Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Educação ambiental na cidade de São Paulo
  
Sehab/Prefeitura de São Paulo
24/11/2009

Moradores do Jardim Colombo plantam árvore durante evento

  • Moradores do Jardim Colombo plantam árvore durante evento

Sehab investe em educação ambiental nas comunidades em urbanização

A Superintendência de Habitação Popular (Habi) criou um programa de educação ambiental para comunidades em processo de urbanização. A intenção é levar a iniciativa a todas as áreas em que a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) mantém uma equipe social sob coordenação da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape).

Terça-feira, dia 27/10, teve sequência na Viela da Bica, no Jardim Colombo, uma atividade que reuniu 15 crianças, mas que também contou com a participação de adolescentes, adultos, agentes sociais e ambientais: o plantio de mudas de árvores. O evento já aconteceu duas vezes no Complexo Paraisópolis. Nas escadarias das Jangadas e do Antonico, e contou com a participação de 230 crianças.

Orientadas pelos agentes ambientais que compõem a equipe que atende o Complexo, todos ex-catadores de lixo que viviam da reciclagem, elas assistem a preparação do solo para receber a futura árvore. Depois ajudam na sua colocação, no arranjo da terra ao seu redor e por fim a regam. Porém, esse é apenas o início de um processo.

"Quando elas participam do plantio, o sentido de apropriação se solidifica. As instruções são todas voltadas aos cuidados que a árvore necessita para crescer saudável", explica Aurelina de Lima, uma das agentes ambientais contratadas pela Prefeitura e moradora de Paraisópolis há três anos. Mas o projeto não vai ficar restrito ao Complexo.

"Estamos criando uma equipe de meio ambiente, que vai procurar atuar em diversas favelas da capital, voltada exclusivamente ao tema. Já temos tudo acertado para Heliópolis e o Jardim Iporanga. E aqui mesmo em Paraisópolis, teremos mais três atividades similares ainda este ano, no Antonico, Grotinho e no Colombo A", fala Rita de Cassia, geógrafa e que compõe a equipe ambiental, formada há dois meses.

E o plantio não é o único atrativo para a criançada. Atividades lúdicas como desenho, grafitagem, espetáculos de mágica e pintura complementam e reforçam os eventos e a curiosidade de todos. A pequena Giovana dos Santos, 7 anos, promete. "Vou cuidar da árvore direitinho", diz enquanto observa a água escorrer pela garrafa pet que ela entorna com cuidado na terra recém preparada.

 Por Paulo Kehdi

 Veja este trabalho em nosso portfólio

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)