Página Inicial
   
 
 
Empresa | Áreas | Serviços | Notícias | Portfólio | Clientes | Contato
COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
 
Notícias
Condomínio construído em Itaquera recebe famílias realocadas por obras de drenagem do Rio Aricanduva
  
Raul Felix | Assessoria de Comunicação
09/10/2019

Famílias participam de evento para entrega das chaves dos apartamentos

Evento tem a participação do prefeito Bruno Covas, do governador João Doria e de secretários

Moradores assinam o termo de recebimento das chaves

Residencial Safira

  • Famílias participam de evento para entrega das chaves dos apartamentos
  • Evento tem a participação do prefeito Bruno Covas, do governador João Doria e de secretários
  • Moradores assinam o termo de recebimento das chaves
  • Residencial Safira

A Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo – Sehab-SP realizou, no último dia 05 de outubro, a entrega das chaves das últimas 551 unidades do Residencial Safira, no bairro de Itaquera, na zona leste, construído para o reassentamento de famílias que tiveram seus imóveis desapropriados para a execução de obras de drenagem do rio Aricanduva. O empreendimento compreende quatro condomínios, com um total de 952 apartamentos, e foi construído com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e aportes dos governos estadual e municipal. A Cobrape participa do projeto, desde a etapa inicial, na realização do trabalho técnico social junto às famílias.

Participaram da entrega de chaves o governador do Estado, João Doria, o prefeito Bruno Covas, o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, além de representantes da Câmara dos Vereadores, da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP) e da Caixa. Os moradores assinaram o termo de recebimento das chaves, além do auxílio mudança oferecido pela Sehab.

As obras de drenagem do Rio Aricanduva atendem a uma antiga reivindicação dos moradores de bairros da zona leste que sofrem com o problema de constantes enchentes e alagamentos. A intervenção está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e envolve a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), responsável pela execução das obras, e a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), que vem realizando o atendimento habitacional.

As famílias reassentadas no Residencial Safira não pagarão nenhum tipo de mensalidade. O único custo para os moradores será a despesa de empresas concessionárias (água e luz) e a taxa condominial.

Trabalho Técnico Social

O trabalho da equipe técnica social da Cobrape junto à Sehab teve início em 2018 com o arrolamento e selagem dos domicílios da área de intervenção, cadastramento das famílias e elaboração de diagnóstico socioeconômico, urbanístico, ambiental e socio-organizativo. A partir dessas informações, e com o apoio de lideranças locais, foram desenvolvidas atividades com os moradores dos imóveis que deveriam ser removidos e com as famílias remanescentes na área.

Os serviços consistiram no acompanhamento através de plantão social, visitas domiciliares, reuniões gerais para informar sobre o projeto, estudos de casos e, quando necessário, encaminhamentos de pessoas a serviços públicos de apoio. A equipe da Cobrape atuou igualmente na organização do processo de formação de um conselho gestor do Residencial Safira e realizou oficinas para as famílias direcionadas à preparação para a vida em condomínio.

As famílias habilitadas para o reassentamento foram auxiliadas em todo o processo de preparação da documentação exigida para a assinatura do contrato com a Caixa e de organização da mudança para os novos imóveis.

 
 
RSS (Really Simple Syndication)
 

© 2008 - COBRAPE - Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos | Todos os direitos reservados.
Produzido por - Plátano Comunicação S/C Ltda | Designer GuinaWeb - Ateliê Designer


RSS (Really Simple Syndication)