Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Portfólio
ELABORAÇÃO DOS PROJETOS EXECUTIVOS DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA 17 CIDADES PERTENCENTES À REGIONAL ZÉ DOCA DO ESTADO DO MARANHÃO
  
voltar



Cliente: Gerência de Qualidade de Vida – Gevida

Período: julho de 2002 - dezembro de 2002

Descrição do Projeto

As obras de melhoria dos sistemas de abastecimento de água previstas para os 17 municípios maranhenses pertencentes à Regional Zé Doca, no oeste do Estado, serão viabilizadas pelo Projeto Alvorada, criado pelo governo federal em 2001, e executado em parceria com governos estaduais e municipais e a sociedade civil organizada. O Projeto tem como objetivo criar as condições necessárias para reduzir a pobreza e as desigualdades regionais no País e destina-se prioritariamente aos estados das regiões Norte e Nordeste e às microrregiões e municípios que apresentem IDH menor ou igual a 0,500. O Estado do Maranhão foi beneficiado com recursos de R$ 85 milhões de reais do Programa Saneamento, do Projeto Alvorada, a serem investidos em abastecimento de água e esgotamento sanitário. No âmbito deste contrato para a realização de projetos executivos de sistemas de abastecimento de água serão beneficiados 112 mil habitantes das áreas urbanas dos municípios da Regional Zé Doca.

Descrição dos Serviços

I. ESTUDOS DEMOGRÁFICOS, TÉCNICO-ECONÔMICOS E DEFINIÇÃO DE ALTERNATIVAS

1. Estudo Demográfico

  • Projeção da população urbana de cada um dos municípios e do conjunto das regionais estudadas com base nos nas estatísticas do IBGE e em outros dados levantados junto às concessionárias de serviços públicos.

2. Estudo Técnico-Econômico e Definição de Alternativas

  • Estudos in loco de alternativas de projetos para a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e escolha da melhor alternativa técnico-econômica, com base nas características de cada município e nas metas de atendimento fixadas pela Gevida.

II. PROJETO EXECUTIVO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

1. Captação de Água Bruta – Poços Profundos

  • Estudo dos potenciais hidrogeológicos das áreas dos municípios, avaliando a disponibilidade de recursos hídricos para atender o consumo populacional até o ano de 2013 e a qualidade físico-química da água extraída do lençol freático pelos poços profundos já existentes.
  • Projeção de poços profundos compreendendo dimensionamentos hidromecânicos; urbanização e layout das áreas dos poços, detalhamento de cavaletes; e projetos elétricos para alimentação dos conjuntos motor-bomba para entrada de energia conforme padrão Cemar e para automação.

2. Estação de Tratamento de Água – ETA

  • Projeto de unidades de dosagem para o tratamento das águas captadas nos poços composta de: tanque de contato, laboratório, depósito, sala de cloração e mezanino para o dosador; o tratamento proposto prevê aplicação de produtos químicos no tanque de contato, desinfecção com solução de gás-cloro e a fluoretação.
  • Projeto de Estação de Tratamento do tipo remoção de ferro oxidável para os municípios de Maracaçumé, Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda do Maranhão, composta das seguintes unidades: tanques primários, aeradores de tabuleiros, canal de tranquilização, decantadores tubulares e filtros por gravidade.

3. Reservatórios

  • Projeto Executivo de reservatórios para implantação em 1ª etapa, com detalhamento das instalações hidromecânica (incluindo macromedição) e elétrica (incluindo sinalização noturna), urbanismo (incluindo terraplenagem e drenagem) e estrutura.

4. Estações Elevatórias de Água – EEA

  • Projetos de Estações Elevatórias de Água para implantação em 1ª etapa, com detalhamento da arquitetura das edificações, urbanismo (incluindo terraplenagem e drenagem), instalações hidromecânica e elétrica; automação, e a estrutura em concreto armado.
  • Estudo de transientes hidráulicos através de modelo matemático CTran – Sistema Automático de Cálculo de Transientes, desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP.

5. Redes de Distribuição e Adutoras

  • Dimensionamento hidráulico das redes de distribuição de água e as adutoras de água bruta e água tratada, utilizando o modelo matemático Crede –Sistema Automático de Cálculo de Redes de Abastecimento de Água, desenvolvido pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP.

6. Plantas Cadastrais

  • Elaboração de plantas cadastrais das redes, adutoras e unidades pontuais existentes do sistema de abastecimento com base em informações obtidos junto à Caema e visitas em campo.

III. TOPOGRAFIA

  • Levantamentos planialtimétricos cadastrais de toda área de projeto, com implantação de pontos de apoio locados com auxílio de GPS, contendo: cotas altimétricas, curvas de nível, coordenadas, locação e identificação de infraestruturas e edificações existentes e áreas especiais para implantação das unidades projetadas.

 IV. ORÇAMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Elaboração de orçamentos e especificações técnicas em conformidade com os padrões da Gevida e apresentados em planilhas Excel.


voltar

 
Consulte o Portf�lio

Todos os trabalhos


RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)