Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Encontros regionais no Paraná
  
Assessoria de Comunicação
28/05/2009

Na imagem do satélite, o Rio Paraná mostra sua dimensão

  • Na imagem do satélite, o Rio Paraná mostra sua dimensão

A partir do dia 25 de maio, a população paranaense será consultada sobre o futuro das águas no Estado. O processo participativo faz parte do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Paraná, estudo iniciado em fevereiro de 2006 pela Cobrape - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos.

O Plano já é considerado um marco na história da gestão dos recursos hídricos no Paraná. Segundo o engenheiro Carlos Eduardo Curi Gallego, coordenador dos trabalhos, apenas para realizar o diagnóstico da situação atual das águas foram necessárias 102 reuniões de levantamento de dados e discussão de resultados. "O diagnóstico representa apenas a primeira etapa do Plano. Agora vamos iniciar o processo de consulta popular e só depois poderemos apresentar o Plano consolidado", afirmou.

Serão organizados cinco encontros regionais para promover o processo participativo. Nesses encontros, população e poder público tomarão conhecimento do diagnóstico das águas elaborado pela Cobrape e de um plano preliminar de recursos hídricos para o Estado. As contribuições que surgirão nos encontros serão analisadas e depois incorporadas ao Plano.

Para Gallego, o processo participativo é a fase mais sensível de todo o trabalho. "Qualquer estudo que envolva recursos hídricos em larga escala deve ser orientado por preocupações sociais e a maneira mais eficaz de captar essas preocupações é a consulta direta à sociedade", explica.

No Paraná, o objetivo central do Plano Estadual de Recursos Hídricos é compatibilizar o desenvolvimento econômico do Estado e o uso sustentável de suas águas. Os estudos levam em consideração o desenvolvimento projetado para cada Bacia Hidrográfica. Ao todo, o Paraná possui 16 bacias hidrográficas.

Os encontros regionais do processo participativo do Plano Estadual de Recursos Hídricos serão organizados pela SUDERHSA - Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e pela SEMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos


Todas as informações sobre o processo participativo, inclusive as inscrições para os encontros regionais, estão na página da SUDERHSA (http://www.suderhsa.pr.gov.br).

Confira aqui a agenda

Toledo - Dia 26 de maio
Paranavaí - Dia 27 de maio
Londrina - Dia 28 de maio
Curitiba - Dia 1º. de junho
Guarapuava - Dia 3 de junho

 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)