Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO PRELIMINAR E PROJETO TÉCNICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA 9 MUNICÍPIOS DO MARANHÃO
  
voltar



Cliente: Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão – Caema

Período: junho de 2002 - fevereiro de 2003

Descrição do Projeto

Os estudos e projetos desenvolvidos no âmbito deste contrato visam garantir o abastecimento de água em um horizonte de 20 anos para as populações de nove pequenos municípios maranhenses: São João dos Patos, Buriti Bravo, Tuntum, Pio XII, Esperantinópolis, São Bernardo, São Bento, São Domingos do Maranhão e Povoado de Entroncamento, em Itapecuru-Mirim – com populações variando entre 10 mil e 20 mil habitantes em 2002. As propostas apresentadas fundamentam-se em levantamentos e projeções de crescimento demográfico e de expansão industrial e/ou turística dos municípios, e dos impactos na demanda de água. Os projetos técnicos das unidades dos Sistemas de Abastecimento de Água incluem o aproveitamento das unidades existentes e o detalhamento de projetos executivos de melhorias dessas unidades e de novas unidades, compreendendo projetos de hidráulica, hidromecânica, elétrica, estruturas, edificações e urbanização.

Descrição dos Serviços

I. RELATÓRIO TÉCNICO PRELIMINAR

1. Diagnóstico da Situação Atual

  • Levantamento e análise de dados relacionados aos aspectos físicos, demográficos, urbanos, sanitários; e previsão de expansão industrial e/ou turística e seus impactos sobre a demanda de água para cada município estudado.

2. Descrição dos Sistemas de Abastecimento de Água Existentes

  • Identificação e avaliação de cada componente existente, tendo em vista as intervenções de melhorias e reaproveitamentos, com ênfase em: manancial, captação, EEA, adução, ETA, reservação e rede de distribuição.

3. Elaboração do Relatório Técnico Preliminar

  • Elaboração do relatório contendo: (i) projeções populacionais para o período de 2002 a 2022; (ii) cálculo das demandas de água; (iii) estudos urbanísticos da área de projeto, definindo-se zonas homogêneas em função da tipologia de ocupação, densidades demográficas, perspectivas de expansão urbana e estruturação do sistema de abastecimento existente.
  • Apresentação de alternativas de projeto para ampliação do sistema de abastecimento de água para cada município estudado e identificação da melhor alternativa técnico-econômica, com base nas características do município e nas metas de atendimento fixadas pela Caema.
  • Indicação da melhor alternativa de projeto baseada no pré-dimensionamento de cada unidade proposta e levantamento de custos de implantação, operação e manutenção ao longo do horizonte de projeto.

II. PROJETO TÉCNICO DAS UNIDADES DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

1. Captação de Água Bruta

  • Para o Município de São Bernardo, proposta para o aproveitamento da estrutura da captação flutuante existente, com a troca de equipamentos de maneira a possibilitar o bombeamento da vazão necessária para o atendimento das demandas até o final de plano; dimensionamento e detalhamento elétricos para alimentação dos conjuntos motor-bomba, para entrada de energia conforme padrão Gemar e para automação.
  • Para o Município de Pio XII, estudo detalhado do potencial hidrogeológico da área do município, avaliando a disponibilidade de recursos hídricos para atender a demanda até o ano de 2022 e a qualidade físico-química da água extraída do lençol freático pelos poços profundos já existentes; proposta de aproveitamento de 6 poços existentes e perfuração de 1 novo poço profundo em local favorável sob o aspecto técnico-econômico.
  • Para o Município de Esperantinópolis, proposta de aproveitamento de 1 poço existente e a perfuração de 4 novos poços.
  • Para o Município de São João dos Patos, proposta de aproveitamento de 7 poços existentes.
  • Para o Município de Tuntum, proposta de aproveitamento de 4 poços existentes e a perfuração de 2 novos poços.
  • Para o Povoado de Entroncamento, estudo detalhado para o aproveitamento da captação superficial existente no Rio Itapecuru, com vazão suficiente para o atendimento até o ano de 2022.
  • Para o Município de São Bento, proposta de aproveitamento de 6 poços existentes e a perfuração de 1 novo poço.
  • Para o Município de Buriti Bravo, proposta de aproveitamento de 4 poços existentes e a perfuração de 2 novos poços.
  • Para o Município de São Domingos do Maranhão, proposta de aproveitamento de 7 poços existentes e a perfuração de 1 novo poço.

