Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Seminário em São Paulo divulga conclusão de estudo sobre energia fotovoltaica em prédios públicos
  
Assessoria de Comunicação
06/12/2019

Seminário reúne representantes de órgãos públicos e universidades de vários estados

Arturo Alarcon do BID fala da importância do setor público no incentivo ao uso de energia fotovoltaica

Sávio Mourão Henrique apresenta uma síntese do estudo de avaliação técnica e econômica

Aurélio Souza descreve o cenário nacional e internacional da energia fotovoltaica

Rodrigo Poppi confirma resultados do monitoramento dos projetos-piloto

  • Seminário reúne representantes de órgãos públicos e universidades de vários estados
  • Arturo Alarcon do BID fala da importância do setor público no incentivo ao uso de energia fotovoltaica
  • Sávio Mourão Henrique apresenta uma síntese do estudo de avaliação técnica e econômica
  • Aurélio Souza descreve o cenário nacional e internacional da energia fotovoltaica
  • Rodrigo Poppi confirma resultados do monitoramento dos projetos-piloto

O 3º Seminário Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica em Prédios Públicos de São Paulo, promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, reuniu, no último dia 4 de dezembro, representantes de empresas estatais, universidades e centros de pesquisa de vários estados do País para apresentarem suas experiências no uso desses sistemas e para conhecerem as conclusões do estudo patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o potencial e a viabilidade técnica e econômica de sua implantação em edifícios da administração pública paulista. 

O estudo, realizado pelo Consórcio Nippon Koei LAC-Cobrape, teve como base uma amostra de 6.833 imóveis distribuídos por todo o Estado.* Foram utilizados os endereços de cada unidade para medir a irradiação solar específica em função da área disponível. Com base nos cálculos realizados, concluiu-se que devem ser priorizados investimentos em imóveis com consumo em baixa tensão. O Estado de São Paulo tem ótimos fatores de irradiação solar em todo seu território, com maior incidência nas áreas norte e noroeste. Também há influência relevante da tarifa de energia aplicada pela concessionária e da restrição de compensação apenas em área atendida na concessionária onde houver a geração. 

As conlusões do estudo foram confirmadas no monitoramento, pelo período de 12 meses, de projetos-piloto instalados em dois prédios da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para avaliação da geração energética e do desempenho dos sistemas: o primeiro no Município de Guaíra, no norte paulista, onde ocorre uma das maiores irradiações solares do Estado; e o segundo em São Vicente, no litoral, em área de intensa pluviosidade e umidade – condições que reduzem a irradiação solar. As instalações foram realizadas com o mesmo número de módulos e capacidade nominal instalada de 6,8kWp. 

Exemplo do Setor Público 

O especialista em Energia do BID, Arturo Alarcon, lembrou, em sua apresentação no Seminário, que há três anos, quando foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Banco o governo de São Paulo para o desenvolvimento da geração distribuída com energia renovável, havia no Estado apenas algumas dezenas de instalações de sistemas de energia solar fotovoltaica, e agora ultrapassam 200 mil unidades com crescimento muito acelerado. Mas, segundo ele, “ainda é pouco considerado o potencial existente” em especial para os edifícios públicos. Alarcon acredita que a iniciativa do poder público é fundamental e deve servir de exemplo para toda a sociedade.

*O estudo foi coordenado por Sávio Mourão Henrique, Aurélio Souza e Rodrigo Poppi. Ver em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/energia-fotovoltaica/relatorios/ 

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)