Cliente: Prefeitura Municipal de Osasco
Período: agosto de 1995 - julho de 1996
Descrição do Projeto
Para assegurar o abastecimento de água à totalidade da população de Osasco, a Prefeitura Municipal vem investindo no aprimoramento do sistema de distribuição – dimensionado para garantir a universalização do atendimento. Com cerca de 650 mil habitantes, Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, é um dos municípios mais populosos do Estado e está entre os 20 maiores PIBs do Brasil. No âmbito deste contrato, foram eleitas duas prioridades: (i) a identificação de áreas críticas ainda desabastecidas ou com intermitência de desabastecimento e a elaboração de um plano emergencial para essas áreas; e (ii) o desenvolvimento de um programa de controle de perdas no sistema e melhoria operacional. Os serviços compreenderam a revisão do sistema de adução e distribuição de água, com a identificação de perda físicas e não físicas, e a implantação de estações pitométricas e de registrador básico de pressão para caracterização e identificação das cotas piezométricas no em 237 km de rede
Descrição dos Serviços
1. Identificação das Zonas Desabastecidas ou com Intermitência de Desabastecimento
2. Desenvolvimento de um Plano Emergencial para Atendimento às Áreas Críticas
3. Implantação de um Programa de Controle de Perdas e Desenvolvimento Operacional
- Revisão de setorização das áreas de abastecimento.
- Revisão do sistema de adução e distribuição de água.
- Identificação das perdas físicas e não físicas.
- Redução e controle de vazamentos com desenvolvimento de estudos para determinação de suas causas e reincidências.
- Revisão do cadastro de consumidores, num total de 120 mil ligações e 160 mil economias.
4. Serviços de Campo
- Implantação de estações pitométricas, utilizando-se de medidores de vazão e pressão: marca Quadrina, com tubo de inserção de 2 pés de comprimento e armazenamento de dados New Log Standard e New Log P2 Pressure Loggeer, além de ferramentas auxiliares, sinalização de trânsito e transporte.
- Levantamentos de pressões em campo, em diversas ruas do Município com instalação de RPB – Registrador Básico de Pressão, para caracterização e identificação das cotas piezométricas no sistema de distribuição de água.
voltar