2. Estação de Tratamento de Água ETA

  • Para o Município de São Bernardo, elaboração de projeto incorporando o aproveitamento do módulo hidráulico de tratamento existente (100m³/h) e acrescentando um novo módulo projetado com a mesma capacidade, e propostas de ampliações, melhorias e intervenções compreendendo: (i) ampliação do sistema de floculação, prevendo gradientes escalonados; (ii) ampliação do canal de água floculada; (iii) duplicação da unidade de decantação existente – implantação de decantador de alta taxa, do tipo laminar e de placas paralelas; (iv) duplicação da unidade de filtração existente, propondo a alteração na composição do leito filtrante da unidade existente para areia-atracito; (v) implantação de um novo sistema de preparo e dosagem de coagulante e alcalinizante; (vi) modificação no sistema de dosagem de cloro e incorporação da aplicação de flúor ao sistema de tratamento; (vii) implantação de leitos de secagem para a desidratação do lodo gerado nos decantadores; (viii) sistema de recirculação na ETA, composto de um tanque de equalização e bombas do tipo submersas para o recalque deste volume ao inicio do processo de tratamento; (ix) comportas removíveis para o possível isolamento entre as unidades de floculação, canal de água floculada, e decantador.
  • Para os Municípios de Pio XII e Tuntum, proposta de um sistema de desinfecção por meio de aplicação de cloro no reservatório utilizando bombas dosadoras para aplicação de produto químico.
  • Para os Municípios de Esperantinópolis, São João dos Patos, Buriti Bravo e São Domingos do Maranhão, proposta de 2 sistemas de desinfecção por meio de aplicação de cloro nos reservatórios ou nos poços de sucção das Estações Elevatórias utilizando bombas dosadoras para aplicação de produto químico.
  • Para o Município de São Bento, projeto de 3 sistemas de desinfecção por meio de aplicação de cloro nos reservatórios utilizando-se bombas dosadoras para a aplicação do produto químico,

3. Reservatórios

  • Para o Município de Pio XII, projeto de 1 reservatório para implantação em 1ª etapa, detalhamento das instalações hidromecânicas (incluindo macromedição), elétrica (incluindo sinalização noturna) e urbanismo (incluindo terraplenagem e drenagem), e detalhamento estrutural; projeto de 2 novos reservatórios para implantação em 2ª etapa.
  • Para os Municípios de Esperantinópolis, Tuntum e Buriti Bravo, projetos de 3 reservatórios para implantação em 1ª etapa, detalhamento das instalações hidromecânicas (incluindo macromedição), elétrica (incluindo sinalização noturna) e urbanismo (incluindo terraplenagem e drenagem), e detalhamento estrutural; projeto de 2 novos reservatórios para implantação em 2ª etapa.
  • Para o Município de São João dos Patos, projeto de 3 reservatórios para implantação em 1ª etapa; e 1 novo reservatório para implantação em 2ª etapa.
  • Para o Povoado de Entroncamento, projeto de 3 reservatórios para implantação em 1ª etapa.
  • Para o Município de São Bento, projeto de 2 reservatórios para implantação em 1ª etapa.
  • Para o Município de São Domingos do Maranhão, projeto de 2 reservatórios para implantação em 1ª etapa e de 2 novos reservatórios para implantação em 2ª etapa.

4. Estações Elevatórias de Água Tratada – EEAT

  • Para os Municípios de São Bernardo, São João dos Patos, Tuntum, Povoado de Entroncamento e Buruti Bravo, projetos de Estações Elevatórias de Água Tratada para implantação em 1ª etapa, com detalhamento da arquitetura das edificações, urbanismo (incluindo terraplenagem e drenagem), instalações hidromecânica e elétrica; automação, e a estrutura em concreto armado; estudo de transientes hidráulicos através de modelo matemático CTran – Sistema Automático de Cálculo de Transientes, desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP.

5. Redes de Distribuição e Adutoras

  • Dimensionamento hidráulico das redes de distribuição de água e das adutoras de água bruta e água tratada para cada município estudado, utilizando o modelo matemático Crede – Sistema Automático de Cálculo de Redes de Abastecimento de Água, desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP.

 III. TOPOGRAFIA

  • Levantamentos planialtimétricos cadastrais de toda área de projeto, com implantação de pontos de apoio locados com auxílio de GPS, contendo: cotas altimétricas, curvas de nível, coordenadas, locação e identificação de infraestruturas e edificações existentes e áreas especiais para implantação das unidades projetadas.

 IV. PLANTAS CADASTRAIS DAS UNIDADES EXISTENTES

  • Elaboração de plantas cadastrais das redes, adutoras e unidades pontuais existentes do sistema de abastecimento com base em informações obtidos junto à Caema e visitas em campo.

V. CADASTRO FUNDIÁRIO DE PROPRIEDADES

  • Pesquisa in loco das áreas de interesse para implantação de unidades de reservação e poços profundos propostos no projeto de abastecimento de água, determinando a titularidade de posse, endereço, avaliações financeiras com ou sem benfeitorias, e dimensões.

 VI. MACROMEDIÇÂO

  • Proposta de instalação de macromedidores de vazão nas tubulações de saída dos centros de reservação que alimentam os setores plezométricos, a fim de subsidiar o controle operacional do sistema de abastecimento de água para cada município estudado.

VII. ORÇAMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Elaboração de orçamentos e especificações técnicas em conformidade com os padrões da Caema, consubstanciados no Caderno de Encargos e no Banco de Serviços e Insumos do Sistema de Estruturação de Planilhas Orçamentárias – Siespo.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)