GERENCIAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES DE REDUÇÃO E CONTROLE PERDAS NO SISTEMA INTEGRADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE SALVADOR, LAURO DE FREITAS E SIMÕES FILHO
Cliente: Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A – Embasa
Período: janeiro de 2000 - fevereiro de 2001
Descrição do Projeto
O Sistema Integrado de Abastecimento de Água – SIAA fornece água tratada para a totalidade dos municípios da Região Metropolitana de Salvador. A população na área de influência do Sistema é de 3.100 mil habitantes (IBGE, 2000), dos quais 2.590 mil são abastecidos de água. As ações de redução e controle de perdas implementadas pela Empresa Baiana de Águas e Abastecimento – Embasa visam solucionar um problema que atinge proporções drásticas: para uma vazão média produzida de 8,71 m3/s de janeiro a dezembro de 2000, a água não faturada chega a 4,32 m3/s, o que corresponde a 49,6% da produção. Os serviços de gerenciamento das ações e de elaboração de programas de controle de perdas – objeto deste contrato – circunscrevem-se aos municípios de Salvador e Lauro de Freitas; e do ponto de vista operacional, às Unidades de Negócios Federação, Cabula, Bolandeira e Pirajá, além do Departamento de Grandes Clientes.
Descrição dos Serviços
1. Gerenciamento
Elaboração, implantação e operação de um sistema de informação gerencial de controle perdas, por setor de abastecimento, em ambiente Windows.
Estabelecimento dos critérios para priorização das ações de controle de perdas e elaboração de programas de redução de perdas.
Preparação das bases de dados e dos procedimentos e rotinas necessários para execução dos programas de redução de perdas.
Consolidação dos relatórios de resultados das ações e elaboração de relatórios mensais de atividades, com avaliação técnico-econômica dos resultados.
Planejamento, controle e avaliação das atividades relacionadas a perdas físicas e operativas da micromedição.
Coleta de dados nos macromedidores de vazão/volume do Sistema em Salvador e Lauro de Freitas.
Aferição de macromedidores de vazão/volume setoriais do Sistema em Salvador e Lauro de Freitas.
2. Perdas Físicas
Programação, coordenação e fiscalização dos serviços de pesquisas de vazamentos visíveis e não visíveis, com o controle e avaliação dos resultados, inclusive com aprovação dos serviços realizados para efeito de pagamento, por Unidade de Negócios e global.
Programação e controle das medições necessárias de vazão e pressão no Sistema.
Realização de medições de vazão e pressão no Sistema.
Elaboração de relatórios mensais de atividades com avaliação dos resultados, inclusive a medição dos serviços realizados, e a programação de serviços para o mês seguinte.
Recomendações para melhorias na rede distribuidora.
3. Micromedição
Realização de pesquisas, definidas segundo Relatório Técnico de Critérios para Estimativa das Perdas de Água e Priorização das Ações para Redução das Perdas, em cada Unidade de Negócios e de Grandes Consumidores: verificação de dados cadastrais, da situação do imóvel para verificar se há consumo normal, detecção de fraudes e anomalias.
Fiscalização dos serviços de colocação e troca de hidrômetros.
Programação de atividades de campo seguindo os critérios de priorização definidos.