Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ESTUDO DE CONCEPÇÃO E PROJETO DE ENGENHARIA PARA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE IBAITI/PR
  
voltar



Cliente: Companhia de Saneamento do Paraná  Sanepar

Período: agosto de 2004 - abril de 2006

Descrição do Projeto

Com o aporte de recursos provenientes de contratos com a Caixa Econômica Federal, a Sanepar iniciou em 2003 um novo ciclo de investimentos em saneamento básico em todo o Estado do Paraná. Uma das metas da empresa é garantir até 2010 o atendimento com serviços de coleta e tratamento de esgotos de 80% da população urbana das cidades com mais de 50 mil habitantes e de 65% das cidades entre 5 mil e 50 mil habitantes. Os projetos de engenharia desenvolvidos para Ibaiti, município com 27 mil habitantes em 2004, situado no norte velho paranaense, abrangem uma área urbana de 886 ha e 19.741 habitantes não atendidos por coleta, afastamento e tratamento de esgotos. O sistema proposto compreende 118.554,69 m de rede coletora, coletores-tronco e emissários, 1.979,04 m de linhas de recalque, 3 estações elevatórias e uma estação de tratamento, a serem implantados em duas etapas até 2025.

Descrição dos Serviços

I. ESTUDOS DE CONCEPÇÃO

1. Estudo Demográfico

  • Projeção populacional, por diferentes metodologias, para os diferentes anos que compreendem o alcance do projeto (2005-2025), com base nos dados censitários do IBGE e outros dados levantados junto às concessionárias de serviços públicos.

2. Estudo Técnico-Econômico e Definição de Alternativas

  • Estudo e proposição de alternativas técnico-econômicas para o sistema de coleta, transporte e tratamento do esgoto e avaliação da mais adequada, com base nas características
  • Pré-dimensionamentos das unidades componentes do sistema para cada alternativa e análise de custos de implantação, operação e manutenção ao longo do horizonte de projeto, adotando-se como critério para a escolha da melhor alternativa a de menor custo.

II. PROJETOS DE ENGENHARIA DAS UNIDADES DO SISTEMA DE COLETA, AFASTAMENTO E TRATAMENTO DE ESGOTOS

1. Redes Coletoras, Coletores-Tronco, Interceptores e Emissário Final

  • Dimensionamento hidráulico das redes coletoras, coletores-tronco, interceptores e emissário final utilizando-se o Sistema Automático de Cálculo de Redes de Esgotos Sanitários, modelo matemático computacional desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP.
  • Elaboração dos projetos básicos e de engenharia dessas unidades lineares para a 1ª etapa, compreendendo: definição de traçados e de vazões de escoamento; cálculo hidráulico; detalhamentos de singularidades, embasamentos e escoramentos de valas; análises geotécnicas para dimensionamento de escoramentos de valas e detalhamento das travessias para transposição de interferências.

2. Estações Elevatórias de Esgotos

  • Projeção das EEE com gradeamento para retenção de sólidos; poço com as funções de acúmulo de esgotos e de sucção do sistema elevatório; e casa de máquinas; os conjuntos motor-bombas adotados nos projetos foram do tipo submerso e autoescorvante; os projetos compreenderam a elaboração de layout das estações e dimensionamentos e detalhamentos hidromecânicos das linhas de sucção e recalque.

3. Linhas de Recalques

  • Projeção das linhas de recalque com dimensionamentos e detalhamentos hidráulicos, embasamentos e escoramentos; estudos de transientes hidráulicos através do Sistema Automático de Cálculo de Transientes, modelo matemático computacional desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP.

4. Estação de Tratamento de Esgotos

  • Dimensionamento e detalhamento das unidades que compõem o tratamento de modo a atenderem às etapas primeira e segunda de projeto, consistindo de: sistema de gradeamento do tipo manual para resíduos sólidos de porte médio e grande complementado por peneira estática; desarenador do tipo canal, por gravidade, constituído de células retangulares; caixa de retenção de sólidos grosseiros em concreto armado; medidores de vazão do tipo calha Parshall com sensores ultrassônicos, dotados de régua de leitura direta da vazão, instalada e fixada na própria calha; (vi) Reator anaeróbio de fluxo ascendente e manto de lodo (reator UASB); filtro biológico aeróbio percolador; decantador secundário, com remoção de DBO em 1ªetapa e com nitrificação em 2ªetapa; leitos de secagem; emissário final para lançamento do efluente tratado no corpo receptor.

III.TOPOGRAFIA

  • Definição das necessidades de levantamentos planialtimétricos cadastrais de toda área de projeto, contendo cotas altimétricas, curvas de nível, coordenadas, locação e identificação de infraestruturas e edificações existentes e de áreas especiais para implantação de unidades projetadas.

IV. CADASTRO FUNDIÁRIO DE PROPRIEDADES

  • Pesquisa in loco das áreas e faixas de servidão de interesse e determinação da dimensão das áreas para a implantação das estações elevatórias, estações de tratamento, coletores-tronco e emissários propostos no projeto de esgotamento sanitário.

V. AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

  • Avaliação socioeconômica para o período de projeto a fim de determinar a relação beneficio-custo e a taxa interna do sistema projetado.
  • Criação de indicadores tendo como base projeções de população e de demandas; custos de investimentos e de operação e manutenção, determinados a preço de eficiência; e quantificação dos benefícios calculando-se a disposição a pagar (DAP) resultante da aplicação do método de avaliação contingente.

VI. ORÇAMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Realização dos orçamentos e especificações técnicas utilizando-se o software Maxor desenvolvido pela Sanepar e o Manual de Obras de Saneamento.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)