Cliente: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp
Período: agosto de 1997 - novembro de 1997
Descrição do Projeto
O Programa Prosanear/Sabesp visa a promoção de ações integradas de saneamento básico em áreas ocupadas por população de baixa renda, combinando soluções técnicas e trabalho social junto às comunidades envolvidas. O Prosanear é uma das modalidades do Programa Pró-Saneamento, criado em 1995, que tem como gestor a Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República e é financiado pela Caixa Econômica Federal. A favela Jardim Rincão I, na área da Unidade de Negócio Norte da Sabesp – objeto deste contrato – ocupa uma área de 55 mil m² e abriga 325 famílias, totalizando 1.247 habitantes cadastrados no início do projeto. Os serviços incluem projetos básicos de esgotamento sanitário e de abastecimento de água, projeto urbanístico e acompanhamento social durante e pós- obras.
Descrição dos Serviços
Projeto básico do sistema de esgotamento sanitário com extensão total de 1.481 m de rede, compreendendo: 100,50 m com diâmetro de 150 mm e material PVC; 740,00 m com diâmetro de 200 mm em PVC; 530,50 m com diâmetro de 200 mm em ferro fundido; 110,00 m com diâmetro de 300 mm em PVC.
Projeto básico do sistema de abastecimento de água com extensão total de 324 m, compreendendo: 127 m com diâmetro de 25 mm e material PEAD; 52 m com diâmetro de 32 mm e material PEAD; 145 m com diâmetro de 50 mm e material PEAD.
Contenção de áreas de risco por meio de 450 m² de retaludamento com plantio de grama em placas e construção de 36 m de muro de gabião em caixa.
Projeto urbanístico compreendendo sistema viário; pavimentação de 1.065 m de extensão de vielas em concreto, totalizando 3.195 m²; microdrenagem através de escoamento superficial pelo sistema viário conjugado com escadas hidráulicas; disposição adequada e coleta de resíduos sólidos; reassentamento das famílias afetadas pelas das obras.
Selagem das edificações e cadastro das famílias.
Diagnóstico censitário socioeconômico e ambiental das famílias residentes.
Levantamento dos equipamentos sociais no entorno para análise da adequação do atendimento existente.
Reuniões gerais com a população para sensibilização, apresentação do projeto de saneamento ambiental e adesão.
Acompanhamento social durante a execução das obras, orientação à população de uso pós-obra e avaliação dos resultados na sua melhoria da qualidade de vida.