Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Sistema de transportes metropolitanos de São Paulo recebe investimentos do BID
  
Assessoria de Comunicação
13/11/2009

Programa de melhorias no transporte metropolitano é financiado pelo BID

  • Programa de melhorias no transporte metropolitano é financiado pelo BID

A Cobrape já implantou a sua nova unidade, no centro de São Paulo, dedicada exclusivamente ao Gerenciamento do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo.

O Programa, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, tem por objetivo complementar os investimentos realizados pelo governo de São Paulo entre 1997 e 2002, voltados para a Linha C da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM e para a Linha 5-Lilás do Metrô. A Linha C da CPTM faz a ligação entre Osasco e Jurubatuba e a Linha 5-Lilás do Metrô cobre o trecho entre o Capão Redondo e o Largo Treze.

As duas linhas são estratégicas para o sistema de transporte metropolitano e as melhorias previstas pelo Programa terão forte impacto junto aos usuários. As metas são diminuir o tempo de espera em 33%, aumentar a regularidade do serviço para 95% e aumentar a disponibilidade de espaço para transporte dos passageiros. 

Para a Linha C da CPTM está prevista a aquisição de oito novos trens, mudança do sistema de alimentação elétrica, controle e sinalização. "Hoje passam diariamente pela Linha C cerca de 125 mil passageiros; a estimativa é ampliar essa capacidade em mais 45 mil usuários por dia. A performance operacional do sistema vai mudar para atender essa demanda", explica Vitor Aly, Coordenador Geral do Gerenciamento.

Segundo Aly, o Programa também vai abranger os projetos básicos de engenharia e o processo de desapropriações que irão permitir a expansão da Linha 5 - Lilás do Metrô até a Chácara Klabin. 

O Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo será executado pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos por meio da CPTM e tem seu valor estimado em US$ 241 milhões. O prazo de execução é de 54 meses.

O papel da Gerenciadora

A Cobrape, em consórcio com a MWH Brasil, foi a empresa contratada para realizar o gerenciamento. A empresa tem sob sua responsabilidade a Coordenação do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Os serviços compreendem desde a formulação, implementação e operação do sistema informatizado que irá controlar a parte financeira do Programa até o apoio direto a todas às suas atividades administrativas. 

A equipe multidisciplinar destacada pela Cobrape para atender a CPTM compreende profissionais especializados em temas ferroviários, metroviários, licitações, análise de sistemas e planejamento e controle. A nova unidade da Cobrape está instalada na rua Boa Vista, 84, no centro de São Paulo.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)