da operação dos sistemas e suas interfaces com a Prefeitura, concessionárias de serviços públicos e outros órgãos envolvidos.

2. Estudos de Concepção

  • Estudo demográfico e de vazões: projeção populacional, com base em dados do IBGE e outros dados levantados junto às concessionárias de serviços públicos, utilizando diferentes metodologias, para período 2002-2022; estimativa das vazões de dimensionamento das unidades, existentes e propostas, dos sistemas de água e de esgotamento sanitário.
  • Estudos técnicos, econômicos e financeiros e definição de alternativas: pré-dimensionamento das unidades componentes dos sistemas, para cada uma das várias alternativas apresentadas para a ampliação do SES, com levantamento de custos de implantação, operação e manutenção ao longo do horizonte de projeto.

3. Projetos Básicos e Executivos do Sistema de Esgotamento Sanitário

  • Elaboração de projetos executivos de 332,6 km de redes coletoras e 17,3 km de interceptores.
  • Elaboração de projetos executivos para 9 Estações Elevatórias do tipo re-autoescorvantes, compreendendo edificações, instalações hidromecânicas, instalações elétricas e conjuntos motobombas; projeção de linhas de recalque e realização de estudos de transientes hidráulicos utilizando o modelo matemático CTran – Sistema Automático do Cálculo do Transientes, desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico do Hidráulica da USP.
  • Elaboração do projeto para ampliação da ETE de Imperatriz compreendendo: duas unidades de gradeamento manual, associados às unidades de desarenação; dois desarenadores tipo canal, por gravidade; duas caixas de retenção de sólidos grosseiros (areias), vinculadas aos desarenadores; duas caixas de evaporação do líquido percolado; dois medidores de vazão, tipo Calha Parshall; uma caixa de passagem do fluxo, dotada de extravasor; lagoas de estabilização anaeróbias (ampliação e modificação da unidade existente, em 1ª etapa, e uma unidade adicional na 2ª etapa); lagoas de estabilização facultativas secundárias (uma unidade adicional na 1ª etapa e uma na 2ª etapa); uma caixa de saída, com medidor de vazão tipo vertedor retangular e régua de medição direta; emissário final, para lançamento do efluente tratado no corpo receptor; e edificação para o operador.

4. Projetos Básicos e Executivos do Sistema de Abastecimento de Água

  • Elaboração do projeto executivo do sistema de retirada de areia que sedimenta no canal desarenador que faz a interligação entre o rio Tocantins e o poço de sucção da EEAB, veiculando vazão de 1.500 l/s, tendo 40 m de comprimento, 4  de largura e 10  de profundidade; projeto consistindo em pórtico metálico, que se desloca sobre o canal, com uma bomba acoplada, para succionar, via mangote flexível, a areia depositada; a bomba especificada é do tipo extração de areia; também através de mangote flexível acoplado no recalque da bomba, o material extraído é direcionado para uma estrutura de onde a areia pode ser retirada para aproveitamento em obras ou depositada em cavas de mineração ou aterros sanitários.
  • Caracterização da Adutora de Água Bruta – AAB, compreendendoa linha de recalque entre a estação elevatória de água bruta e a ETA, com uma extensão de 1.000 m, em tubo de ferro dúctil DN 900 mm; estudo de transientes hidráulicos utilizando o modelo matemático CTran – Sistema Automático de Cálculo de Transientes, desenvolvido pela Fundação CTH da USP.
  • Cálculos hidráulicos para verificação da eficácia operacional das unidades da ETA de Imperatriz, objetivando garantir o tratamento de até 1.500 l/s; projetos executivos das intervenções na ETA compreendendo proposições no sistema de armazenamento e dosagem de produtos químicos e no bloco hidráulico.
  • Projeto de melhorias, adequações e ampliações das redes de distribuição do SAS, com dimensionamento e detalhamento de redes primárias e secundárias do sistema de distribuição e, ainda, uma adutora de água tratada – AAT, utilizando-se o modelo matemático Crede – Sistema Automático de Cálculo de Redes de Abastecimento de Água, desenvolvido pela Fundação CTH da USP.
  • Projetos de melhorias das duas estações elevatórias de água existentes, EEATR7 E EEATR9; Para a EEATR9, elaboração de projetos executivos de mais 3 conjuntos motobombas e de uma adutora de recalque ao reservatório R11; para a linha de recalque, estudo de transientes hidráulicos utilizando modelo matemático CTran; para a EEATR7 os estudos apontaram apenas para a troca de rotores das bombas.
  • Elaboração do projeto executivo do reservatório elevado R8, em concreto armado e com 600m3 de capacidade para ampliação da reservação em etapa futura.

5. Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental – EIA/RIMA

  • Caracterização dos objetivos gerais e específicos dos empreendimentos.
  • Justificativa dos empreendimentos, abrangendo: avaliação das características dos sistemas; demandas; análise e avaliação das alternativas estudadas; e análise dos aspectos físicos, bióticos, tecnológicos e locacionais.
  • Caracterização e descrição do empreendimento SAA, incluindo: (i) descrição dos métodos, processos construtivos e tecnologias; (ii) distribuição populacional ao longo do período do empreendimento; (iii) demandas de água ao longo do período de alcance de empreendimento.
  • Caracterização e descrição do empreendimento SES, incluindo: (i) dados sobre geração, coleta, afastamento e tratamento de esgotos domésticos; (ii) propostas de implantação/ampliação do sistema de coleta e melhoria da eficiência e capacidade da ETE existente; (iii) descrição e caracterização dos métodos e processos construtivos e tecnologias; (iv) população atendida; (v) demandas para a coleta, afastamento e tratamento de esgotos ao longo do horizonte de projeto.
  • Caracterização dos empreendimentos quanto a: (i) condições, processos, mecanismos de transporte e acondicionamento e da legislação relativas à disposição final do lodo e descrição das alternativas estudadas de disposição final e (re)utilização do lodo da ETA e da ETE (compostagem, incineração, sistemas construtivos e disposição em aterro); (ii) mão de obra para implantação e operação; (iii) custo total dos empreendimentos e cronograma de implantação.
  • Classificação dos mananciais estudados e análise da situação de enquadramento dos corpos d'água em classes de uso.
  • Definição dos procedimentos metodológicos para os levantamentos e a avaliação de impacto ambiental.
  • Caracterização das áreas diretamente afetadas, áreas de influência direta e indireta, incluindo, nesta última, as bacias hidrográficas.
  • Diagnóstico ambiental e integrado da área direta e indiretamente afetada pelos empreendimentos, com levantamento de dados e pesquisas de campo, integração de informações em bases georreferenciadas e análise de fontes secundárias de dados, para caracterização do meio físico, meio biótico e meio antrópico.
  • Identificação e avaliação dos impactos ambientais, abrangendo as fases de construção/implementação e operação/manutenção do empreendimento.
  • Indicação e análise de medidas mitigadoras, compensatórias e de controle ambiental, incluindo custos e cronograma de execução das medidas.
  • Elaboração de Programas de Controle Ambiental e Plano de Monitoramento da Qualidade da Água.

6. Levantamentos Topográficos, Geotécnicos e Desapropriações

  • Realização de levantamentos tipográficos com implantação de pontos de apoio locados com auxílio de GPS, compreendendo: nivelamento e contranivelamento de ruas existentes com cadastros de singularidades e/ou carninharnento de redes das concessionárias de serviços públicos; levantamento planialtimétrico cadastral de faixa, com até 30 m de largura; levantamento planialtimétrico cadastral de ruas e de áreas.
  • Realização de levantamentos fundiários com descrições das áreas para as desapropriações necessárias para a implementação dos projetos, contendo: nome da propriedade; área a ser desapropriada; descrição perimétrica da área; e demais documentos legais para a efetivação das desapropriações.

7. Orçamento e Especificações Técnicas

  • Elaboração de orçamento e especificações técnicas de acordo com os padrões da Caema, consubstanciados no Caderno de Encargos e no Banco de Serviços e Insumos do Sistema de Estruturação de Planilhas Orçamentárias.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)